Enchentes, aumento da temperatura global, escassez de água e de alimentos, aumento do nível do mar…
Basta lembrar do ano de 2024 aqui no Brasil, que foi marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, por inúmeros focos de incêndio na Amazônia, no Pantanal e no cerrado, e também pela seca que assolou a maior parte do território nacional, com impactos terríveis principalmente para a região Norte do país.
Nesse cenário, estamos frente a frente com uma discussão que é profunda e sem saídas fáceis: como a filantropia e a cultura de doação podem se organizar pra mitigar os efeitos das mudanças climáticas nos próximos anos?
No episódio de hoje, Mari Campanatti recebe Dona Laura da Cruz, saiu do Pará para buscar uma vida melhor em São Paulo, onde trabalhou como catadora de materiais recicláveis. Hoje é comunicadora e representante do Pimp My Carroça e Cataki, faz sucesso nas redes sociais do Cataki falando de forma divertida e educativa sobre reciclagem e Mariana Gauer, graduada em Ciências Contábeis pela USP, é Coordenadora de Impacto Social na The Caring Family Foundation, que atua no combate à fome, proteção de mulheres vítimas de violência e preservação ambiental. Também é Diretora de Projetos no LOBA Festival, iniciativa que fomenta e valoriza obras escritas por mulheres. Educadora na Turma do Jiló, que trabalha com educação inclusiva, além de ser voluntária no GoodTruck, que combate a fome, e no Litro de Luz, que leva iluminação solar a comunidades vulneráveis para um papo sobre como as iniciativas coletivas podem mitigar os efeitos da crise climática e como a doação é uma forma de luta.
--
Esse podcast é uma produção do Instituto MOL. Com apresentação de Mariana Campanatti, design de Gláucia Ribeiro, divulgação de Jonathas Carvalho e coordenação de Ana Ju Rodrigues.
Siga nas redes: @institutomol
Informações
- Podcast
- Canal
- FrequênciaSemanal
- Publicado10 de dezembro de 2024 11:35 UTC
- Duração1h14min
- ClassificaçãoLivre