
46 episodes

Geopizza geopizza
-
- History
-
-
5.0 • 3 Ratings
-
Podcast quinzenal de histórias políticas atuais e atemporais. Afinal, toda história acaba em pizza.
-
Quando a Especulação Quebrou a Inglaterra #46
No século 18, a Inglaterra possuía a maior dívida pública do mundo, assim como a maior balança comercial até então.
Em uma tentativa de abater seu endividamento, a Coroa Britânica investiu em uma solução que quase levou à sua ruína total. -
Fugindo do Feudo, Caindo na Cidade #45
Na Europa, a transição de uma vida rural para a urbana não significou uma melhora para vida de muitos cidadãos, muito pelo contrário.
No século 13, as cidades inglesas eram conhecidas como locais violentos, de perseguição religiosa e com epidemias constantes.
Os feudos, embora marcados pela desigualdade entre senhores e servos, eram locais relativamente mais seguros do que os centros comerciais. -
As Filipinas e a Guerra às Drogas
As Filipinas iniciou formalmente uma guerra às drogas em 2016, visando o extermínio de todos os usuários e traficantes do país.
Através de denúncias anônimas, é possível sem muitas dificuldades incriminar um filipino de classe baixa pelo uso de substâncias ilícitas.
O próprio presidente, Rodrigo Duterte, incentiva o assassinato de usuários por outros filipinos ou policiais, prometendo perdões àqueles que o fazem.
Até 2020, mais de 30 mil filipinos já foram mortos por milícias, executores, ou policiais, de todas as idades e sexos. -
A Amazônia Pré-Colonial #43
Durante muito tempo a Amazônia foi vista como um "vazio demográfico".
O calor excessivo e a grande umidade não propiciaria o surgimento de civilizações. Mas isso cada vez mais mostra-se equivocado.
Estima-se que em 1500, havia 8 milhões de habitantes na Amazônia, de diferentes troncos-linguísticos, que construíam elaborados assentamentos urbanos que surpreenderam os colonizadores ibéricos. -
Os Bastidores do Geopizza #42
Quem faz as publicações do Geopizza? 🤔(eu, rs @zottes)
Mas quanto aos podcasts? De onde vêm as fontes? Vivemos disso? Qual a nossa área de formação? Como são coloridas as fotos antigas?
A resposta de todas essas perguntas (e outras que você não perguntou) tá na nossa última edição do ano! (link na bio)
Acredite ou não, a história do Geo é antiga: surgimos em 17 de maio de 2016.
Inicialmente, éramos uma mídia dentro de outro portal online maior, mas acabamos crescendo e ganhando nosso próprio espaço.
Eu, Rodrigo Zottis, desde o meio da faculdade de comunicação social já trabalhava com portais online e a partir de 2018 com educação EAD.
A superficialidade que a mídia brasileira tratavam temas complexos, assim como a dificuldade de muitos professores em passar uma informação completa no EAD comparado às aulas presenciais, me fez iniciar o Geopizza com amigos de história e geografia.
Embora exista muita informação em português sobre assuntos históricos, boa parte utiliza a mesma fonte e essa nem sempre está atualizada, ou sequer correta.
Mesmo com um propósito bonito, o Geo demorou para ganhar audiência. De 2016 - 2019, permanecemos como uma pequena iniciativa de vídeos autorais e replicador de conteúdo nas redes sociais.
Apenas em maio de 2019 nosso podcast teve início, e junto com ele, um maior senso de responsabilidade com o conteúdo que distribuímos, assim como a preocupação de produzirmos conteúdo próprio.
Hoje, o Geo não é uma via de mão única: aprendi muito aqui com leitores de todos os cantos do Brasil e do mundo.
Todas as sugestões, críticas e agradecimentos que me passaram, tornaram ele o que é hoje.
Obrigado principalmente àqueles que financiam o projeto mensalmente, pois sem vocês, certamente o Geo não existiria!
Para saber mais, veja nosso destaque chamado "contribua!"
Claro, obrigado também a todos que compartilharam e interagiram com nossas publicações ao longo desse ano de 2020!🎉 -
Acelerando a Corrida Espacial #41
Após ser anistiado pelos EUA através da Operação Paperclip na 2° Guerra, Von Braun foi um dos responsáveis por levar o homem à Lua na década de 60.
Para evitar que os soviéticos se apropriassem dos planos de engenharia alemã, os americanos transferiram diversos cientistas alemães para os EUA.
De 1945 - 1959, cerca de 1600 alemães foram anistiados e transferidos para os Estados Unidos muitos denunciados por crimes de guerra contra a humanidade, mas com críticas abafadas pelo governo americano.
Filiado a SS, Von Braun criou o foguete V-2, um míssil intercontinental que poderia acoplar uma bomba, ogiva nuclear ou uma pessoa.
Os projetos do V-2 foram também encontrados pelos soviéticos, que o utilizaram como um modelo para desenvolver seus próprios foguetes, como o R-1 ou o R-7.
Nos Estados Unidos, a equipe de von Braun foi responsável pela criação de mísseis como o Saturno V - o maior e mais pesado foguete já lançado na história.
O engenheiro tornou-se um dos mais proeminentes defensores da exploração espacial na década de 1950, escrevendo livros e aparecendo na televisão como na série Man in Space, em uma parceria com Walt Disney.
Embora fosse um ícone cultural e científico, Von Braun e sua equipe estavam atrás na corrida espacial em comparação com a União Soviética.
A nação lançou o primeiro satélite e o primeiro homem ao espaço, levando aos americanos considerarem planos mais ambiciosos, como levar o homem à lua.
Em 1960, a NASA foi criada pelo presidente Eisenhower, tornando von Braun diretor do Marshall Space Flight Center da NASA.
Através de seu foguete Saturno V, a missão Apollo 11 em 1969 colocou o homem na Lua, representando uma vitória americana na área da exploração espacial.
Customer Reviews
Tri bagual
Excelente podcast direto dos pampas gaúchos!