Está no ar o segundo episódio da segunda temporada do #TelaHabitada, um programa com Leonor Antunes.
Através do entendimento de espaço e de um forte ímpeto de modernidade inerente a todas as suas referências, Leonor estabelece um diálogo crítico para com a história do século XX. Nesta conversa, de mão dada com Franca Helg e Lina Bo Bardi, viajámos pela vanguarda do modernismo, onde Leonor procura o conhecimento, as oficinas e técnicas dos artesãos com quem trabalharam os seus protagonistas.
Arquitectos e obras mencionadas:
Franco Albini & Franca Helg, Casa em Galliate, Lombardo
Livro The last days in Galliate, Leonor Antunes
Franco Albini & Franca Helg - La Rinascente
Franco Albini & Franca Helg - Metro
Lina Bo Bardi, MASP
Carlo Scarpa
Luis Barragan, Casa Eduardo Pietro
Créditos:
Vincent Catala
Leonardo Finotti
Tela Habitada será o lugar para vermos a arte pela arquitectura. Ou, talvez, para descobrirmos arquitectura numa obra de arte. Queremos conhecer a arte que "comove" os arquitectos, compreender os veículos do pensamento ou até, descobrir contaminações nos campos de acção. A natureza desses caminhos dependerá, certamente, de cada convidado.
Soraia Fernandes dedica-se à prática da Arquitectura e complementa a sua prática com participações de âmbito Editorial, de Curadoria e Crítica. É formada em Arquitectura pela FAUP e pela TU Berlin. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Arte, com especialização em Estudos Curatoriais, pela FBAUP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre Basileia e o Porto, predominantemente na prática de projecto de arquitectura, nomeadamente no atelier suíço Christ & Gantenbein. Integrou a direcção da Revista Dédalo, foi co-editora e curadora sob o tema Displace. No âmbito da Crítica, tem alguns artigos publicados na Revista ArteCapital e na Revista Contemporânea. Soraia é co-fundadora do atelier PURA que se dedica ao pensamento e à prática da arquitectura.
Este Podcast tem pós-produção de Francisco Petrucci.
정보
- 프로그램
- 발행일2022년 4월 10일 오후 4:55 UTC
- 길이38분
- 에피소드12
- 등급전체 연령 사용가