22 episodes

Podcast baseado em papos de bar entre estudantes de química sobre a ciência, a vida e argumentações absurdas baseadas em nada que, muitas vezes, não chegam a lugar nenhum.

Eu li num paper Eu li num paper

    • Science

Podcast baseado em papos de bar entre estudantes de química sobre a ciência, a vida e argumentações absurdas baseadas em nada que, muitas vezes, não chegam a lugar nenhum.

    Os alquimistas estão chegando

    Os alquimistas estão chegando

    Salve, nobres alquimistas!

    Separem seus cadinhos, potes de louça e nos acompanhe nesse episódio. 
    Vocês já ouviram falar de alquimia? Se não, primeiramente vá ouvir o incrível "Tábua de Esmeralda" do Jorge Ben.

    A alquimia era uma antiga prática protocientífica, onde um dos principais objetivos era transmutar metais de menor valor agregado para outros mais valiosos, além, da clássica, busca pelo elixir da vida. Mas, mesmo assim, o que podemos tirar dessas experiências que tendiam ao exótico? Como a alquimia influenciou na imagem que temos da química e do cientista nos dias de hoje?

    Para isso, convidamos o Pedro Henrique (@antuneslord )lá do Instituto Federal Fluminense para falar um pouco sobre esse tão esperado tema e, ainda de quebra, discutimos vários aspectos do "ensinar química"! Acompanhe também os materiais produzidos no seu projeto de divulgação científica @hq_historia_quimica !!

    Se cuidem sempre!

    • 1 hr 35 min
    Dualidade Química

    Dualidade Química

    Saudações nobres terráqueos, nosso mais novo episódio está no ar assim como estava o gás cloro nas trincheiras da 1ª GM!
    O fazer química e ciência é um ato humano, então estão sujeitos a depender de fatores humanos, contextos históricos e momentos individuais de quem o faz. Muitas vezes na história o desenvolvimento científico veio de origens questionáveis, como de guerras, desenvolvimento de novas drogas, dentre outros tantos.
    A ciência é, acima de tudo, dualística. Pode ser boa, ou ruim. Um isômero pode aliviar cólicas menstruais e o outro pode levar a má formação e morte dos fetos e, nós como cientistas, devemos ter responsabilidade social e rigor ao que colocamos no mundo.
    Neste episódio com a ilustre Professora Carolina da UNIFESP discutimos sobre essa tal de dualidade da ciência e do ato de construir conhecimento científico, passando por várias discussões epistemológicas e algumas extrapolações, como de costume ahahah
    Então coloque seus fones de ouvido, junte a louça e embarque nesse episódio (e em todos os outros que temos, pode ser louça p cacete)! Nos acompanhe em nossas redes sociais e fique de olho que vem muita coisa boa por ai!
    Beijos e se cuidem. Até a próxima!
    Referências
    [1] R. Trapp. The duality of chemistry: Chemistry for peaceful purposes versus chemical weapons!. Pure Appl. Chem.,, 2008. 80 (8), 1763–1772.
    [2] D. J. Newman and G. M. Cragg, “Natural Products as Sources of New Drugs over the Nearly Four Decades from 01/1981 to 09/2019,” J. Nat. Prod., vol. 83, no. 3, pp. 770–803, 2020, doi: 10.1021/acs.jnatprod.9b01285
    [3] Roffman, R. “O mesmo e o não mesmo”. 1ª Edição. 2007.. Editora Unesp.
    [4] https://super.abril.com.br/sociedade/o-lado-amargo-da-baunilha/
    [5] https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45245309

    • 1 hr 24 min
    Prêmios igNobel

    Prêmios igNobel

    Salve, caros Laureados!

    No episódio de hoje, tivemos a honra de receber a Fabi e o Igor (vulgo 14) para selecionarmos os melhores prêmios igNobels que já foram atribuídos. Você não faz ideia do que seja? Te dou um exemplo: houve uma prova e uma contra prova que a coca cola tem propriedade que matariam espermatozoides. Como eles fizeram isso? Fica aí a grande dúvida.  

    • 1 hr 23 min
    10 anos do acidente de Fukushima

    10 anos do acidente de Fukushima

    Salve, rapaziada! 

    Onde vocês estavam há dez anos quando o acidente na usina nuclear de Fukushima aconteceu? Tomando um leite com pera? Como eu sei? Você tem cara. 

    Brincadeiras à parte, no quarto episodio do paper review vamos discorrer sobre o acidente que aconteceu em 2011 no Japão. Vamos falar das principais diferenças deste acidente quando comparado com o que aconteceu em Cherbonyl em 1986. Além disso, uma discussão sobre a utilização ou não da energia nuclear como matriz energética também se faz presente! 

    Referências

    [1]https://web.archive.org/web/20110616013044/http://www.world-nuclear-news.org/RS_Fukushima_faced_14-metre_tsunami_2303113.html

    [2] Institute of Nuclear Power Operations. Special Report on the Nuclear Accident at the Fukushima Daiichi Nuclear Power Station. 2011

    • 58 min
    A química na guerra

    A química na guerra

    Salve meus soldados! Preparados para uma pequena viagem no tempo? Neste episódio nós debatemos a evolução da Química nas guerras, desde gás mostarda até o Fat Man.

    Entenda também como um cara que mudou o mundo todo com uma descoberta, salvando milhões da fome, também levou a morte de milhares com o gás cloro. Mas será que esses avanços só serviram para a guerra ou alguns deles têm alguma função que não seja pra matar pessoas hoje em dia?

    Apertem as fivelas, coloquem as bandoleiras e não esqueçam suas máscaras de gás, porque esse episódio está um estouro!

    Referências

    [1] Adams, M. R. The birth of modern industrial microbiology: the acetone–butanol fermentation. The International Journal for the History of Engineering & Technology, 87(1), 81–95, 2017. doi:10.1080/17581206.2017.1329970
    [2] Le Thanh Huong Nguyen, Céline Raynaud, Isabelle Meynial Salles, Philippe Soucaille. Reviving the Weizmann process for commercial n-butanol production. Nature Communications, Nature Publishing Group, 2018, 9 (1), 8 p. ⟨10.1038/s41467-018-05661-z⟩
    [3] Tan SY, Tatsumura Y. Alexander Fleming (1881-1955): Discoverer of penicillin. Singapore Med J. 2015;56(7):366-367. doi:10.11622/smedj.2015105
    [4] https://www.gutenberg.org/files/1059/1059-h/1059-h.htm (The world set free)
    [5] Silva, Marcos Valle Machado da. 2019. “O Tratado Sobre a Proibição De Armas Nucleares (TPAN): Inovação No Desarmamento Nuclear Ou esforço inócuo?”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 20 (dezembro). https://doi.org/10.20889/M47e20012.
    [6] Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Dica dos cinéfilos cult)

    • 1 hr 28 min
    Coquetel de moléculas

    Coquetel de moléculas

    Saudações, coquetéis de moléculas!

    Com as veias dilatadas e cheias de taurina, com a salada cheia de vinagre e tomando um dramin, pra dar uma balanceada, nós trazemos mais um episódio pra vocês! Neste episódio, recebemos o Guilherme e o Renan para falarmos sobre uma miscelânea de moléculas para mostrar quais seriam as melhores que temos nesse nosso mundão.

    E como ficará evidente, o que mais tem nesse episódio é clubismo. E com isso, você saberá que nem tudo que está nesse episódio deverá ser levado a sério. Esperamos que entendam. 

    Lembrem-se de nos seguir em sua plataforma de podcasts preferida e em todas as nossas redes sociais @linumpaper!

    • 1 hr 33 min

Top Podcasts In Science

Hidden Brain, Shankar Vedantam
WNYC Studios
Mike Carruthers | OmniCast Media | Cumulus Podcast Network
Alie Ward
Neil deGrasse Tyson
Sam Harris