Toponímia Musical #1

Toponímia Musical

Neste episódio o nosso passeio começa numa rua muito discreta que consagra a exuberante Guilhermina Suggia, a portuense que foi uma das grandes violoncelistas do seu tempo e cuja vida fascinante poderia dar um filme.
Música: uma gravação centenária da sua interpretação do concerto para violoncelo de Haydn e a peça “Epilogue” da compositora Rebecca Clark.

São mais de 90 os topónimos que guardam a memória de Músicos (compositores, cantores, cantautores, instrumentistas, maestros, musicólogos e pedagogos), quase todos eles portugueses, espalhados por quatro freguesias da Cidade de Lisboa. Todos os dias, nós Lisboetas, passeamos por ruas, alamedas, travessas, jardins, largos e pracetas que homenageiam figuras a maior parte das vezes desconhecidas para nós. 
Quantas vezes passou pela Travessa Guilherme Cossoul sem se ter perguntado quem foi este violinista e compositor? Sabia que a Praça da Alegria também se chama Jardim Alfredo Keil e que este foi um pintor e compositor que compôs o hino nacional? Conhece a história de Carlos Seixas, grande compositor do Barroco português, que viveu perto da Sé de Lisboa e que durante 6 anos da sua vida foi Almotacé de Lisboa? Sabia que no Alto do Lumiar se encontra um polo toponímico ligado à Música onde poderá encontrar sete arruamentos com topónimos de músicos portugueses em volta de uma artéria principal chamada Alameda da Música? Conhece a história da grande cantora de ópera Luísa Todi, que apesar de ser natural de Setúbal, residiu em pelo menos seis diferentes localidades da capital, todas elas no Bairro Alto, nomeadamente no nº 2 da então denominada Travessa da Estrela, artéria na qual ficou perpetuada?
No período do Estado Novo foram atribuídos muitos topónimos relacionados com música, sobretudo nas zonas de crescimento urbanístico, nomeadamente em Alvalade. Este programa é um convite para um passeio pela Freguesia de Alvalade com o objectivo de descobrir as ruas, e simultaneamente, a vida e obra dos quinze músicos consagrados nas suas placas toponímicas. São dez episódios para percorrer um itinerário de aproximadamente cinco quilômetros ao som da mais variada música, pois atravessar cada rua vai-nos levar a viajar através da sua própria banda-sonora muito especial.

Joana Rolo vem de uma família de arquitectos mas é pianista, também formada em História de Arte, e tem dedicado a sua vida à música e à educação artística. Vive entre Roterdão e Lisboa, e continua a teimar em fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo. Toponímia Musical é a sua segunda aventura radiofónica, depois de “As Notáveis” para a Antena 2.

Este episódio tem sonoplastia de Miguel Serrão.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes, and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada