1239 episodios

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

O Assunto Globo Podcasts

    • Noticias
    • 5,0 • 9 valoraciones

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

    Netanyahu enfraquecido e o futuro da guerra

    Netanyahu enfraquecido e o futuro da guerra

    A cidade de Rafah é o único ponto de passagem de Gaza para o Egito – e foi para esse trecho ao sul do território que se deslocaram mais de um milhão de palestinos em fuga nos mais de seis meses de ataques israelenses contra o grupo terrorista Hamas. Apesar de apelos internacionais, tropas de Israel entraram em Rafah no início do mês. Nesta semana, um bombardeio matou 45 civis em uma área considerada humanitária. A ação foi classificada como “um erro trágico” pelo premiê de Israel, Benjamin Netanyahu. Mesmo assim, a ofensiva na região continua. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Michel Gherman, professor do Núcleo de Estudos Judaicos da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Gherman explica o que está por trás da admissão de erro feita por Netanyahu, em um momento em que o premiê está isolado e enfraquecido. O professor analisa também os fatores que podem levar ao final do conflito entre Israel e o Hamas.

    • 30 min
    Ronnie Lessa: as confissões do assassino de Marielle

    Ronnie Lessa: as confissões do assassino de Marielle

    Em duas horas de depoimento a investigadores, o assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes contou como foram as negociações para que ele cometesse o crime. Na versão dada pelo ex-PM, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão ofereceram a ele chefiar uma área da milícia na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um negócio que poderia lhe render milhões de dólares. O esquema narrado por Lessa – cuja delação levou à prisão dos irmãos Brazão e também de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do RJ - dá a dimensão do poder e do avanço das milícias. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Leslie Leitão, um dos jornalistas da TV Globo que tiveram acesso aos vídeos da delação com exclusividade, e com Octavio Guedes, colunista do g1 e comentarista da GloboNews. Leslie detalha o conteúdo da delação de Lessa e quais os próximos passos para decifrar o quebra-cabeças do crime contra a vereadora. Octavio analisa como o depoimento de Lessa revela a maneira de atuação das milícias, grupos paramilitares que se expandiram à época do assassinato da vereadora, e que agora travam uma disputa territorial contra o tráfico de drogas.

    • 34 min
    O uso de câmeras por policiais

    O uso de câmeras por policiais

    As câmeras acopladas no uniforme de policiais militares começaram a ser usadas pela primeira vez no Brasil em 2019. Em São Paulo, o uso começou no ano seguinte e logo os resultados apareceram: em 2022, a mortalidade de adolescentes em intervenções policiais atingiu o menor número da série histórica. Nos batalhões que incorporaram o sistema, o número de policiais mortos em serviço caiu 76% entre 2019 (ano anterior à adoção) e 2022. As câmeras foram importantes também para ajudar nas investigações de casos de grande repercussão. Agora, o governo de São Paulo anunciou um edital para comprar novas câmeras e mudar as regras de captura e armazenamento das imagens de abordagens policiais. Para entender como o uso de câmeras em uniformes policiais impacta a segurança pública e quais os possíveis impactos de novos procedimentos de gravação, Natuza Nery conversa com Daniel Edler, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP).

    • 26 min
    Fernando Haddad na trincheira política

    Fernando Haddad na trincheira política

    Em audiência acalorada na Câmara, o ministro da Fazenda respondeu deputados para muito além da pauta econômica. A discussão envolveu questões como música, livros, cultura, vacinação, negacionismo e terraplanismo. O embate enérgico de Haddad se dá em um momento em que o ministro enfrenta desafios e disputas dentro do próprio governo. Para entender os motivos que levaram Haddad a confrontar deputados da oposição e quais os desafios dele à frente da Fazenda neste segundo ano de governo Lula, Natuza Nery conversa com o jornalista Thomas Traumann. Colunista da revista Veja e do Poder 360, Thomas analisa a relação “freudiana” entre Haddad e o presidente Lula, e explica o atual momento do ministro dentro do governo. Junto, Natuza e Thomas avaliam como a postura de Haddad na Câmara ajuda, mas também pode atrapalhar, o governo. E quais as chances do titular da Fazenda se manter em um papel mais combatível, à exemplo de como agia o ex-ministro Flávio Dino (atualmente no STF).

    • 26 min
    Organizadora do caos: quem é a mulher forte da campanha de Trump

    Organizadora do caos: quem é a mulher forte da campanha de Trump

    Um a um, Donald Trump desbanca seus concorrentes para ser o candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 5 de novembro. O ex-presidente reúne forças para tentar voltar à Casa Branca, e uma integrante desta campanha tem ganhado destaque: Susie Wiles. Com uma atuação que durante quatro décadas se manteve no anonimato, hoje ela começa a atrair os holofotes. Com discrição, a autointitulada “organizadora do caos” já havia participado de outras duas campanhas de Trump. Agora, é a mais poderosa e influente conselheira da campanha republicana. Para falar sobre Wiles, Natuza Nery recebe Maurício Moura, doutor em economia e gestão política e professor na Universidade George Washington, nos EUA. Conversa também com Brian Winter, editor-chefe da revista Americas Quarterly.

    • 27 min
    O colapso na saúde do Rio Grande do Sul

    O colapso na saúde do Rio Grande do Sul

    Doença associada a enchentes, a leptospirose fez as primeiras vítimas depois das chuvas que devastaram as cidades gaúchas. A doença é apenas uma das que assombram as autoridades sanitárias, em meio a um cenário de destruição de hospitais e postos de saúde, e enquanto milhares de pessoas vivem em abrigos à espera da água baixar. Neste episódio, Natuza Nery recebe o infectologista Renato Kfouri e o especialista em emergência de saúde pública Diego Ricardo Xavier, coordenador do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz. Renato detalha quais são as doenças que ameaçam a saúde da população gaúcha e quais são as medidas urgentes para proteger os desabrigados de infecções e doenças respiratórias: vacinação indiscriminada. Diego revela detalhes de um mapeamento da Fiocruz sobre a destruição do sistema de saúde e analisa quais os desafios das autoridades de saúde para lidar com eventos extremos do clima.

    • 31 min

Reseñas de clientes

5,0 de 5
9 valoraciones

9 valoraciones

Top podcasts de Noticias

Más de uno
OndaCero
Es la Mañana de Federico
esRadio
Hoy en la historia
El Orden Mundial
Herrera en COPE
COPE
La Noche de Dieter
esRadio
Global News Podcast
BBC World Service

Quizá también te guste

Foro de Teresina
piauí
Medo e Delírio em Brasília
Central 3 Podcasts
Petit Journal
Petit Journal
Rádio Novelo Apresenta
Rádio Novelo
Durma com essa
Nexo Jornal
Estadão Notícias
Estadão

Más de G1

Isso é Fantástico
G1
Papo de Política
G1
Bem Estar
G1
O tema é - Como Será?
G1
HUB GloboNews
G1
#Engajadxs - Como Será?
G1