82 episodes

Gente, a plataforma de insights da Globosat, apresenta seus programas: "Gente Conversa" é o programa de debate trazendo insights sobre estudos e comportamentos; "Gente Investiga" traz aprofundamentos sobre temas contemporâneos; "Tirando o Crachá" abordará temas de interesse do mercado; e "Decodificando" contará com séries temáticas para datas comemorativas, dias de interesse geral e cobertura de eventos. Vem com a gente =) [GloboAudio]

Gente Podcasts Gente

    • Society & Culture

Gente, a plataforma de insights da Globosat, apresenta seus programas: "Gente Conversa" é o programa de debate trazendo insights sobre estudos e comportamentos; "Gente Investiga" traz aprofundamentos sobre temas contemporâneos; "Tirando o Crachá" abordará temas de interesse do mercado; e "Decodificando" contará com séries temáticas para datas comemorativas, dias de interesse geral e cobertura de eventos. Vem com a gente =) [GloboAudio]

    Gente Investiga #17 | Tendências e desafios da educação

    Gente Investiga #17 | Tendências e desafios da educação

    Quase nada está claro no Brasil de 2021, mas de uma coisa a gente sabe: investir em educação é o caminho para transformar o país. Essa ideia já é até um clichê. E investir como? Qual a maneira mais esperta e eficiente de garantir que os estudantes possam, de fato, escrever um futuro mais justo para o país?

    Para ajudar a responder estas questões no novo episódio de Gente Investiga, Túlio Custódio conta com Carolina Campos, fundadora do Projeto Vozes pela Educação e que há mais de 15 anos atua na área, para investigar quais mudanças no sistema educacional podem ser revolucionárias para o futuro do Brasil.

    Vem com a gente.

    • 16 min
    Gente Conversa #17 | Download SXSW

    Gente Conversa #17 | Download SXSW

    Em um mundo de transformações cada vez mais aceleradas e de problemas cada vez mais complexos… Como saber, como viver ou como seguir confiantes no futuro? Hoje, queremos mesmo é saber sobre: inteligência artificial e emprego, privacidade e equidade e - claro - sobre o mundo pós-pandemia.

    E, para nos ajudar nessa busca por respostas, desde 1987 acontece em Austin, no Texas, o evento South by Southwest, popularmente conhecido aqui no Brasil como SXSW. É um evento anual, que reúne alguns dos nomes mais importantes dos negócios, da arte, da ciência e da tecnologia para debater e refletir sobre o futuro de suas áreas.

    No ano passado, o evento foi cancelado por conta da pandemia. Mas esse ano ele voltou, firme e forte, em uma versão totalmente remota e online. E no novo episódio de Gente Conversa, reunimos três especialistas para dividir com a gente o que de mais interessante eles viram por lá. Muito repertório e insights sobre tendências e futuro.

    Com a mediação de Ju Wallauer, na conversa: Carla Uller, Gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro, Fernando Luna, jornalista e colunista da Revista Gama, e Vitor Vasconcellos. Diretor de Inteligência de Mercado na Globo.

    Vem pro papo!

    • 1 hr 1 min
    Gente Investiga #16 | Mulheres em reinvenção

    Gente Investiga #16 | Mulheres em reinvenção

    Sob a mediação de Tulio Custódio, o novo episódio do podcast Gente Investiga fala sobre como as mulheres sintetizam as evoluções - sobretudo no mercado de trabalho - e o caminho percorrido para que a participação feminina tivesse a representação que tem hoje. A convidada para o bate papo é Lígia Zotini, Pesquisadora e Pensadora de Futuros e fundadora do Voicers. O episódio faz parte das ações da Globo para o mês das mulheres e foi produzido em parceria com a área Valor Social, que fez a curadoria do tema e da convidada.

    Para Lígia, é no mercado de trabalho que as diferenças entre homens e mulheres ficam mais latentes. E a chegada das mulheres em cargo de gerência é a desconstrução de estereótipos, o que possibilita um processo de transformação de médio e longo prazo no mercado. “Ao comparar o mundo corporativo que eu entrei em relação ao de hoje percebemos muitos recortes de evolução. Acho que só uma executiva mãe vai poder mexer nas políticas de maternidade e paternidade com mais propriedade. Eu mesma, quando não era mãe, não tinha a empatia que eu tenho hoje pelas mães. Imagina para um homem. É muito difícil”, aponta a entrevistada.

    Um reflexo das mudanças e das conquistas, mesmo que de forma ainda lenta, é o fato de muitas empresas hoje abrirem processos seletivos para exclusivos para pessoas que, hoje, ainda têm menos espaços e menos voz. “Eu acredito que a gente vai ter muita coisa boa nascendo daí. Mas é só o começo, para que em algum momento essa dívida social, esse déficit social, se equilibre”, afirma Lígia.

    Ouça outros programas da plataforma em gente.com.br.

    Vem com a gente!

    • 16 min
    Gente Conversa #16 | O impacto da pandemia no marketing de influência

    Gente Conversa #16 | O impacto da pandemia no marketing de influência

    Em um tempo em que as pessoas estão buscando mais autenticidade e menos massificação, o marketing de influência se mantém cada vez mais forte, mesmo em tempos de pandemia.

