Radio Terrana

Rádio Terrana
Radio Terrana Podcast

A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. O podcast ensaia diálogos com ativistas, pesquisadores, cientistas implicadas com problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e pensamentos de retomada, conectados com as urgências impostas pelo antropoceno.

Episodes

  1. Edtechs: Educação e inteligência artificial. Conversa com Marta Mourão Kanashiro

    25/10/2023

    Edtechs: Educação e inteligência artificial. Conversa com Marta Mourão Kanashiro

    No episódio de hoje conversamos com Marta Kanashiro sobre edtechs, o uso da inteligência artificial na educação e os impactos desse modo de funcionamento atual. Marta Kanashiro atua na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como pesquisadora (Pq-B) do Laboratório de Jornalismo (Labjor) , professora do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (o qual coordenou entre 2017-2020), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do qual já participava como fundadora e pesquisadora desde 2013. Foi pesquisadora da Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Rede Lavits 2009-2022) da qual também é membro fundadora, participando atualmente do Conselho Consultivo (desde 2022). Concluiu pesquisa de pós-doutorado junto ao Surveillance Studies Centre, do Departamento de Sociologia da Queen's University (Canadá), onde trabalhou como visiting scholar entre 2014 e 2015. Desde 2020, participa também de grupos de estudo, atuação e formação em psicanálise, tendo especial interesse na escola inglesa de psicanálise e na "teoria do pensar" de Wilfred Bion. Interesses, pesquisas e trabalhos mais recentes voltam-se também para temas relativos à: Tecnopolítica e capitalismo contemporâneo; Inteligência artificial e extração de dados; Algoritmos, educação e mercado; Tecnologias de informação e interseccionalidades; Tecnologia e processos de subjetivação; Movimentos sociais, ativismos e tecnologia. Ficha Técnica: Participantes da entrevista: Marta Kanashiro e Henrique Parra Narração de apresentação do episódio: Yasmin da Costa Barreiros Edição sonora do episódio: Henrique Parra e Yasmin da Costa Barreiros Vinheta de abertura da Rádio Terrana: Gustavo Lemos Difusão online e material gráfico: Yasmin da Costa Barreiros Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): Apoio Rádio Terrana: PIBEX - Universidade Federal de São Paulo e Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS).

    1h 6m
  2. Transição Societal e Investigação Tecnopolítica - Flavia Vivacqua entrevista Henrique Parra

    01/08/2023

    Transição Societal e Investigação Tecnopolítica - Flavia Vivacqua entrevista Henrique Parra

    Esse episódio foi produzido a partir de uma entrevista em vídeo com Henrique Parra (coordenador do Pimentalab), realizada e conduzida por Flavia Vivacqua, em 5 de junho de 2023, para o Canal Design Regenerativo: https://www.youtube.com/live/K92mJ-r7Mog Decidimos editar e publicar o audio dessa conversa no Podcast Radio Terrana, pois as perguntas e o diálogo com a Flávia sobre os desafios atuais face às urgências da crise climática, proporcionaram uma boa oportunidade de reflexão sobre os caminhos de pesquisa que temos desenvolvido no Pimentalab. Flávia Vivacqua é consultora, facilitadora, educadora, terapeuta em fenomenologia sistêmica e diretora da empresa Design Regenerativo. Seu trabalho está ancorado na experiência de 25 anos com equipes e organizações e mais de dez certificações em diferentes metodologias e técnicas em processos colaborativos, governança, pensamento sistêmico, complexidade e design regenerativo. Abriu sua própria consultoria a Nexo Sistêmico (2007) com foco em desenvolvimento humano e organizacional. Fundadora do Design Regenerativo Brasil (2016), onde coordena cursos e serviços. Autora do livro "A pérola do Dragão - uma jornada profunda pelas origens do método Dragon Dreaming e outras contribuições em Educação Regenerativa e processos de coaprendizagem", lançado pela Bambual Editora (2021). Pós-graduada em Terapia Fenomenológica com Constelações Sistêmicas, pela CEFATEF, realiza atendimentos online e na Casa da Backer em São Paulo. Mais infos: www.designregenerativo.com www.nexosistemico.com.br www.casadabacker.com Ficha Técnica: Participantes da entrevista: Flavia Vivacqua e Henrique Parra Narração de apresentação do episódio: Yasmin da Costa Barreiros Edição sonora do episódio: Yasmin da Costa Barreiros Vinheta de abertura da Rádio Terrana: Gustavo Lemos Difusão online e material gráfico: Yasmin da Costa Barreiros Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): Apoio Rádio Terrana: PIBEX - Universidade Federal de São Paulo e Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS).

