Rádio Escafandro

Tomás Chiaverini
Rádio Escafandro

Em cada episódio, uma investigação jornalística. Com uma hora de duração, os episódios são um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, irreverente e inusitada.

  1. 119: A Olimpíada sintética

    8月7日

    119: A Olimpíada sintética

    Enquanto Paris recebe os melhores atletas do planeta para mais uma edição dos Jogos ]Olímpicos, um grupo de bilionários planeja outro tipo de competição, numa iniciativa que parece coisa de ficção científica. Uma Olimpíada onde a dopagem é liberada. Essa é a ideia dos Jogos Aprimorados (Enhanced Games), que devem ser realizados em 2025. A iniciativa gerou comoção entre médicos e esportistas, e levanta questionamentos sobre os princípios dos esportes, sobre a saúde dos atletas, e sobre os impactos na medicina como um todo. A partir dessa iniciativa distópica, este episódio fala sobre dopagem e antidopagem: por que a dopagem é proibida? O que acontece com um atleta que se dopa? Será que todos os recordes mundiais seriam batidos se os atletas se dopassem livremente? Episódios relacionados #113 – Corro, logo existo Entrevistados do episódio Luís Horta Médico esportivo e maratonista. Foi presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal e consultor internacional da UNESCO para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Alison Ferreira Ciclista profissional brasileiro. Carlos Orsi Jornalista, divulgador científico e escritor de ficção científica. Adriana Taboza Presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Demétrio Vecchioli Jornalista, colunista do UOL no blog Olhar Olímpico. Ficha técnica Reportagem e apoio de edição: Matheus Marcolino. Mixagem de som: Vitor Coroa. Trilha sonora tema: Paulo Gama. Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari. Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini

    1 小时 9 分钟
  2. 71: Por que votam no mito? (REPRISE)

    7月24日

    71: Por que votam no mito? (REPRISE)

    Episódio publicado originalmente em 13 de julho de 2022. Ao deixar o pior governo desde a redemocratização, Jair Bolsonaro tinha 39% de aprovação. Neste episódio, usamos ferramentas da psicologia social e da neurociência para tentar explicar como funciona o cérebro das pessoas de direita e o que move os bolsonaristas irredutíveis. Entrevistado do episódio Davi Carvalho Cientista social, divulgador científico e doutorando em Ciência Política na Unicamp, com estágio doutoral no Center for Brain, Biology and Behavior – CB3 da Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Criador do perfil do Instagram Política na Cabeça. Episódios relacionados 31: Profundezas da rede – Capítulo 1: O Tabuleiro 32: Profundezas da rede – Capítulo 2: As Peças 33: Profundezas da rede – Capítulo 3: O Jogo 69: Grana acima de tudo 70: Os generais e o cerco a Brasília Mergulhe mais fundo A cobertura e análise do julgamento de Aldolf Eichmann está no clássico de Hannah Aarendt: Eichmann em Jerusalém A história do disco voador que não chega em Chicago, está no livro de Leon Festinger e Cia.: When Prophecy Fails  A história da Teoria do Umbigo está no livro: As vinte mil léguas de Charles Darwin: O caminho até A origem das espécies  O estudo original de Dunnig e Kruger: Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One’s Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments  A revisão que coloca o efeito Dunning Kruger em cheque: The Dunning-Kruger Effect Is Probably Not Real A revisão da revisão: Yes, The Dunning-Kruger Effect Really Is Real A história dos sequestradores estúpidos: The Dunnin-Kruger Hijack (podcast Cautionary Tales) O documentário de Stanley Milgram: Obedience (documentário de Stanley Milgram) Ted Talk que reintepreta a experiência Milgram: Releitura do Experimento MIlgram feito por Alexander Haslam (Ted Talk) A Ópera da Incompetência: The Incompetence Opera Ficha técnica Trilha sonora tema: Paulo Gama Mixagem: João Victor Coura Design das capas: Cláudia Furnari Trilha incidental: Blue Dots Concepção, apresentação, roteiro, e edição: Tomás Chiaverini Davi CarvalhoCientista social, divulgador científico e doutorando em Ciência Política na Unicamp, com estágio doutoral no Center for Brain, Biology and Behavior – CB3 da Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Criador do perfil do Instagram Política na Cabeça.

    1 小时 2 分钟
4.9
共 5 分
30 个评分

关于

Em cada episódio, uma investigação jornalística. Com uma hora de duração, os episódios são um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, irreverente e inusitada.

若要收听包含儿童不宜内容的单集,请登录。

关注此节目的最新内容

登录或注册,以关注节目、存储单集,并获取最新更新。

选择国家或地区

非洲、中东和印度

亚太地区

欧洲

拉丁美洲和加勒比海地区

美国和加拿大