    É para debater esse tema que o novo episódio do podcast Gente Conversa, sob o comando da Ju Wallauer, recebe três grandes nomes: Vanessa Oliveira, diretora geral da ViuHub, Ricardo Silvestre - fundador e CEO da agência Black Influence e Bia Granja, uma das maiores especialistas em influência digital do país, co-fundadora e CCO da YOUPIX.

    “No começo de tudo o digital era um universo à parte, algo mais dos jovens, e um lugar que você vai e volta. Para a gente, já era uma forma de se comunicar e ver o mundo. Em 2012 foi o momento que percebi que esse universo era muito mais, era business mesmo. Os criadores de conteúdo hoje são as startups, são o universo da economia criativa, da influência”, relembra Bia, que fez parte do início do universo digital.

    Segundo pesquisa da Rakuten de 2019, 80% dos consumidores já fizeram alguma compra recomendada por um influenciador. A força dessa tática é tal que, em meio à uma pandemia que bateu forte na economia, derrubou PIBs e mercados (isso sem falar no incalculável e lastimável custo humano, é claro) o marketing de influência se manteve firme e foi uma das principais alternativas das marcas para se conectar à seu público com um conteúdo relevante, humano e direcionado.

    Descubra mais sobre o cenário do mercado neste papo. Vem com a gente.

    • 59 min
    Gente Investiga #15 | Os novos meios do varejo

    Gente Investiga #15 | Os novos meios do varejo

    Pedir um táxi ou comida. Comprar roupa e um brinquedo. Até mesmo ver filmes ou séries e ler jornal. Tudo isso já é feito através da internet - pelo celular ou computador, por aplicativos ou sites. E já vinha acontecendo antes mesmo da pandemia. Mas foi ela a responsável por dar um salto e elevar de patamar toda essa dinâmica. E o reflexo é o crescimento em 47% do e-commerce no Brasil, apenas em 2020. São os novos meios do varejo, as saídas adotadas pelos empreendedores e empresários para inovar e, mais do que nunca, driblar a crise causada pelo novo coronavírus. Esse é o tema do novo episódio do Gente Investiga, sob o comando de Tulio Custódio, que conversa com Henrique Simões, head de insights para varejo da Globo.

    “A maioria dos executivos olha para esse cenário como um caminho sem volta. Isso realmente mudou a matriz de faturamento e as fontes de recursos desses clientes. Além de você ter mais gente comprando, quem já comprava passou a comprar mais. Ou seja, quem mais trouxe resultado durante 2020 não foram só os novos consumidores, mas aqueles que já faziam parte da base que passaram a comprar mais”, aponta o head de insights para varejo.

    E enquanto novos canais de vendas eram criados, outros foram repaginados, como é o caso do WhatsApp. “Promover novamente as televendas ou criar uma forma de você se contactar ao vendedor daquela rede de lojas a partir do WhatsApp, também virou uma grande ferramenta e uma forma de manter o seu consumidor engajado com a sua marca. Para mim, conversational commerce que é a compra via WhatsApp, é a evolução do televendas. E isso achei incrível e uma resposta muito rápida do varejo para manter a comunicação aberta ali com o consumidor’’, analisa Simões.

    Venha com a gente ouvir estes e outros insights.

    • 18 min
    Gente Conversa #15 | Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez

    Gente Conversa #15 | Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez

    Em plena era digital, as pessoas estão se conectando cada vez mais com o áudio. E se no passado era o rádio, o formato hoje é o podcast. Recente pesquisa da Voxnest, empresa americana especializada em tecnologias para a indústria de áudio, mostra que no Brasil, entre Janeiro a Maio de 2020, houve aumento de 103% no número de produção de podcasts. Segundo o Ibope, 50 milhões de brasileiros já ouviram podcast - o equivalente a cerca de 40% dos internautas do país - e desse total, 16 milhões escutam diariamente. A pesquisa Bus Podcast, de julho de 2019 mostrou que 45% dos ouvintes gastam entre 31 minutos e 2 horas ouvindo podcasts cada vez que acessam um episódio.

    É para refletir sobre as possibilidades de formato, produção, distribuição e monetização, que Ju Wallauer recebe Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo e apresentadora do podcast O Assunto; a jornalista Mônica Aquino, jornalista e coordenadora do podcast “O Assunto”; e o head of ad sales & brand solutions na Deezer, Stefan Habergritz, no novo episódio do Gente Conversa.

    Formato em franca expansão no mundo todo, o podcast vem atraindo a atenção de personalidades, artistas, desconhecidos e até da ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama. “Os números não param de crescer. É uma extensão valiosa para se conectar com a audiência, temos mais marcas e outras entidades que não falavam em podcast e passaram a citar. A retenção do ouvinte é incrível, pois as pessoas decidiram parar e escutar o programa, é o consumo consciente do som. Ele é o produto da manhã, tarde e noite, que pode ser ouvido em qualquer lugar e em qualquer meio”, analisa Stefan Habergritz.

    Já a jornalista Renata Lo Prete fala da sua relação com o áudio. “O áudio entrou na minha vida profissional já como podcast. Mas minha ligação é antiga, meu pai nos acordava com o rádio tocando. Eu acredito que o sucesso desse formato se deve ao fato dele poder ser consumido por pessoas multitarefas, ainda mais dentro da realidade pandêmica. Eu também ouço muito dos ouvintes que o podcast funciona muito como companhia - ainda mais para quem está sozinho durante essa pandemia”, relata Lo Prete.

    Vem com a gente.

    • 51 min

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To