Geopizza

Zottis e Alexander
Geopizza

Toda história acaba em pizza. Apoie e escute episódios exclusivos! Siga essas 3 simples etapas: 1: Programe o pix - R$ 5 valor mínimo - para todo dia 5 do mês 2: Mande o comprovante de agendamento para o mesmo e-mail 3: Aguarde!

  1. GLADIADORES na ROMA ANTIGA #125

    12/10/2024

    GLADIADORES na ROMA ANTIGA #125

    Quais foram os maiores GLADIADORES de ROMA? ⚔️ No século 2dC, um criminoso sírio chamado de FLAMMA foi jogado em um anfiteatro na presença de um LEÃO e de um GLADIADOR 🦁 Surpreendentemente, Flamma ROUBOU a adaga do seu oponente gladiador, MATOU o leão e o gladiador. O que deveria ser uma execução simples, acabou lançando Flamma na vida das arenas. Por 13 anos ele lutou nos anfiteatros de Roma, batalhando 34 vezes, com 21 vitórias, 9 empates e só 4 derrotas ❗ Seu nome foi escrito nas paredes das cidades e suas lutas eram o tópico de conversas na mesa dos plebeus e patrícios 🗣️ Durante quase 600 anos, a arena foi um dos entretenimentos mais populares do mundo romano. Todo ano, cerca de 8 mil pessoas morriam nos 230 anfiteatros espalhados pelo império 🏟️ Desprezados mas adorados, escravizados mas com vidas luxuosas: a vida dos gladiadores era repleta de contradições. Esse episódio é a história de alguns homens e mulheres, livres e escravizados que foram parar nos anfiteatros romanos. _____________ Personagens, lugares e batalhas ilustradas no nosso site ⁠aqui _____________ Contato Comercial: contato@geopizza.com.br _____________ Confira as peças com DESCONTO da INSIDER aqui: https://creators.insiderstore.com.br/GEOPIZZA15 Cupom Insider: GEOPIZZA15 #InsiderStore _____________ Nos siga nas redes: ⁠Instagram ⁠ ⁠Twitter⁠ ⁠Tiktok ⁠ ⁠Youtube ⁠ _____________ Confira nossa loja ⁠aqui⁠: ⁠⁠⁠⁠https://shopee.com.br/shop/482090101/⁠ _____________ APOIE o Geo por 1 das 4 alternativas e escute episódios EXCLUSIVOS: 👇 1: ⁠ORELO⁠ 2: ⁠APOIASE⁠ 3: ⁠PATREON⁠ 4: PIX: contato@geopizza.com.br (mande o comprovante para o mesmo e-mail)

    3h 50m
  2. Um Arquiteto Negro na São Paulo Escravocrata: Tebas #123

    09/18/2024

    Um Arquiteto Negro na São Paulo Escravocrata: Tebas #123

    Você conhece a história de TEBAS? Esse era o apelido do Joaquim Pinto de Oliveira, um dos MAIORES artesãos do Brasil colônia. Alguns diziam que ele era branco, ou que sequer existiu. Tebas dominava uma técnica revolucionaria: construir e esculpir edifícios utilizando a PEDRA. Na época, a maioria das casas do Brasil eram construídas de barro Mesmo negro escravizado, isso não o impediu de se tornar um dos maiores mestres de obras de São Paulo. Seu salário era maior que muitos brancos que trabalhavam na mesma função. Nascido em Santos em 1721, sendo escravizado de Bento de Oliveira, ele se mudou para São Paulo aos 30 anos de idade. Logo em seguida, ele foi contratado para construir igrejas, monumentos públicos, calçadas e até sistemas de esgoto utilizando a pedra. Eventualmente, ele processaria seus próprios mestres para adquirir sua própria liberdade. Após sua morte seu nome não foi mencionado por quase 100 anos. Por que será? 🤔 Aparentemente, não era interesse da Coroa Portuguesa, nem do Império ou da República do Brasil, enaltecer os personagens negros da sua história. _____________ Galeria de personagens e edifícios mencionados nesse episódio: https://geopizza.com.br/um-arquiteto-negro-na-sao-paulo-escravocrata-tebas-123/ _____________ Contato Comercial: contato@geopizza.com.br Nos siga nas redes: Instagram: https://www.instagram.com/geopizza/ BlueSky: https://bsky.app/profile/geopizza.bsky.social Tiktok: https://www.tiktok.com/@geopizzza Youtube: https://www.youtube.com/@Geopizzza Confira nossa loja: ⁠⁠⁠⁠https://shopee.com.br/shop/482090101/⁠

    2h 56m
  3. O Voo SUPERSÔNICO do CONCORDE #122

    08/15/2024

    O Voo SUPERSÔNICO do CONCORDE #122

    Em 1990, era possível viajar de São Paulo - Londres em apenas 3 HORAS ✈️ O (grande) detalhe é que você precisava ser rico. Entretanto, havia projetos para tornar o voo SUPERSÔNICO acessível. Diversos países fabricavam aviões supersônicos: Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética, sendo o transporte favorito de vários chefes de estado. Graças ao avião supersônico CONCORDE, cantores como Paul McCartney, Elton John e Mick Jagger conseguiam fazer 2 shows no mesmo dia: um na Europa outro nos Estados Unidos. Tal como a maioria das tecnologias implementadas em aviões, era de se esperar que um dia viajar no CONCORDE se tornasse acessível para a classe média. Entretanto, o futuro da aviação supersônica foi subitamente SUSPENSO para TODOS❌ Por que? Uma das principais justificativas foi a falta de segurança dos aviões. Será? Alguns engenheiros envolvidos no projeto não acreditam nisso. Guerra Fria, espionagem e LOBBY de outras empresas de aviação podem ter sido algumas das justificativas mais plausíveis. Nesse episódio, embarque conosco em uma viagem supersônica para compreender a história da aviação e o seu futuro supersônico que foi CANCELADO. __________________________ Fontes e dicas culturais no nosso site: https://geopizza.com.br/o-voo-supersonico-do-concorde-122/ __________________________ Para escutar nossos episódio EXCLUSIVOS, apoie o Geo através de 1 das 4º alternativas abaixo:👇 1: APOIASE: https://apoia.se/geopizza 2: PATREON: https://www.patreon.com/geopizza: 3: ORELO: https://orelo.cc/podcast/65051c0ba40f4efe7a9b9cf8 4: PIX: contato@geopizza.com.br (mande o comprovante para o mesmo e-mail)

    4h 25m
  4. O PIOR ANO da HISTÓRIA #121

    07/18/2024

    O PIOR ANO da HISTÓRIA #121

    Qual foi o PIOR ano para se viver? Provavelmente foi o ano de 536. Por que? Durante 18 meses uma densa camada de cinzas ofuscou o sol, prejudicando as colheitas, gerando fome, causando epidemias, migrações em massa e levando ao fim de diversos reinos pelo mundo todo. O historiador Procópio escreveu: “O sol ficou escuro o ano inteiro, emitindo uma luz sem calor algum. Todos declararam que ele nunca mais recuperaria a sua plena luz.” Não importa em que continente você vivesse no ano de 536, você passaria por uma crise alimentar, climática e política. Se você morasse em Roma, China, Pérsia ou em Teotihuacan no atual México, você passaria por 18 meses de agonia e dificuldades. Na China, os camponeses precisavam toda manhã varrer suas plantações de tanta cinza que se acumulava em suas colheitas. No Japão, o imperador escreveu que “nem mesmo dez mil moedas de ouro podem curar a atual fome” Na América do Sul, foi registrada a menor temperatura da região nos últimos 1.600 anos, levando ao colapso de diversas civilizações andinas. Esse é um episódio sobre mudanças climáticas: basta apenas uma pequena alteração no clima, para que a vida humana seja inviabilizada. Sejam aquelas mudanças climáticas causadas ou não pelo ser humano. __________________________ Fontes e dicas culturais no nosso site: https://geopizza.com.br __________________________ Para escutar nossos episódio EXCLUSIVOS, apoie o Geo através de 1 das 4º alternativas abaixo:👇 1: APOIASE: https://apoia.se/geopizza 2: PATREON: https://www.patreon.com/geopizza: 3: ORELO: https://orelo.cc/podcast/65051c0ba40f4efe7a9b9cf8 4: PIX: pix@geopizza.com.br (mande o comprovante para o mesmo e-mail)

    3h 51m
  5. Porto Alegre e as Enchentes #120

    06/16/2024

    Porto Alegre e as Enchentes #120

    Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul viveu o maior desastre climático de sua história. O pior: nada impede que um algo semelhante se repita nos próximos meses. Das 8 maiores enchentes da história de Porto Alegre, 3 aconteceram nos últimos 9 meses. Antigamente era necessário mais de meio mês de chuva para que Porto Alegre fosse inundada, mas hoje, é preciso poucos dias. No geral, a frequência e o volume das chuvas aumentaram Por exemplo, na grande enchente de maio de 1941, foram necessários 22 dias de chuva para que o nível do Guaíba elevasse 4,76m. Já em 2024, foram necessários apenas 4 dias de chuva para que ultrapassasse 5,35m. Embora os institutos de meteorologia estejam mais aprimorados em suas previsões atualmente do que em 1941, o despreparo do poder público em lidar com as enchentes resultou na maior tragédia climática do estado. Nesse episódio, contamos a história das principais enchentes de Porto Alegre, incluindo a de 2024. Infelizmente, a tragédia foi e está sendo anunciada. __________________________ Campanha para ajudar nossa amiga Jéssica que teve a casa atingida no bairro Navegantes: doe@geopizza.com.br Fontes e dicas culturais no nosso site: https://geopizza.com.br __________________________ Apoie o Geopizza e escute episódio exclusivos através de um dos 3 links: 1: Apoiase: https://apoia.se/geopizza 2: Orelo: https://orelo.cc/podcast/65051c0ba40f4efe7a9b9cf8 3: Patreon: https://www.patreon.com/geopizza

    3h 20m
4.8
out of 5
9 Ratings

About

Toda história acaba em pizza. Apoie e escute episódios exclusivos! Siga essas 3 simples etapas: 1: Programe o pix - R$ 5 valor mínimo - para todo dia 5 do mês 2: Mande o comprovante de agendamento para o mesmo e-mail 3: Aguarde!

You Might Also Like

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes, and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada