1,744 episodes

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

P24 Podcasts PÚBLICO

    • News
    • 5.0 • 2 Ratings

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

    Fundos europeus: afinal, estão a ser ou não executados?

    Fundos europeus: afinal, estão a ser ou não executados?

    A história não é nova. Repete-se há anos nas trocas de acusações entre quem está no Governo e quem está na oposição. Avaliar a execução dos projectos financiados por verbas europeias tornou-se um clássico no qual uns e outros tentam depreciar a competência do adversário. Para o efeito, usam a metáfora do copo com água pelo meio, coisa boa para uns, coisa má para outros.

    Como tantas vezes acontece nestes casos, Governo, oposição e a Comissão Europeia podem ter razão. Tudo depende como se avalia a quantidade de água no copo.

    Só que, perante opiniões tão diversas, como podem os cidadãos ajuizar quem tem razão? Como podem avaliar o estado de execução do PRR ou do Portugal 2030 perante leituras tão contraditórias? Os fundos estão a ser desperdiçados? O país não tem condições materiais e humanas para investir tanto dinheiro? Onde começa a verdade e acaba a propaganda no fogo cruzado entre Governo e Oposição?

    Neste P24, ouvimos José Soeiro, antigo presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, que geria os fundos europeus. 
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 15 min
    Habitação: não faltam casas em Portugal, elas estão é vazias

    Habitação: não faltam casas em Portugal, elas estão é vazias

    Precisamos de quase 137 mil casas para responder às necessidades de sobrelotação ou de situações habitacionais indignas, como barracas ou outros alojamentos improvisados, segundo uma análise divulgada na quarta-feira pelo INE e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

    Mas isso não quer dizer que seja obrigatório construir mais habitação, porque há alojamentos vagos mais do que suficientes para suprir essas necessidades.

    Neste P24, ouvimos Luís Mendes, investigador permanente no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e dirigente da Associação de Professores de Geografia e na Associação de Inquilinos Lisbonenses.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 18 min
    Jobs for the boys: como melhorar as nomeações para a Administração Pública?

    Jobs for the boys: como melhorar as nomeações para a Administração Pública?

    O novo governo da AD envolveu-se em inesperadas e controversas substituições para cargos da Administração Pública.

    Ana Jorge foi exonerada da Santa Casa da Misericórdia, mas o Ministério da Saúde fez um despacho a obrigar a mesa da instituição a permanecer no activo até ser substituída, sob pena de crime de abandono de funções no caso dos seus membros se recusarem a permanecer em gestão.

    O mesmo ministério pediu ao demissionário director executivo do Serviço Nacional de Saúde um plano de Verão para 2024, para que não aconteça o mesmo que aconteceu no ano anterior, mas Fernando Araújo recusou.

    Já nesta semana, o director nacional da Polícia de Segurança Pública foi exonerado e os polícias pediram explicações à ministra da Administração Interna sobre as razões da decisão. É previsível que outras mudanças se sucedam em breve. Isso é inevitável? Não seria mais aconselhável que governo e Estado não se confundissem como tantas vezes acontece? Faz sentido falar em saneamentos políticos?

    Neste P24, ouvimos o cientista político José Adelino Maltez.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 13 min
    Meio século é uma idade adulta para o PSD?

    Meio século é uma idade adulta para o PSD?

    O PSD faz 50 anos e é normal que militantes, analistas ou cidadãos interessados se dediquem a medir a pulsação do partido. Ou, ainda mais, a submetê-lo à psicanálise para saberem o que ele é de facto. Um partido de direita? Liberal? Centro esquerda? Social-democrata, como atesta o seu bilhete de identidade?

    Num cenário político de polarização e fracturação, deve o PSD ser sempre o que os seus fundadores quiseram que fosse, um PSD a sério, ou seja, um partido social democrata?

    Neste P24, ouvimos Paulo Mota Pinto, jurista, professor da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e filho de um dos fundadores do PSD que mais se bateram pela afirmação da matriz social democrata do partido: Carlos Mota Pinto.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 12 min
    Sporting campeão num título que não deixou margem para dúvidas

    Sporting campeão num título que não deixou margem para dúvidas

    O Sporting Clube de Portugal é o campeão nacional de futebol na época 2023/2024. Este é o segundo título de campeão para os “leões” em quatro temporadas, um bicampeonato para o treinador Rúben Amorim e uma grande dúvida no ar: estamos a meio ou em fim de ciclo? Neste P24, ouvimos o editor de desporto do PÚBLICO Nuno Sousa.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 10 min
    Protestos pró-Palestina: não é bom que os jovens se mobilizem contra a guerra?

    Protestos pró-Palestina: não é bom que os jovens se mobilizem contra a guerra?

    Cansámo-nos de ouvir lamentos sobre os jovens, por desertarem das causas cívicas ou por se alhearem do debate político. Durante muitos anos, foram-nos chegando notícias sobre a crescente anomia nos campus universitários dos Estados Unidos, que nos habituámos a ver como lugares de gestação de ideias e iniciativas políticas generosas e progressistas. Diziam-nos até que o individualismo as tinha tomado de assalto, que as ciências sociais e humanas estavam em declínio perante a ascensão das profissões dos yuppis. Agora, com os protestos contra a violência de Israel em Gaza em tantas universidades americanas, em lugar da crítica ao desinteresse chega a crítica pelo excesso de mobilização. O que está a acontecer?

    Viajando no tempo, vale a pena recordar a pressão que os jovens universitários da América fizeram para que a guerra do Vietname acabasse. Nada de muito diferente do protesto de agora contra as violações dos direitos humanos na Faixa de Gaza. Na altura, os jovens foram acusados de fazer o jogo do inimigo, o comunismo. Hoje, há quem os acuse de anti-semitismo, como se a denúncia do Governo da extrema-direita de Israel pudesse ser comparada ao ódio étnico contra todo um povo.

    Perante as prisões de centenas de estudantes, da violação da polícia de uma zona livre e sagrada como é um campus universitário, as pressões da direita musculada aumentam. Lá ou em Paris, reclamam que o exército intervenha ou que os financiamentos públicos se suspendam. Mas, não é desejável que os jovens se horrorizem com a violência que está a arrasar a população da Faixa de Gaza? Não é bom que se mobilizem contra a guerra e contestem o cinismo da realpolitik dos estados? Não é bom que se sintam no direito de serem a consciência crítica das democracias que começam a acolher com demasiada normalidade a morte indiscriminada de civis inocentes? Estarão os jovens a passar do protesto pacífico que, como recordou Joe Biden, deve ser protegido?

    Para reflectir estas questões, neste P24 ouvimos Joana Carvalho, um dos rostos do movimento “Coimbra pela Palestina”, da Universidade de Coimbra.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 11 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
2 Ratings

2 Ratings

Top Podcasts In News

The Daily
The New York Times
Up First
NPR
Serial
Serial Productions & The New York Times
The Ben Shapiro Show
The Daily Wire
Pod Save America
Crooked Media
The Megyn Kelly Show
SiriusXM

You Might Also Like

Expresso da Manhã
Paulo Baldaia
Comissão Política
Expresso
Expresso da Meia-Noite
SIC Notícias
Perguntar Não Ofende
Daniel Oliveira
A História do Dia
Observador
Eixo do Mal
SIC Notícias

More by Público

Histórias de Portugal
Marco António | 366 Ideias
Vitamina P
Público
Agora, agora e mais agora
Público
Fogo e Fúria
Público
Poder Público
Público
Inimigo Público
Público