LIVE PROFANA - DIÁLOGOS PROFANOS

Diálogos Profanos
LIVE PROFANA - DIÁLOGOS PROFANOS Podcast

Com apresentação da produtora musical Jo Mistinguett e produção da jornalista Carola González, Diálogos Profanos é uma conversa com corpos dissidentes da música. Cantoras, produtoras, DJs - de diversos gêneros musicais -, radialistas, videoartistas, jornalistas, ativistas trocam ideias e experiências sobre música, mercado, ser mulher neste ambiente, entre outros temas.

  1. DIÁLOGOS PROFANOS - JANAÍNA MACHADO & BIANCA LEITE

    29/11/2021

    DIÁLOGOS PROFANOS - JANAÍNA MACHADO & BIANCA LEITE

    Janaína Machado é educadora , pesquisadora e poeta.  Graduada em Letras-Português e Linguística pela Universidade  de São Paulo-USP.  Mestranda  no Programa de Estudos Étnico e Africanos-Pós Afro pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. coma pesquisa  Radiografias epistêmicas: poéticas-políticas negras na Bienal de São Paulo. Atualmente atua como assessora do programa de mediação da Fundação Bienal. Desenvolve pesquisa e trabalhos de formação sobre a temática étnico-racial nos campos da mediação e da performance da negritude.  Publicou artigos na Revista Correio das Artes sobre a performance Marca-dor de Stênio Soares: um corpo denúncia (2016), o artigo "Não somos fãs de canalhas": As poéticas políticas afrodiaspóricas na 34ª Bienal de São Paulo.(2021) na Revista CAOS-UFBP, o artigo  A poética da aparição e cura: reflexões a partir da gramática negra corporal amplificada no Livro da ABRACE (2021), o artigo  Ações Performáticas Negras: A Gramática Corporal Negra Contestatória como ferramenta contra-hegemônica na revista Rascunhos: Dossiê Poéticas Negra: Epistemologias, Diálogos e Escrituras pela EDUFU (2020) e os textos Pimenta é vida na Coletânea de Literatura Negra Feminina Louva Deusas e o texto "Moço" na 3ª  Coletânea de Literatura e Arte Feminista Negra intitulada Erupções Feministas Negras.  Coordenou campanhas e projetos culturais relacionados à diáspora africana e à Cultura Hip-Hop ( WAPI Brasil- Palavras e Imagens, o projeto Escola de Hip-Hop Itinerante e o projeto Hip-hop & Bandas- Conexões Rap. Bianca Leite nasceu em 1985 em São Paulo, onde vive e trabalha. Leite é artista visual, educadora e pesquisadora lésbica e negra. Ao longo de dez anos, a produção da artista busca investigar o conceito de gênero a partir de reflexões ligadas à sexualidade da mulher. Em sua prática, Leite afirma sua identidade negra, que se materializa em forma de autorretratos, desenhos, pinturas abstratas, esculturas e instalações, onde é possível encontrar referências às culturas afro-diaspóricas. As duas vertentes, amparadas por uma constante pesquisa em torno de teorias do feminismo negro, encontram-se dentro da obra de Leite de forma necessariamente interseccional. Entres as exposições das quais participou estão as coletivas "Tensões contidas", na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, 2018); "Diálogos e transgressões", no Sesc Santo Amaro (São Paulo, 2017); "Entre o que nos forma e nos formata", no Centro Cultural da Penha (São Paulo, 2015); e "Sou uma mulher de tijolos à vista", no Condomínio Cultural (São Paulo, 2015). Desde 2020, Bianca Leite integra o Levante Nacional Trovoa - coletivo de curadoras e artistas racializadas. Em 2019, Leite torna-se artista residente no centro cultural independente Marieta, no centro de São Paulo. Ilustração por Carol Shimeji

    36 min

About

Com apresentação da produtora musical Jo Mistinguett e produção da jornalista Carola González, Diálogos Profanos é uma conversa com corpos dissidentes da música. Cantoras, produtoras, DJs - de diversos gêneros musicais -, radialistas, videoartistas, jornalistas, ativistas trocam ideias e experiências sobre música, mercado, ser mulher neste ambiente, entre outros temas.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada