Em julho de 2017, um caso de trabalho escravo envolvendo uma babá de origem filipina, contratada por uma família de um bairro nobre da capital paulista, ganhou as manchetes dos jornais. Além de fazer jornadas de até 18 horas diárias e ser trancada pelos patrões em casa, ela chegou a se alimentar com ração de cachorro para não passar fome.
A repercussão foi tamanha que a inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reviu sua linha de atuação. "Antes disso, o ambiente doméstico não era foco do combate ao trabalho escravo", afirma a auditora-fiscal Lívia Ferreira.
Sete anos depois, os flagrantes de escravidão em casas de família somam 43 dos 248 novos nomes relacionados na atualização divulgada em abril da chamada “lista suja”, como é conhecido o cadastro oficial do MTE sobre os empregadores responsabilizados por essas infrações.
A história da trabalhadora filipina é o tema do sexto e último episódio de "No Labirinto", programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil. Em entrevista exclusiva, ela narra como conseguiu fugir da casa na zona oeste de São Paulo e denunciar uma agência internacional investigada por tráfico de pessoas.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
المعلومات
- البرنامج
- معدل البثيتم التحديث أسبوعيًا
- تاريخ النشر١١ ذو الحجة ١٤٤٥ هـ في ١٠:٠٠ ص UTC
- مدة الحلقة٤٨ من الدقائق
- الموسم١
- الحلقة٦
- التقييمملائم