    1h 24m
  3. 12/09/2022

    Cibernética e individuação. Conversa com Pablo Esteban Rodrígues

    No episódio de hoje conversamos com Pablo Esteban Rodriguez. Diferentemente das edições anteriores, este programa foi produzido a partir de uma atividade conjunta que realizamos no curso Tecnopolíticas: ciência e tecnologia na produção de mundos, oferecido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo em 2021. Em razão da pandemia de covid19, realizamos o curso remotamente e contamos com a generosa participação de pesquisadoras e ativistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Pablo (Manolo) Esteban Rodríguez é formado em Ciências da Comunicação, Doutor em Ciências Sociais e docente da Faculdade de Ciências Sociais na Universidade de Buenos Aires. É também pesquisador do Conicet (Consejo Nacional de  Investigaciones Científicas y Técnicas) e membro da LAVITS (Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade). Alguns livros de sua autoria: Historia de la información (Capital Intelectual, 2012); Biopolítica molecular y medicalización de la vida cotidiana (Eudeba, 2017); Las palabras en las cosas: Saber, poder y subjetivación entre algoritmos y biomoléculas (ed.Cactus). É também coorganizador dos livros Amar a las máquinas; Cultura y técnica en Gilbert Simondon (Prometeo, 2015) e La salud inalcanzable: Biopolítica molecular y medicalización de la vida cotidiana (Eudeba, 2017  Na conversa de hoje, Pablo nos ajuda a explorar alguns conceitos centrais na obra de Gilbert Simondon e como eles nos ajudam a compreender os fenômenos tecnológicos contemporâneos: a dataficação, a plataformização e a crescente mediação algorítmica em nossas vidas. O programa tem dois momentos. Na primeira hora (até 1:05:05) Manolo discorre sobre o tema. Em seguida, abrimos o diálogo com perguntas e comentários de participantes. Links de referências: *Sobre Pablo Esteban Rodrigues: http://webiigg.sociales.uba.ar/buscador/miembrosDetalle.php?id=758 https://ri.conicet.gov.ar/author/25385 https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=29474 *Curso Tecnopolíticas: ciência e tecnologia na construção de mundos: https://pt.wikiversity.org/wiki/Utilizador:Opensocialsciences Ficha Técnica: Entrevistado: Pablo Esteban Rodriguez Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo  Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão, Ariane Reis. Participantes da entrevista: Daniel Shinzato; Wilver Portella; Rafael Malhão; Henrique Parra.  Edição: Gustavo Lemos, Henrique Parra Vinheta: Gustavo Lemos Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford: https://www.lavits.org

    1h 53m
  4. O Antropomaquínico e a produção de sujeitos raciais. Conversa com Edson Teles

    31/05/2022

    O Antropomaquínico e a produção de sujeitos raciais. Conversa com Edson Teles

    A  Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo  Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e  experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre  práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. O podcast  ensaia diálogos com ativistas, pesquisadores, cientistas implicadas com  problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e  pensamentos de retomada, conectados com as urgências impostas pelo  antropoceno. Sobre o Episódio 4: O Antropomaquínico e a produção de sujeitos raciais. Conversa com Edson Teles Nesse episódio conversamos com Edson Teles, pesquisador e professor do departamento de filosofia da UNIFESP. Edson Teles apresentou um conjunto de questões a partir da obra de Achille Mbembe, refletindo sobre o que ele chamou de "O antropomaquínico e a produção de sujeitos raciais". Na conversa, Edson Teles propõe algumas chaves de reflexão que interrogam a fabricação do consenso democrático no Brasil durante o período de transição à ditadura militar no país. Ficha Técnica: Entrevistado: Edson Teles Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão, Ariane Reis. Participantes da entrevista: Pimentalab e Filopol Edição: Gustavo Lemos Mixagem e paisagem sonora: Gustavo Lemos Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford: https://www.lavits.org

    1h 58m
  5. 18/10/2021

    Simondon, filosofias macumbeiras e magias técnicas. Conversa com Lucas Vilalta

    A  Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo  Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e  experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre  práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. O podcast  ensaia diálogos com ativistas, pesquisadores, cientistas implicadas com  problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e  pensamentos de retomada, conectados com as urgências impostas pelo  antropoceno. Sobre o Episódio 3:  Simondon, filosofias macumbeiras e magias técnicas. Conversa com Lucas Vilalta Nesse  episódio conversamos com o Lucas Vilalta, que é mestre e bacharel em  Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da  Universidade de São Paulo, onde atualmente ele faz doutorado. A conversa  que vocês acompanham aqui foi motivada pela publicação do livro do  Lucas -  "SIMONDON, uma introdução em devir"  - da Editora Alameda. A  publicação resulta da dissertação de mestrado do Lucas. Na  conversa de hoje, o autor, além de compartilhar a sua leitura da obra  do filósofo francês, também nos apresenta a sua concepção de filosofia  macumbeira, em uma conversa entre macumba e o pensamento do filósofo. Durante  um período significativo a obra de Gilbert Simondon ficará quase  desconhecida. É a partir de uma resenha escrita por Gilles Deleuze e  publicada em 1966, sobre a primeira parte da tese de Simondon, que o seu  pensamento começará a alcançar um público maior.  Mas só na década de  1990 que o pensamento simondoniano terá sua importância reconhecida e, a  partir de então, começa a ser estudado tanto na filosofia (em especial  como um dos grandes pensadores sobre as técnicas) como em diversas áreas  do conhecimento, da antropologia as engenharias, passando pela  comunicação, sociologia, artes e psicologia. Como  Simondon pode nos ajudar a compreender as encruzilhadas tecnicas e  politicas, cosmotecnicas e cosmopoliticas nessa era veloz do capitalismo  cibernético? Ficha Técnica: Entrevistado: Lucas Paolo Sanches Vilalta Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão. Participantes da entrevista: Alana Moraes; Daniel Shinzato; Evandro Smarieri Soares, Henrique Parra; Jessica Paifer, Priscila Ambrosio, Rafael Malhão. Edição: Alana Moraes e Gustavo Lemos Mixagem e paisagem sonora: Gustavo Lemos Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford: https://www.lavits.org

    1h 31m
  6. Capitalismo Pandêmico, Ciências de Combate

    20/04/2021

    Capitalismo Pandêmico, Ciências de Combate

    A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora; um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre  práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. Sobre o Episódio 2: Nesse episódio entrevistamos Allan de Campos,  geógrafo, tradutor e prefaciador do livro  “Pandemias e Agronegócio: Doenças infecciosas, capitalismo e ciência” escrito pelo pesquisador de epidemiologia evolutiva Rob Wallace e publicado no Brasil em 2020 pelas editoras Elefante e Igra Kniga. Wallace pesquisa há mais de 20 anos a relação do modo de produção capitalista do agronegócio e as epidemias. Allan de Campos vem investigando os complexos agroindustriais no Brasil e as relações entre o trabalho nessas configurações, a saúde pública e a produção de doenças infecciosas.  Falamos sobre como a reterritorialização do capital no campo do agronegócio e suas diferentes formas de produção são palcos para a produção de novos vírus e contágios, alavancando um circuito aquecido de epidemias globais. O entendimento das origens do Covid-19 e outras que se acumulam neste século vão além dos protocolos de segurança e do mercado de Whuan,  a sua compreensão relaciona paisagens degradadas com políticas de financiamento científico, redes sociotécnicas e socioecológicas entre humanos e outros que humanos  e os novos regimes de financerização da terra.   Qual o papel da ciência para a compreensão das pandemias em suas diferentes esferas? E quais implicações para pesquisadores que assumem uma posição política para compreensão destes fenômenos?    Ficha Técnica: Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão. Entrevistado: Allan Rodrigo de Campos Silva Edição, mixagem: Gustavo Lemos Pesquisa trilha sonora: Rafael Malhão e Gustavo Lemos Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford: https://www.lavits.org

    1h 13m
  7. A terra ao redor: o chamado Guarani para outras práticas de conhecimento

    30/01/2021

    A terra ao redor: o chamado Guarani para outras práticas de conhecimento

    A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora; um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre  práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. Sobre o episódio: Conversamos com Jerá Guarani, liderança Guarani Mbya da aldeia Kalepity, nas Terras Indígenas Tenondé Porã, em Parelheiros, extremo sul da cidade Sao paulo; e com Lucas Keese, que é pesquisador, antropólogo, mas que há muito tempo é parceiro da luta Guarani, ajudando a articular ações no território, tecendo encontros e lutas. Vamos falar um pouco sobre os limites das formas de produção de conhecimento em nossas escolas e universidades a partir de uma perspectiva terrana que vem sendo elaborada e cultivada no território guarani mbya. Como a luta e os modos de existência guarani interpelam o colapso civilizacional produzido pelo mundo dos brancos? Há mundos por vir? Ficha Técnica: Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer. Entrevistados: Jera Guarani, Lucas Keese Edição, mixagem, e trilha sonora: Gustavo Lemos Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://pimentalab.milharal.org Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net Apoio:Rede Lavits (Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade) e Fundação Ford: https://www.lavits.org Músicas: Abertura: Gustavo Lemos Katú – Aguyjevete: https://www.youtube.com/watch?v=M4czt2327vA Kunumi MC – xondaro Ka’aguy Reguá: https://www.youtube.com/watch?v=cT7ZXxAMetY Memória Viva Guarani – Nande Reko Arandu – https://www.youtube.com/watch?v=3sJNTCYZyw4 Memória Viva Guarani – Ñande Arandu Pygua – https://www.youtube.com/watch?v=3sJNTCYZyw4

    1h 14m

About

A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. O podcast ensaia diálogos com ativistas, pesquisadores, cientistas implicadas com problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e pensamentos de retomada, conectados com as urgências impostas pelo antropoceno.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada