167 épisodes

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

Simples Vinho Fabiana Knolseisen

    • Éducation
    • 5,0 • 2 notes

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

    Sicilia: entre vinhos e vulcões

    Sicilia: entre vinhos e vulcões

    Cercada pelo mar mediterrâneo, tradições e história por todos os lados – a Sicília é a também uma das mais excitantes novidades do mundo dos vinhos.

    Dona da maior área de vinhedos da Itália e 4a maior região produtora do país, seus vinhos – que por muitos anos foram usados para “vitaminar” tintos das regiões mais frias da península – agora desfrutam nerecido sucesso. Resultado do trabalho cuidadoso de produtores dispostos a mostrar o melhor que esse paraíso tem a oferecer.

    Além dos 300 dias de sol anuais e das brisas marítimas que auxiliam no equilíbrio acidez x açúcar das uvas e facilitam práticas orgânicas, as grandes estrelas da região são as uvas autóctones e o majestoso vulcão Etna, que se erque a 1.500m de altitude e oferece um terroir intrigante e único.

    Bóra fazer um passeio pela Sicília e planejar nosso próximo roteiro!

    Alguns vinhos da Sicília que comento neste episódio:

    • 32 min
    Papo com Ale Vigil - Vinhedo Adrianna

    Papo com Ale Vigil - Vinhedo Adrianna

    O vinhedo Adrianna pode ser considerado a “cerejinha do bolo” dentre os vinhedos da Bodega Catena Zapata. Em seu livro Ouro nos Vinhedos, Laura Catena o chama “o Grand Cru da América do Sul”.

    Pude conhecer em mais detalhes esses vinhedos, especialmente seus Chardonnays – Wite Bones e White Stones – e ter uma idéia de todo o esforço e trabalho envolidos em seu desenvolvimento num delicioso bate-papo com Alejandro Vigil, que compartilho aqui.

    É 90% transpiração, já disse Albert Eistein.

    Imagens dos solos de algumas das calicatas estudadas no vinhedo Adrianna



    Conforme prometido no episódio, aqui podem ser observados os solos que Ale comentou. #1 é Stones e #7 é Bones.

    Confira esses resumos!



    Ouça também



    * SV#81: Ouro nos vinhedos – o Grand Cru da América do Sul e outras histórias

    * SV#160: Sob o vêlo de flor

    * SV#86: Loucos por Catena e Vigil

    • 34 min
    SV#164: Prowein 2024

    SV#164: Prowein 2024

    Prowein, em Dusseldorf na Alemanha, é “só” a maior feira de vinhos do mundo. Conhecer a feira era um sonho antigo meu e. em 2024, realizei! Bóra então dar uma espiadinha na feira e conferir: novidades, curiosidades e tendências do mercado.

    Tintim!





     





















    Ver essa foto no Instagram













































     

    Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)







    Também temos edição da Prowein no Brasil!

    Se a Prowein na Alemanha é um sonho muito distante para você, que tal conhecer a “versão brasileira” da feira? Conforme eu comentei no episódio, a Prowein tem algumas “subsidiárias” pelo mundo e uma delas é justamente aqui no Brasil.

    A feira vem crescendo a cada ano e 2024 promete! Em 2023 foram mais de 10,5 mil visitantes qualificados que tiveram a oportunidade de provar mais de 1.300 marcas de vinhos e destilados de 26 países. Já andei fuçando nos expositores de 2024 e vi que até da Inglaterra teremos vinho! Estou ansiosa. Vai ter muito assunto pra podcast!

    A Prowine 2024 acontece de 01 a 03 de Outubro das 12:00 às 19:00 no Expo Center Norte e as inscrições, exclusivas para profissionais do setor, já estão abertas. Acesse o site oficial para mais informações.

    Confira também a série de episódios sobre a Alemanha



    SV#137: Vinhos Da Alemanha (Parte 1)

    SV#138: Vinhos Da Alemanha – Parte 2: Regiões

    SV#139: Vinhos Da Alemanha Parte 3 – Mosel

    SV#140: Vinhos Da Alemanha Parte 4 – Classificação

    • 31 min
    Oda al Vino - enoturismo na tríplice fronteira

    Oda al Vino - enoturismo na tríplice fronteira

    Nos dias 06 e 07 de setembro de 2024 acontece a 8a edição do Oda al Vino – maior evento de vinhos da região trinacional e que eu visitei em 2023. Neste episódio eu e minhas convidadas falamos sobre o evento – como foi em 2023 e a expectativa para 2024 – para que quem se anime a ir tenha tempo para se organizar.

    Além do evento Oda al Vino também falamos sobre oções de passeios na região, compras – de vinhos na Argentina e bugigangas no Paraguai – hodpedagem e uma super dica para cruzar a fronteira sem gastar horas na fila comum.

    5 Razões para ir ao Oda ao Vino



    Movie Cars – um lugar para soltar a nostalgia

    Como eu conto no episódio, um dos lugares em Foz do Iguaçú que mais me encantou foi o Movie Cars. É uma espécie de museu com réplicas de carros famosos. Uma atração imperdível para baixinhos e grandinhos – especialmente aqueles que foram criança nos anos 80.

    Passeia-se entre a famosa brasília amarela dos Mamonas Assassinas, o de Loren de De Volta Para o Futuro ou o carro do Dick Vigarista. Até a moto do Daryl, do The Walking Dead está por lá. Parece bobo, mas a gente sai de lá sorrindo.

    Documentei minha visita nesse DESTAQUE no Instagram (o link só funciona em telefones).

    Os restaurantes que visitamos na trip

























    Ver essa foto no Instagram















































    Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)







    A super cobertura da Vivi

    Como eu comentei no episódio, Vivi fez um lindo trabalho documentando os pontos turísticos e restaurantes que visitamos. Não deixe de ouvir também as dicas extra da Marihá, ex-moradora da região.

    Como funciona o Dólar MEP

























    Ver essa foto no Instagram















































    Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)







    Convidadas:



    * Sabrina Trezze: sommelière e diretora na ABS-RJ

    * Gisela Viana: proprietária da Oda Vinoteca e a href="https://www.instagram.com/odadutyfree?

    • 33 min
    A Criolla tá na moda

    A Criolla tá na moda

    Uvas criollas. Tá todo mundo falando delas e a gente não poderia ficar de fora. No episódio de hoje vamos conferir quem são as uvas criollas e alguns produtores que decidiram explorar esse patrimônio argentino.

    E como por aqui gostamos de quebrar paradígmas, que tal uma “criolla” sulafricana? Eles certamente não chamam de criolla por lá, mas a ideia é a mesma: uma jóia local garimpada com esmero.

    Participações especiais:



    * Hector Durigutti, da Durigutti Family Winemakers,

    * Norberto Paes – Paso a Paso Wines e

    * Oriana Zamora – Catena Zapata.



    Produtores e vinhos comentados neste episódio

    Durigutti Winemakers

    Hector Durigutti comentou sobre o início de seus trabalhos com as uvas criollas e seus rótulos:



    * Criolla Parral, Criolla Gobelet: um 100% Criolla Chica (conhecida como País, no Chile) produzido com do parral encontrado no vinhedo comprado em Las Compuertas. O vinhedo precisou ser trasladado e, na mudança, optou-se por organizá-lo em gobelet. Um vinho tinto leve, refrescante e frutado. A safra 2022 recebeu 90 pontos Descorchados.

    * Cara Sucia Cereza: da uva Cereza, e não da fruta cereja. Vai até mudar de nome para evitar confusão. Pessoal classifica como rosé mas eu considero um tinto leve, meio clarete (que está ultra na moda!). Confere mais abaixo no post o que escrevi desse vinho quando conheci.



    Os vinhos chegam ao Brasil importados pela Domínio Cassis e em Sampa podem ser encontrados na Boutique do Vinho Artesanal. Conheça mais/

    Paso a Paso Wines

    Norberto Paes nos conta sobre seu trabalho em As Criollas de Don Graciano.- field blend de 4 uvas que originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação



    * Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos.

    * Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles.

    * Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho.

    * Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e

    Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração.



    Os vinhos chegam ao Brasil através da Família Kogan Wines. Saiba mais.

    Matías Morcos

    O jovem Matías Morcos contou que busca fazer vinhos para conquistar seus amigos não bebedores. Aos 24 anos foi eleito Enólogo Revelação do Ano pelo Guia Descorchados 2020. Seu trabalho resgata e prestigia as uvas Moscatel, Criolla e Bonarda. Os vinhos chegam ao Brasil através da La Vinheria.

    Conheça mais.

    Bodegas Níven

    Além dos vinhos com Criollas,

    • 40 min
    Jerez - Sherry - Xerez

    Jerez - Sherry - Xerez

    Finalmente cumprindo essa pendência antiga: episódio sobre Jerez!

    Jerez é um mundo dentro do mundo do vinho. É um vinho branco com cores variando do amarelo pálido quase transparente ao café profundo e untuoso. É o vinho mais seco que você vai provar na vida e, possivelmente, também os mais doce – e tudo o que pode ser compreendido entre esses dois extremos.

    Um vinho cheio de altos e baixos. Já foi responsável por mais de 40% do vinho consumido na Inglaterra por meados do século 19, teve a reputação comprometida pelas falsificações, ficou anos conhecido como “vinho das vovozinhas” e está sendo “redescoberto” neste século.

    E, como se já não fosse peculiar o suficiente devido ao seu método de produção, vem dessa região espanhola lindíssima que é a Andaluzia. Já vai anotando e aprendendo tudo porque é certeza que sua próxima viagem vai ser pra lá!

    Ouça também: SV#160: Sob o vêlo de flor

    Fontes consultadas:

    A curiosa história do Fino e do vêlo de flor >>

    A flor realmente era defeito >>

    Masterclass ABS-SP – Semana do Jerez 2023 >>

    Jancis Robinson sobre os novos Jerezes sem fortificar >>

    Sherry Academy >>

    A arte de venenciar. Mais uma peculiaridade de Jerez



     

    • 39 min

Avis

5,0 sur 5
2 notes

2 notes

annechone ,

Leve e educativo ao mesmo tempo

Adoro este podcast. Sempre aprendo sobre vinho, mas me divirto também pois o tom é leve, tem histórias pitorescas no meio, entrevistas de produtores e especialistas…
Um mergulho no mundo do vinho divertido, sem frescura ou preconceito. Parabéns!

Max.Duf ,

Super intéressant

Podcast super intéressant e bem feito. Com links e bela musica.
Um trabalho muito bom. Parabens

Classement des podcasts dans Éducation

Ma parole
France Culture
Chaud Dedans
Claire Fournier
"Comment tu fais ?" by Laury Thilleman
Laury Thilleman
Ces questions que tout le monde se pose
Maud Ankaoua
Choses à Savoir
Choses à Savoir
T'as qui en Histoire ?
Stéphane Genêt

D’autres se sont aussi abonnés à…

UmamiCast | Vinho para beber e ouvir
Umami Mag
ADEGA Podcast
Revista ADEGA
História em Meia Hora
Agência de Podcast
MacMagazine no Ar
MacMagazine.com.br
Tecnocast
Tecnoblog
É nóia minha?
Camila Fremder