O Eco | Jornalismo Ambiental

Jornalismo Ambiental
O Eco | Jornalismo Ambiental

((o))eco é um veículo de jornalismo sem fins lucrativos fundado em 2004 que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.

  1. Parceria de mangues, estradas e vidas | Manguetown, Ceará | #EP 06

    HACE 18 H

    Parceria de mangues, estradas e vidas | Manguetown, Ceará | #EP 06

    Na capital cearense, Rusty e Sineide Barreto mantêm o Ecomunam, um museu a céu aberto considerado patrimônio histórico-cultural e natural da cidade A causa ambiental é um trabalho que demanda muitos braços. Em meio a esse coletivo, quando o assunto é manguezais, destacam-se os nomes de Rusty de Sá Barreto e Sineide Moreira Crisóstomo. O casal de ambientalistas fundou, em 2001, o Ecomuseu Natural do Mangue, no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza. Com a proposta de fugir aos preceitos engessados da museologia tradicional, o Ecomunam entrega uma experiência imersiva aos seus visitantes, com aulas de campo que celebram as riquezas dos manguezais. Devido à sua contribuição para a preservação e a conscientização ambientais, o museu foi declarado, em 2020, patrimônio histórico-cultural e natural da capital cearense. O reconhecimento é fruto de um trabalho iniciado décadas atrás, muito antes do casal fazer morada no Estado. Com uma trajetória extensa na seara da educação ambiental, Rusty e Sineide são, hoje, referência na área, e planejam divulgar para novos públicos a importância dos manguezais. No entanto, o casal não se limita ao trabalho desenvolvido na Sabiaguaba. Em verdade, têm uma miríade de outras histórias a contar. O início do relacionamento, o pedido de casamento, a construção da família, os diversos empregos para se sustentar, o amor pela estrada, os planos para o futuro: isso e muito mais você pode conferir neste pop off, que traça o perfil de ambos. Este é o sexto e último episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a preservação ambiental. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    26 min
  2. Passando a tocha adiante | Manguetown, Ceará | #EP 05

    HACE 3 DÍAS

    Passando a tocha adiante | Manguetown, Ceará | #EP 05

    Dentro de salas de aula e também fora delas, a juventude atua com protagonismo na defesa do ecossistema Qual é o meio ambiente que deixaremos para as próximas gerações? A preservação ambiental é feita no presente; a colheita dos frutos, contudo, fica para um futuro indeterminado. A educação sobre manguezais, a partir de uma multiplicidade de métodos, sensibiliza sobretudo a juventude, atribuindo-lhe um papel de destaque na defesa do ecossistema. Em Acaraú, o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desenvolve, há mais de uma década, trabalhos de pesquisa e extensão, servindo de referência acadêmica na área. Já em Barra de Moitas, comunidade do município de Amontada, a educação ambiental é intrínseca aos modos de vida tradicionais. Para os nativos, “pertencimento” é palavra-chave, e suas histórias de vida estão atreladas às do ambiente que os rodeia. Este é o quinto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    22 min
  3. Verde da cor da ganância | Manguetown, Ceará | #EP 02

    HACE 6 DÍAS

    Verde da cor da ganância | Manguetown, Ceará | #EP 02

    No litoral cearense, a preservação do ecossistema e de modos de vida tradicionais é ameaçada por interesses econômicos Além da biodiversidade, os manguezais possuem abundância de outros recursos, como água, terra e vento, que despertam o interesse de empresários e investidores. Em geral, seus projetos são justificados com o discurso de “emprego e desenvolvimento para todos”. Na prática, no entanto, nem sempre é o que acontece. A instalação de megaempreendimentos frequentemente é acompanhada de impactos não somente ao meio ambiente, mas também aos modos de vida de comunidades tradicionais. É o caso de Curral Velho, distrito do município de Acaraú, que viu suas paisagens e vidas transformadas com a chegada da carcinicultura no final da década de 90. De modo semelhante, a instalação de parques eólicos também causou – e ainda causa – transtornos aos moradores de Barra de Moitas, no município de Amontada. Este é o segundo episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    21 min

Acerca de

((o))eco é um veículo de jornalismo sem fins lucrativos fundado em 2004 que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.

Para escuchar episodios explícitos, inicia sesión.

Mantente al día con este programa

Inicia sesión o regístrate para seguir programas, guardar episodios y enterarte de las últimas novedades.

Elige un país o región

Africa, Oriente Medio e India

Asia-Pacífico

Europa

Latinoamérica y el Caribe

Estados Unidos y Canadá