21 episodes

Esse canal tem por objetivo divulgar informações sobre boa governança pública. Vamos tratar de diversos assuntos como inovação, educação profissional, tecnologias, ética, planejamento, integridade e políticas públicas.

Bate papo sobre boa governança Jesue

    • Education

Esse canal tem por objetivo divulgar informações sobre boa governança pública. Vamos tratar de diversos assuntos como inovação, educação profissional, tecnologias, ética, planejamento, integridade e políticas públicas.

    Aula sobre algumas implicações da tecnologia no século XX

    Aula sobre algumas implicações da tecnologia no século XX

    Aula sobre tecnologia.

    • 38 min
    Desafios do uso da Inteligência Artificial na educação

    Desafios do uso da Inteligência Artificial na educação

    Destacando desafios de se utilizar a IA.

    • 29 min
    Apresentação da metodologia utilizada pelo DSI - DTIC - por Gilberto Coutinho

    Apresentação da metodologia utilizada pelo DSI - DTIC - por Gilberto Coutinho

    Esse podcast foi produzido por meio da transformação de arquivo mp4 de apresentação produzida por Gilberto Coutinho - disponível no link:

    https://youtu.be/Scah-TviRs8 

    A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é parte estratégica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) para o cumprimento de sua missão de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Missão: Atender as demandas institucionais por recursos de tecnologia da informação e comunicação e realizar a gestão destes recursos com efetividade.

    Visão: Atuar com excelência no fornecimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação ao IFSC.

    Valores: São valores que deverão ser observados pela gestão de TIC:


    Colaboração entre as equipes de TIC do IFSC para favorecer a solução de problemas comuns aos Câmpus e Reitoria;
    Sustentabilidade como princípio na aquisição ou desenvolvimento de soluções de TIC;
    Valorização das Pessoas pela melhoria contínua do relacionamento e atenção ao bem-estar, para aumento da satisfação pessoal e profissional;
    Efetividade na entrega de serviços e soluções de TIC que atendam às expectativas dos usuários.

    Como parte fundamental no cumprimento da missão institucional a Governança de TI do IFSC será de responsabilidade do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, composto pela alta administração, áreas de negócio e áreas técnicas de TIC.

    ================================================================================

    Ao Departamento de Sistemas compete:


    Utilizar as melhores práticas para gerenciamento de mudanças;
    Manter banco de conhecimento dos sistemas de informação;
    Mapear os processos de sua área e mantê-los atualizados de acordo com as diretrizes da CGovTIC;
    Planejar e desenvolver soluções de TIC com foco no aluno;
    Repassar a CGovTIC informações sobre sistemas de TIC novos ou descontinuados com o objetivo de manter atualizados o portfólio de sistemas de TIC.

    • 7 min
    Farleir Luís Minozzo - Apresentação da Coordenadoria de Governança de TI

    Farleir Luís Minozzo - Apresentação da Coordenadoria de Governança de TI

    Apresentação da Coordenadoria de Governança de TI

    Farleir Luís Minozzo

    Mestre em Mecatrônica (Stricto Sensu) e Pós-Graduado (Lato Sensu) em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos pelo IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), no qual desenvolveu o projeto Filtro de Linha Inteligente na Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburgo (Alemanha). Formado também no curso Técnico em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC) e graduado no curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações no IFSC, está atualmente trabalhando como Analista de Tecnologia da Informação na Reitoria do IFSC, na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Atua na área de Governança de TI, Administração de Sistemas e Serviços de Rede, e tem interesse nas áreas de Segurança da Informação, como na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    • 2 min
    Ações em desenvolvimento no Departamento de Sistemas de Informação - por Gilberto Coutinho - DTIC

    Ações em desenvolvimento no Departamento de Sistemas de Informação - por Gilberto Coutinho - DTIC

    O chefe do DSI, Gilberto Coutinho discorre sobre ações em andamento.

    • 6 min
    Os efeitos nocivos do Cyberbullying nas escolas

    Os efeitos nocivos do Cyberbullying nas escolas

    Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

    Em meio às novas formas de violência, o bullying, que é uma palavra de origem inglesa derivada do verbo “bully”, machucar ou ameaçar alguém mais fraco.

    O cyberbullying ou bullying virtual pode ocorrer por meio das mídias sociais, sites, blogs ou até mesmo por mensagens de texto instantâneas, como o “WhatsApp”. Trata-se na verdade de uma modalidade de assédio moral realizada por meio da internet.

    Aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. 

    O relatório é baseado na resposta de adolescentes de 15 anos que participaram da avaliação.

    No Brasil, 17,5% disseram sofrer alguma das formas de bullying “algumas vezes por mês”; 7,8% disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. 

    Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos. 

    Com base nos relatos dos estudantes, 9% foram classificados no estudo como vítimas frequentes de bullying, ou seja, estão no topo do indicador de agressões e mais expostos a essa situação. 

    A publicação faz parte das divulgações do Pisa, a avaliação aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aumento de casos de depressão, especialistas e pessoas em tratamento destacam a necessidade de debater o assunto e de lidar com a influência do bullying sobre a depressão e da depressão sobre o suicídio.

    O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, cresceu 18% entre 2005 e 2015. 

    A estimativa é de que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença no mundo. “No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, destaca a OMS.

    São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

    No Brasil, a lei de nº 13.185/16, chamada de Programa de Combate à Intimidação Sistemática, conceitua o cyberbullying, determinando que as escolas fiscalizem esses eventos, a fim de impedir sua ocorrência, porém, a lei não admite punição para os agressores.

    Fonte:

    https://jus.com.br/artigos/71777/a-relacao-de-causalidade-do-suicidio-decorrente-do-cyberbullying

    • 3 min

Top Podcasts In Education

The Mel Robbins Podcast
Mel Robbins
The Jordan B. Peterson Podcast
Dr. Jordan B. Peterson
Mick Unplugged
Mick Hunt
TED Talks Daily
TED
Do The Work
Do The Work
School Business Insider
John Brucato