Peter Solo, o “James Brown togolês”, e sua aposta de fusão do afrofunk com cumbia

Balada musical

Grande talento do afrofunk, Peter Solo volta à cena musical neste ano lançando um novo álbum à frente da banda Vaudou Game. Neste novo trabalho, o “James Brown togolês” faz uma ponte com a Colômbia.

Daniella Franco e Hugo Casalinho, da RFI, em Paris

Peter Solo ou Viwanu Déboutoh, nasceu em 1972 em uma aldeia no sul do Togo. Com uma a mãe praticante de candomblé e um pai fã de groove e funk africano, a criatividade do artista não sofreu de falta de inspiração. Desde pequeno, o músico foi embalado pelas percussões e cantos de cerimônias religiosas que ocorriam em sua casa.

Na adolescência, Peter Solo começa a tocar violão e mergulha de cabeça no "highlife", como é chamado o soul africano dos anos 1960 e 1970. Anos depois, ao se radicar em Lyon, no centro-leste da França, o togolês reúne toda a riqueza de seu percurso para fundar a banda Vaudou Game.

Com cinco discos na bagagem, o “James Brown togolês” aposta agora em uma nova aventura: a mistura de ritmos africanos com sul-americanos, ou mais precisamente, a cumbia colombiana. No início deste ano, à frente da Vaudou Game, o músico lançou “Fintou”, com 11 dançantes faixas que prometem revolucionar o funk e o groove na França.

Ouça o Balada Musical todos os sábados nos programas da RFI e também no Spotify e no Deezer. As playlists mensais da Programação Musical da RFI podem ser acessadas no YouTubeDeezer e Spotify.

무삭제판 에피소드를 청취하려면 로그인하십시오.

이 프로그램의 최신 정보 받기

프로그램을 팔로우하고, 에피소드를 저장하고, 최신 소식을 받아보려면 로그인하거나 가입하십시오.

국가 또는 지역 선택

아프리카, 중동 및 인도

아시아 태평양

유럽

라틴 아메리카 및 카리브해

미국 및 캐나다