11 episodes

Um bate papo com publicitários brasileiros espalhados pelo mundo. Apresentado por Caio Turbiani

Como você foi parar aí? Caio Turbiani

    • Marketing
    • 5.0 • 1 Rating

Um bate papo com publicitários brasileiros espalhados pelo mundo. Apresentado por Caio Turbiani

    🇬🇧 • 10 • Stephania Silveira - Diretora de Criação em Londres, Reino Unido

    🇬🇧 • 10 • Stephania Silveira - Diretora de Criação em Londres, Reino Unido

    A campanha continua. Então se esses papos estão ajudando você a tentar sair do Brasil ou deixando a hora da faxina e da louça menos chata, acessa um desses links pra dar aquela força:

    Pra ajudar:

    https://linktr.ee/caioturbiani

    Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai

    Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai

    Nesse episódio o podcast nem precisou sair da ilha da rainha. Eu bati um papo com a Stephania Silveira, diretora de criação da Grey aqui de Londres.

    A Stephania nasceu em Fortaleza, mas foi em São Paulo que ela começou a sua carreira de redatora. Passou pela extinta Carillo Pastore Euro, McCann, Talent e Loducca. E foi lá que ela começou a olhar mais pra fora do país.

    Em 2008 ela decidiu ir pra Londres na cara de na coragem. Comprou um curso, uma passagem e foi pra lá sem vaga. Essa história me parece bem familiar. Depois de alguns freelancers, ela entrou na Ogilvy e de lá foi para Ogilvy Paris, voltou pra Londres onde trabalhou na VCCP, foi embora de novo pra 72andSunny de Los Angeles e depois voltou pra Londres para trabalhar na Grey.

    Nesses 12 anos fora do país, ela já criou para marcas como Coca-Cola, Dove, McLaren, Target, NBC, 02, Marks and Spencer, entre outras.

    Entre outras coisas, nós falamos sobre começar a vida em Londres do zero, sobre as dificuldades, sobre pedir ajuda, sobre trabalhar com marcas que você nunca ouviu falar na vida, diversidade, sobre como é ser mãe e diretora de criação na Inglaterra e até sobre criar para a Beyonce.

    Escuta aí pra saber mais sobre como a Stephania Silveira foi parar em Londres.

    • 1 hr 3 min
    🇷🇺/🇸🇬 • 09 • Breno Ribeiro - Diretor de Arte em Moscou/Singapura

    🇷🇺/🇸🇬 • 09 • Breno Ribeiro - Diretor de Arte em Moscou/Singapura

    Pra ajudar: 

    https://linktr.ee/caioturbiani

    Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai

    Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai

    nordestivismo, o projeto paralelo doo Breno: https://www.instagram.com/nordestivismo/



    Esse episódio está um pouco diferente. Eu sempre tive curiosidade em saber mais sobre a vida de agência na Rússia. Só que não achei ninguém que ainda estivesse por lá. Mas eu achei o Breno Ribeiro, diretor de arte da Publicis Singapura com passagem recente pela Rússia. Então,  dessa vez o podcast vai até Moscou e depois dá uma passadinha por Singapura.

    O Breno nasceu em Campina Grande, na Paraíba, onde ele começou sua carreira. Depois, já em São Paulo, ele passou pela Ogilvy, Lew Lara e Africa e criou para marcas como ESPN, Mitsubishi, Adidas, entre outras. E também ganhou o apelido de Breno Paraíba.

    Até que um dia ele percebeu que quase todo mundo da agência já tinha alguma experiência fora do país. Menos ele. Daí ele não pensou duas vezes antes de sair mandando email pra gente de tudo quanto era lugar. Até da Russia.

    A gente falou sobre ouvir as pessoas certas antes de sair, sobre ir pra fora com zero de inglês,  sobre racismo, xenofobia e censura na Rússia, projetos paralelos e sobre pensar bem antes de decidir sair do Brasil. Porque pode ser que role e você tenha mesmo que ir.

    Bom, chega de conversa fora.

    Escuta aí pra saber mais sobre como o Breno Ribeiro foi parar primeiro em Moscou e depois em Singapura.

    • 1 hr 14 min
    🇺🇸• 08 • Pedro Sanguiné - Designer em Portland, Estados Unidos

    🇺🇸• 08 • Pedro Sanguiné - Designer em Portland, Estados Unidos

    Pra ajudar:

    Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai 

    Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai

    Portfólio Pedro Sanguiné: http://pedrosanguine.com/

    Neste episódio o podcast vai até Portland, nos Estados Unidos, para conversar com o Designer da AKQA Portland, Pedro Sanguiné

    Eu conheci ele na época da faculdade lá em 2008.

    O Pedro começou sua carreira em uma agência pequena de Porto Alegre e depois passou pela Matriz, DCS e pela Escala, onde trabalhamos juntos. Ele sempre quis ir trabalhar fora e decidiu que pra isso, precisava ir pra São Paulo evoluir e aprender nas agências de lá.

    Depois de mostrar a pasta e passar por alguma entrevistas, o Pedro entrou na Africa, onde trabalhou como sempre, até porque esse negócio de trabalhou como nunca não se aplica pro Pedro. Lá ele criou para clientes como como Folha de São Paulo, ESPN, Budweiser entre outros. Depois, também passou pela Isobar.

    O Pedro continuava pensando em sair do Brasil, mas não imaginava que as coisas aconteceriam como foi. Sabe aquela história de planilha, email pro ECD e depois chega a proposta bonitinha? Então, com ele foi bem diferente.

    A gente falou sobre a vida em Portland, sobre chefes que dão xilique, formas de elogiar e criticar o trabalho de alguém, e sobre como é trabalhar em umas agências mais desformatadas do mundo.

    Bom, chega de conversa fora.

    Escuta aí pra saber mais sobre como o Pedro Sanguiné foi parar em Portland.

    • 1 hr 27 min
    🇩🇰• 07 • Jota Marin - Diretor de Arte em Billund, Dinamarca

    🇩🇰• 07 • Jota Marin - Diretor de Arte em Billund, Dinamarca

    Apoia-se: https://apoia.se/comovocefoipararai

    Patreon: https://www.patreon.com/comovocefoipararai

    Neste episódio o podcast vai até Billund, na Dinamarca, bater um papo com o diretor de arte da Lego, Jota Marin.

    A primeira experiência do Jota fora aconteceu quase que por acaso na Irlanda. De lá ele quase foi parar em Dubai. Ele trabalhou em agências pequenas, juntou uma grana em Dublin e acabou indo fazer um curso nos os Estados Unidos onde quase conseguiu uma vaga em agência. No final das contas ele voltou pra São Paulo, onde passou por agências como FCB e Leo Burnett e criou para marcas como Fiat, Nova Schin, entre outras.

    Cansado da rotina, do ritmo de trabalho insano e sem ver alguma alternativa no mercado, ele decidiu que hora de ir pra fora. E aí foi aquele plano: planilha, LinkedIn e persistência. Até que um dia ele viu aquele quadradinho vermelho da Lego e resolveu tentar….

    A gente conversou sobre não ter receita de bolo pra sair do Brasil, a vida dentro de uma agência house,  sobre como as agências passaram de descoladas para serem consideradas descoladas da realidade e por aí vai.

    Bom se eu falar mais do que isso vão dizer que eu tô dando spoiler.

    Então escuta aí pra saber mais como o Jota Marin foi parar em Billund.

    • 1 hr 4 min
    🇮🇪• 06 • Mariana Albuquerque - Redatora em Dublin, Irlanda

    🇮🇪• 06 • Mariana Albuquerque - Redatora em Dublin, Irlanda

    Neste episódio o podcast desembarca na Irlanda pra conversar com a Mariana Albuquerque, redatora na Rothco de Dublin.

    A Mariana nasceu em Brasília onde começou sua carreira. Depois, já em São Paulo, trabalhou em agências como Isobar, Publicis, Ogilvy e por último na FCB.

    Nesses 7 anos em São Paulo, ela se destacou com trabalhos para marcas como Heineken, Forbes, Nescau, Brastemp, entre outras.

    Em 2018 ela decidiu que era hora de sair do Brasil. Depois de uma conversa com a sua dupla, ela e a Carina decidiram montar um portfolio juntas e tentar uma vaga fora.  Até que veio a proposta da Rothco. Hoje ela cria para marcas como Tesco, The National Lottery, AIB Bank entre outras.

    A gente falou sobre diversidade, respeito na hora de avaliar ideias, qualidade de vida na Irlanda e até sobre a dor de negar convites diários pra ir pro pub.

    Escuta aí pra saber mais sobre como o Mariana Albuquerque foi parar na Irlanda.

    • 49 min
    🇩🇪• 05 • André Blanco - Diretor de Arte em Berlim, Alemanha

    🇩🇪• 05 • André Blanco - Diretor de Arte em Berlim, Alemanha

    Neste episódio eu bati um papo com o André Blanco, diretor de arte sênior na AKQA de Berlin.

    O André começou a carreira em Porto Alegre e passou por agências como DCS, Escala e Dez. Mas foi quando ele tava na DM9Sul, criando para marcas como Brinox, Netshoes e Olympikus, que ele começou a pensar em sair do Brasil.

    Em 2016, Depois de mais uma temporada na Dez, ele recebeu uma proposta  trabalhar na Scholz and Friends de Hamburgo.Lá ele criou para marcas como Barnängen, Henkel e Siemens.

    Depois de um tempo, outra proposta. Dessa vez pra ir pra AKQA de Berlin onde hoje cria para Gore-Tex e HP.

    A gente falou sobre ter voz dentro da agência, sobre a falta de jogo de cintura dos alemães e da planilha das agências. Não aquela famosa, mas uma que ele fez pra conseguir sair.

    Escuta aí pra saber mais sobre como o André Blanco foi parar em Berlim.

    EMAHO - Projeto paralelo do André: https://www.instagram.com/_emaho_/

    Pesquisa de salários Inglaterra 2020: https://bit.ly/39eVNlv

    • 1 hr 19 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In Marketing