A Próxima Vaga. Media e Inteligência Artificial: como é que o jornalismo sobrevive na era dos 'deepfakes' e da fragmentação do consumo digital?

Deixar o Mundo Melhor

Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Francisco Pinto Balsemão sobre Inteligência Artificial.

Muitos orgãos de comunicação social já estão a usar a inteligência artificial (IA), tanto na transcrição e tradução de entrevistas como na criação de notícias simples e objetivas com o uso de dados estatísticos. A IA tem uma enorme capacidade para analisar grandes volumes de dados e, nesse sentido, pode ajudar a acelerar o processo de produção de notícias, permitindo que os jornalistas acedam a informações relevantes mais rapidamente, realizem análises de dados complexas com mais eficiência e venham até a personalizar a entrega de notícias aos leitores com base nos seus interesses e preferências. Mas nesta era dos algoritmos, são várias as questões éticas que se levantam: como podemos garantir a transparência e a responsabilidade no uso da IA no jornalismo? Como é que a IA pode ajudar na verificação de factos e na detecção de notícias falsas? E até que ponto a IA pode substituir os jornalistas humanos na produção de notícias? Para responder a estas e outras perguntas, foram convidados Isabel Trancoso, professora catedrática do Técnico, especialista em 'processamento da língua natural', e Ricardo Costa, diretor-geral de Informação da Impresa (Expresso e SIC). Oiça aqui o sétimo episódio do podcast A Próxima Vaga, com moderação de Francisco Pinto Balsemão, originalmente publicado a 29 de fevereiro de 2024.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada