24 Folgen

Séries de podcasts para divulgar o conhecimento científico e pensar a sociedade brasileira.

Na primeira série de “Ciência para Ouvir”, temos quatro temporadas de seis episódios cada, com recortes temáticos específicos, ligados ao Bicentenário da Independência Brasileira e ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Realização Museu Ciência e Vida, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Casa da Ciência da UFRJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto Ciência Hoje.

Apoio: Faperj.

Produção: Rádio Graviola

Ciência para Ouvir Ciência para Ouvir

    • Wissenschaft

Séries de podcasts para divulgar o conhecimento científico e pensar a sociedade brasileira.

Na primeira série de “Ciência para Ouvir”, temos quatro temporadas de seis episódios cada, com recortes temáticos específicos, ligados ao Bicentenário da Independência Brasileira e ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Realização Museu Ciência e Vida, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Casa da Ciência da UFRJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto Ciência Hoje.

Apoio: Faperj.

Produção: Rádio Graviola

    T04 E05 - Atualidade da Arte Moderna - Valéria Piccoli

    T04 E05 - Atualidade da Arte Moderna - Valéria Piccoli

    Neste quinto e último episódio da temporada, intitulado “Atualidade da Arte Moderna”, convidamos a curadora Valéria Piccoli para discutir como a arte moderna no Brasil se tornou objeto de coleção e de exposições de museus, pensando  a memória da arte moderna e como seu legado artístico tem sido revisitado pelos museus na atualidade.

    Valéria Piccoli é historiadora da arte e curadora. Foi assistente curatorial da 24ª Bienal de São Paulo e trabalhou como curadora junto à Coleção Brasiliana, da Fundação Estudar. Fez parte da equipe de curadoria da Pinacoteca de São Paulo a partir de 2008, tendo sido curadora chefe entre 2012 e 2022. Na Pinacoteca, foi responsável tanto por exposições relativas ao acervo histórico do museu, como  Modernismo: destaques do Acervo, além de mostras de artistas contemporâneos. Tem colaborado em projetos internacionais e é membro do Comitê Brasileiro de História da Arte.

    • 27 Min.
    T04 E04 - O Modernismo das Coisas - Marize Malta

    T04 E04 - O Modernismo das Coisas - Marize Malta

    Neste quarto episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado “O Modernismo das Coisas”, convidamos a professora da EBA-UFRJ e coordenadora do Museu D. João VI, Marize Malta para apresentar como a arte moderna contagiou a cultura material e a vida cotidiana por meio de objetos utilitários, artes aplicadas e mobiliário, recriando o Brasil iconograficamente.

    Marize Malta é mestre em História da Arte, pela UFRJ, e doutora em História Social, pela UFF, com pós-doutorado em História da Arte na ARTIS-Universidade de Lisboa. Marize é professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, e atual coordenadora do Setor de Memória e Patrimônio do Museu D. João VI, Arquivo Histórico e Biblioteca de Obras Raras. Como bolsista de Produtividade do Cnpq, Marize desenvolve pesquisas na área de história da arte, com estudos sobre coisas e lugares, objetos malditos, a condição decorativa e/ou artística, enfocando a questão das coleções e formas de exibição. É líder dos grupos de pesquisa ENTRESSÉCULOS e MODOS, colaboradora do grupo Casas Senhoriais em Portugal, Brasil e Goa, sendo editora assistente da MODOS, revista de história da arte.

    • 28 Min.
    T04 E03 - Vândalos do Apocalipse - Aldrin Figueiredo

    T04 E03 - Vândalos do Apocalipse - Aldrin Figueiredo

    Neste terceiro episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado Vândalos do Apocalipse, convidamos o professor Aldrin Figueiredo para abordar como o modernismo no Brasil não foi apenas um movimento paulista, mas se desenvolveu em várias partes do país. Em sua fala Aldrin explora o ‘caso amazônico’, mostrando que, além da criação modernista própria da região, a Amazônia em si foi também tema de inspiração da criação literária e artística moderna para os artistas de outras regiões do país.

    Aldrin Figueiredo é nascido em Alenquer, cidade antiga do baixo-amazonas paraense, tem 52 anos e é professor na Universidade Federal do Pará, desde 1991. Graduado em História pela UFPA, é especialista em Antropologia Social, pela mesma universidade, além mestre e doutor em História, pela UNICAMP.  Dedica-se ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico e história social da intelectualidade na Amazônica, com foco nos séculos XVIII a XX. Publicou, entre outros livros, Vândalos do Apocalipse e outras histórias: arte e literatura no Pará dos anos 20, que recebeu o prêmio Vicente Salles, da Fundação Cultural do Pará, em 2012. Atualmente é o diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq), atuando como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará.

    • 42 Min.
    T04 E02 - Olhares Modernos - Vera Siqueira

    T04 E02 - Olhares Modernos - Vera Siqueira

    Neste segundo episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado Olhares Modernos, convidamos a professora e historiadora da arte Vera Siqueira para colocar em questão como as ideias sobre a arte moderna encontraram expressão na obra de diferentes artistas visuais, renovando as formas artística, explorando as relações com o universo da cultura popular, da marginalidade social, da religião e da natureza.

    Vera Beatriz Siqueira é historiadora da arte. Trabalha como docente e pesquisadora no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou uma série de livros e artigos sobre arte moderna no Brasil. Seu livro mais recente é “Arte no Brasil: anos 20 a anos 40”, lançado em 2021.

    • 36 Min.
    T04 E01 - O Mito da Descoberta do Brasil - Rafael Cardoso

    T04 E01 - O Mito da Descoberta do Brasil - Rafael Cardoso

    Nessa quarta temporada da série Ciência para Ouvir, intitulada 100 anos da Semana de Arte Moderna, vamos abordar a recente comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, evento histórico realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, que é considerado um marco de referência para a afirmação da arte moderna e a organização das vanguardas artísticas no Brasil.

    A ocasião da efeméride do centenário da “semana” promoveu a oportunidade para a reflexão crítica sobre o evento histórico e para repensar a história da arte moderna no Brasil. Assim, certos temas foram recolocados em debate, como as representações da identidade nacional que se firmaram em torno da arte moderna, e, o mais importante, é que a renovação historiográfica tem proporcionado uma compreensão plural da história da arte moderna no Brasil.

    A temporada 100 anos da Semana de Arte Moderna é organizada em 05 (cinco) entrevistas com convidados que são pesquisadores, professores e curadores com trabalhos e pesquisas, que têm valorizado experiências artísticas variadas que identificam a diversidade das formas e das expressões da arte moderna no Brasil

    Curadoria da Temporada: Paulo Knauss

    ***

    Neste primeiro episódio da temporada, intitulado O mito da descoberta do Brasil convidamos o professor Rafael Cardoso para discutir as ideias sobre o evento histórico e sobretudo os modos de pensar a história da arte moderna no Brasil, promovendo novos enfoques.

    Rafael Cardoso é historiador da arte e escritor, membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador associado à Universidade Livre de Berlim. É autor de diversos livros sobre história da arte e do design no Brasil, nos séculos 19 e 20, sendo o mais recente Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945 (Companhia das Letras, 2022). Atuou como co-roteirista e supervisor geral de Arte Brasileira Quadro a Quadro ( programa do canal Arte1, de 2018), série baseada em seu livro A arte brasileira em 25 quadros (2008). Atua também como curador independente. É de sua co-curadoria a exposição O olhar germânico na gênese do Brasil, em cartaz no Museu Imperial, Petrópolis, até 29 de outubro de 2022. Preside atualmente o comitê contra a censura e pela liberdade de expressão da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

    • 39 Min.
    T03 E07 - Pelas Planícies do Iguassú - Tania Amaro

    T03 E07 - Pelas Planícies do Iguassú - Tania Amaro

    Neste sétimo  e último episódio da temporada "Caminhos Fluminenes da Independência", intitulado “Pelas Planícies do Iguassu”, convidamos a historiadora Tania Amaro para falar sobre o desenvolvimento e a história da região da Baixada Fluminense.

    Tania Amaro é pós-doutoranda em História pela UFRRJ. Doutora em Humanidades, Culturas e Artes e Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Unigranrio. Licenciada e Bacharel em História pela UERJ, com especialização em História das Relações Internacionais pela mesma Universidade. É Docente da rede estadual de ensino e Sócia fundadora e diretora de pesquisa da Asamih. Associada da Apph-Clio. Membro do Conselho Editorial da Revista Pilares da História. Integra como historiadora a Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias. Autora de vários artigos e livros relacionados à História Local e Regional.  É ainda diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

    • 44 Min.

Top‑Podcasts in Wissenschaft

Aha! Zehn Minuten Alltags-Wissen
WELT
KI verstehen
Deutschlandfunk
Das Wissen | SWR
SWR
Sternengeschichten
Florian Freistetter
ZEIT WISSEN. Woher weißt Du das?
ZEIT ONLINE
radioWissen
Bayerischer Rundfunk