Varandas ITS

ITS Rio
Varandas ITS

Varandas ITS é uma série de encontros periódicos organizados pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio para promover conversas informais sobre tecnologia, política, cultura, sociedade, democracia e tudo mais que estiver em nosso radar de pesquisa.

  1. Desvendando a Economia Digital: o perfil do consumidor na era digital

    2023/11/27

    Desvendando a Economia Digital: o perfil do consumidor na era digital

    A tecnologia não transformou apenas o nosso dia a dia, mas também a forma como escolhemos e consumimos produtos e serviços. Você já parou para pensar no novo perfil do consumidor brasileiro no mundo digital? Muito mais antenado e exigente, o consumidor digital dá preferência para empresas que dispõem de soluções mais práticas e menos burocráticas para resolver as suas necessidades. Além disso, busca por respostas rápidas, maior presença digital, atendimento personalizado em diferentes canais e manifesta preocupação com as decisões que a empresa toma e os valores que a marca defende. Esse novo perfil de compradores, acelerado pela tecnologia e pela digitalização, exige das empresas cada vez mais respeito aos direitos do consumidor, modernização de processos e investimento em novos recursos tecnológicos. Tantas transformações não desafiam apenas os negócios, mas também as autoridades regulatórias, que são chamadas a criar regras e decidir sobre as disputas que resultam dessa nova relação. Na Varanda #133, reunimos um time de especialistas para entender melhor o perfil do consumidor digital, destacando suas principais características e expectativas, e debater sobre como as autoridades devem atuar para equilibrar a proteção de direitos às novas modalidades de consumo. Participaram do bate-papo: Celina Bottino, diretora de projetos do ITS, Karine Karam, sócia-diretora na Markka Consultoria e professora da ESPM Rio, Hilaine Yaccoub, diretora da Hilaine Yaccoub – Antropologia Estratégica, com a moderação de Liv Brandão, jornalista multimídia, editora da Billboard Brasil e criadora de conteúdo.

    1 小时 34 分钟
  2. Política de compartilhamento de custos: perspectivas de consumo e concorrência

    2023/11/10

    Política de compartilhamento de custos: perspectivas de consumo e concorrência

    Você sabia que a proposta de compartilhamento de custos, que está em discussão no país, é capaz de impactar diretamente o direito concorrencial e as relações de consumo? Na prática, caso adotada, a medida deixa a oferta e distribuição de conteúdo mais cara, especialmente para pequenos provedores, e favorece big techs e grandes empresas, pois estas têm maior potencial de arcar com o aumento dos custos. O que, consequentemente, deixa a internet mais polarizada e mais cara também para consumidores e usuários. Como parte da campanha “Pedágio na Internet”, liderada pelo ITS e pela ISOC Brasil, o capítulo brasileiro da Internet Society, promovemos o debate online “Política de compartilhamento de custos: perspectivas de consumo e concorrência”. O evento é o segundo de três debates que analisa mais a fundo os potenciais impactos às relações on-line e à ordem econômica. Participaram do evento Bruno Renzetti, professor da graduação e pós-graduação em Direito do Insper e associado a Hapner Kroetz Advogados, Luã Cruz, diretor de Eventos e Comunicação do Capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC Brasil) e pesquisador da área de telecomunicações e direitos digitais do IDEC, Floriano de Azevedo Marques Neto, advogado e professor da USP e da FGV Rio de Janeiro, Nathalie Fragoso, sócia em VMCA e pesquisadora doutora em direitos humanos, direitos digitais, sociologia do direito, com a moderação de Rebeca Garcia, advogada e consultora na área de políticas públicas e tecnologia, e Paula Bernardi, assessora sênior de Política e Advocacy da Internet Society.

    1 小时 20 分钟
  3. Evidência na Gestão Pública: Decisões Baseadas em Dados

    2023/05/16

    Evidência na Gestão Pública: Decisões Baseadas em Dados

    Você já pensou que a ciência de dados pode tornar a gestão pública mais eficiente? Como e quando o governo pode usar dados para tomar as melhores decisões? Os órgãos públicos, em regra, possuem alta demanda de serviços e uma grande quantidade de dados à sua disposição, mas é necessário que esses dados sejam devidamente analisados para que possam melhorar a eficiência dos diferentes serviços públicos oferecidos à população. Na Varanda ITS #130, apresentamos como sistemas inteligentes para análise de dados podem ser aplicados ao poder público para melhorar a prestação de serviços públicos, bem como discutimos a utilização desses dados no poder judiciário como prática que vem contribuindo para trazer maior efetividade para a atividade judiciária. Para essa conversa convidamos Kleber Canuto, coordenador de Ciência de Dados e da Decisão do Sirius Lab, Júlia Matravolgyi, gerente de projetos no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, André Corrêa d’Almeida, Adjunct Associate Professor de relações públicas e internacionais da Columbia University, onde também é diretor adjunto do programa de mestrado de administração pública em práticas de desenvolvimento da School of International and Public Affairs e do Earth Institute e o presidente fundador da ARCx–Applied Research for Change Center e da ONG anticorrupção All4Integrity, e Derson Maia, professor do Programa de Pós-graduação na Enap. O evento contou, ainda, com moderação de Tainá Aguiar Junquilho, pesquisadora de GovTech do ITS.

    1 小时 36 分钟

关于

Varandas ITS é uma série de encontros periódicos organizados pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio para promover conversas informais sobre tecnologia, política, cultura, sociedade, democracia e tudo mais que estiver em nosso radar de pesquisa.

若要收听包含儿童不宜内容的单集,请登录。

关注此节目的最新内容

登录或注册,以关注节目、存储单集,并获取最新更新。

选择国家或地区

非洲、中东和印度

亚太地区

欧洲

拉丁美洲和加勒比海地区

美国和加拿大