46 episodes

Podcast quinzenal de histórias políticas atuais e atemporais. Afinal, toda história acaba em pizza.

Geopizz‪a‬ geopizza

    • History
    • 5.0 • 3 Ratings

Podcast quinzenal de histórias políticas atuais e atemporais. Afinal, toda história acaba em pizza.

    Quando a Especulação Quebrou a Inglaterra #46

    Quando a Especulação Quebrou a Inglaterra #46

    No século 18, a Inglaterra possuía a maior dívida pública do mundo, assim como a maior balança comercial até então.

    Em uma tentativa de abater seu endividamento, a Coroa Britânica investiu em uma solução que quase levou à sua ruína total.

    • 2 hr 33 min
    Fugindo do Feudo, Caindo na Cidade #45

    Fugindo do Feudo, Caindo na Cidade #45

    Na Europa, a transição de uma vida rural para a urbana não significou uma melhora para vida de muitos cidadãos, muito pelo contrário.



    No século 13, as cidades inglesas eram conhecidas como locais violentos, de perseguição religiosa e com epidemias constantes.



    Os feudos, embora marcados pela desigualdade entre senhores e servos, eram locais relativamente mais seguros do que os centros comerciais. 

    • 2 hr 55 min
    As Filipinas e a Guerra às Drogas

    As Filipinas e a Guerra às Drogas

    As Filipinas iniciou formalmente uma guerra às drogas em 2016, visando o extermínio de todos os usuários e traficantes do país.

    Através de denúncias anônimas, é possível sem muitas dificuldades incriminar um filipino de classe baixa pelo uso de substâncias ilícitas.

    O próprio presidente, Rodrigo Duterte, incentiva o assassinato de usuários por outros filipinos ou policiais, prometendo perdões àqueles que o fazem.

    Até 2020, mais de 30 mil filipinos já foram mortos por milícias, executores, ou policiais, de todas as idades e sexos.

    • 3 hr 19 min
    A Amazônia Pré-Colonial #43

    A Amazônia Pré-Colonial #43

    Durante muito tempo a Amazônia foi vista como um "vazio demográfico".
    O calor excessivo e a grande umidade não propiciaria o surgimento de civilizações. Mas isso cada vez mais mostra-se equivocado.

    Estima-se que em 1500, havia 8 milhões de habitantes na Amazônia, de diferentes troncos-linguísticos, que construíam elaborados assentamentos urbanos que surpreenderam os colonizadores ibéricos.

    • 2 hr 25 min
    Os Bastidores do Geopizza #42

    Os Bastidores do Geopizza #42

    Quem faz as publicações do Geopizza? 🤔(eu, rs @zottes)



    Mas quanto aos podcasts? De onde vêm as fontes? Vivemos disso? Qual a nossa área de formação? Como são coloridas as fotos antigas? 



    A resposta de todas essas perguntas (e outras que você não perguntou) tá na nossa última edição do ano! (link na bio)



    Acredite ou não, a história do Geo é antiga: surgimos em 17 de maio de 2016.



    Inicialmente, éramos uma mídia dentro de outro portal online maior, mas acabamos crescendo e ganhando nosso próprio espaço. 



    Eu, Rodrigo Zottis, desde o meio da faculdade de comunicação social já trabalhava com portais online e a partir de 2018 com educação EAD. 



    A superficialidade que a mídia brasileira tratavam temas complexos, assim como a dificuldade de muitos professores em passar uma informação completa no EAD comparado às aulas presenciais, me fez iniciar o Geopizza com amigos de história e geografia.



    Embora exista muita informação em português sobre assuntos históricos, boa parte utiliza a mesma fonte e essa nem sempre está atualizada, ou sequer correta. 



    Mesmo com um propósito bonito, o Geo demorou para ganhar audiência. De 2016 - 2019, permanecemos como uma pequena iniciativa de vídeos autorais e replicador de conteúdo nas redes sociais.



    Apenas em maio de 2019 nosso podcast teve início, e junto com ele, um maior senso de responsabilidade com o conteúdo que distribuímos, assim como a preocupação de produzirmos conteúdo próprio.



    Hoje, o Geo não é uma via de mão única: aprendi muito aqui com leitores de todos os cantos do Brasil e do mundo.



    Todas as sugestões, críticas e agradecimentos que me passaram, tornaram ele o que é hoje.



    Obrigado principalmente àqueles que financiam o projeto mensalmente, pois sem vocês, certamente o Geo não existiria!



    Para saber mais, veja nosso destaque chamado "contribua!"



    Claro, obrigado também a todos que compartilharam e interagiram com nossas publicações ao longo desse ano de 2020!🎉

    • 2 hr 43 min
    Acelerando a Corrida Espacial #41

    Acelerando a Corrida Espacial #41

    Após ser anistiado pelos EUA através da Operação Paperclip na 2° Guerra, Von Braun foi um dos responsáveis por levar o homem à Lua na década de 60.

    Para evitar que os soviéticos se apropriassem dos planos de engenharia alemã, os americanos transferiram diversos cientistas alemães para os EUA.

    De 1945 - 1959, cerca de 1600 alemães foram anistiados e transferidos para os Estados Unidos muitos denunciados por crimes de guerra contra a humanidade, mas com críticas abafadas pelo governo americano.

    Filiado a SS, Von Braun criou o foguete V-2, um míssil intercontinental que poderia acoplar uma bomba, ogiva nuclear ou uma pessoa.

    Os projetos do V-2 foram também encontrados pelos soviéticos, que o utilizaram como um modelo para desenvolver seus próprios foguetes, como o R-1 ou o R-7. 

    Nos Estados Unidos, a equipe de von Braun foi responsável pela criação de mísseis como o Saturno V - o maior e mais pesado foguete já lançado na história.

    O engenheiro tornou-se um dos mais proeminentes defensores da exploração espacial na década de 1950, escrevendo livros e aparecendo na televisão como na série Man in Space, em uma parceria com Walt Disney. 

    Embora fosse um ícone cultural e científico, Von Braun e sua equipe estavam atrás na corrida espacial em comparação com a União Soviética.

    A nação lançou o primeiro satélite e o primeiro homem ao espaço, levando aos americanos considerarem planos mais ambiciosos, como levar o homem à lua.

    Em 1960, a NASA foi criada pelo presidente Eisenhower, tornando von Braun diretor do Marshall Space Flight Center da NASA.

    Através de seu foguete Saturno V, a missão Apollo 11 em 1969 colocou o homem na Lua, representando uma vitória americana na área da exploração espacial.

    • 2 hr 33 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
3 Ratings

3 Ratings

GBarruffe ,

Tri bagual

Excelente podcast direto dos pampas gaúchos!

Top Podcasts In History

Listeners Also Subscribed To