O que elas pensam #115 - Termo de “escurecimento” e a urgência de decolonizar as ciências – entrevista com Dany Barros

O que elas pensam? Podcast

Neste episódio, destinado a todes que nos levam a fabular mundos outros, recebemos Danyela Barros - e todas as mulheres que a atravessam – para uma troca de cartas. Dany é mãe da Lulu, formada em Relações Públicas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e a mais nova mestra em Comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) com “pesquisa-despacho” intitulada “Feminismos subalternizados e imprensa alternativa: encontros e disrupturas hegemônicas”.

Nossa conversa abordou as potencialidades de uma comunicação não hegemônica, feminismos subalternizados, escrita como ato político, formas diversas de ocupar a universidade, a importância de existir redes de saberes múltiplos e de afetos, como os grupos Entretons e DECO (Decolonialidades na Comunicação) a fim da produção de brechas, cirandas que possibilitam uma ciência encarnada.

Aqui, Dany nos convida a caminhar pelas páginas do Chanacomchana e Nzinga, jornais que durante a ditadura empresarial-militar pautaram as lutas de mulheres lésbicas e negras, respectivamente, para questionar os limites de um conhecimento tido pretensiosamente como universal – porque branco, masculinista, heterossexual e cisgênero – ao mesmo tempo em que nos enseja a criar “furos no muro”, romper com os “perigos de uma história única”, re-existir e ecoar todas que vieram antes de nós. Afinal: “sem discurso alternativo não há meio alternativo”, ela diz. 

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes, and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada