Espiritismo Cast

Evandro Oliva

Espiritismo Progressista (Doutrina Espírita), original e fiel a Allan Kardec, disponibilizado em estudos, palestras, livros, mensagens e preces. Conteúdo de produção voluntária e gratuito a todos. Se gosta do podcast, puder e quiser, apoie: https://www.evandrooliva.com/apoio. Conteúdo original idealizado e produzido por Evandro Oliva.

  1. VII LiPE: Quando os mansos herdarão a Terra? [Ep86]

    21/12/2025

    VII LiPE: Quando os mansos herdarão a Terra? [Ep86]

    VII Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE) do ECK - Sétima LiveSétimo e último dia da sétima edição do LiPE do ECK. No dia 20 de dezembro (sábado), às 19h00, estaremos encerrando a nossa programação, com "Quando os mansos herdarão a Terra? - Reflexões sociais, políticas e espirituais para o progresso da Humanidade". Na bancada, André Marouço (Portugal), Mariza Lavorini Ribeiro (SP) e Marcelo Henrique (SC).A mansuetude foi uma das temáticas de natureza moral tratada por Yeshua, há dois mil anos, na construção e prática do seu pensamento. Em uma das passagens mais célebres do seu Evangelho, Yeshua exorta que "os mansos herdarão a Terra". O Espiritismo repercute tal teoria pedagógica e o referenda, descrevendo como os indivíduos demonstram serem mansos e qual a consequência disto para o círculo de relações humanas que todos travamos, uns com os outros, no cotidiano.Assim, é de se perguntar:1) Qual a configuração originária de mansuetude, como entendia Yeshua? Ela requer algum tipo de recontextualização e adequação aos tempos atuais?2) A mansuetude de Yeshua, conforme os Evangelhos, não contrasta com posturas mais "ácidas" ou "firmes" do personagem, em outras situações? Como conciliar tal mansidão com a energia de Yeshua na defesa da implementação do "Reino dos Céus" na Terra?3) Os espíritas são ou não mansos? Que mansuetude é esta, considerando as atividades de grupos e instituições espíritas, na convivência interpessoal interna?4) E, na sociedade, há espaço e utilidade para a mansuetude? O ser manso não é/pode ser confundido com inferioridade, apatia e subserviência?5) Para construir uma sociedade melhor e aperfeiçoada, transformando-se a realidade em que a Justiça Social está ausente, onde "cabe" a mansuetude?

    1h 36m
  2. VII LiPE: Espíritas, quantos são? [Ep85]

    19/12/2025

    VII LiPE: Espíritas, quantos são? [Ep85]

    VII Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE) do ECK - Sexta LiveSexto dia da sétima edição do LiPE do ECK. No dia 18 de dezembro (quinta), às 19h00, teremos "Espíritas, quantos são? - Interessa-nos o quantitativo ou o qualitativo de espíritas?". Na bancada, Marco Milani (SP), João Damásio (GO) e Marcelo Henrique (SC).Recentemente, o Censo 2022 apontou o quantitativo de espíritas em nosso país, com uma redução percentual em relação aos levantamentos anteriores. O tema foi objeto de várias reflexões, da parte de articulistas e dirigentes espíritas, tentando entender o recrudescimento dos adeptos, assim como perceber, nos dados acessórios, quem são, efetivamente, os espíritas brasileiros.Assim, é de se perguntar:1) É relevante que se tenham percentuais expressivos de espíritas, no contexto da população brasileira? Por quê?2) Como compreender o retrato da população espírita, com base nos dados censitários?3) Kardec acreditava que o Espiritismo iria se tornar "crença comum" entre os habitantes da Terra. O que dizer desta "predição" kardeciana, considerando que, tanto no Brasil, quanto nas demais nações do planeta, os espíritas sejam tão poucos?4) Quais as causas prováveis e possíveis para a redução do quantitativo de espíritas brasileiros?5) O conhecimento acerca do Espiritismo deriva da exata noção acerca de seus princípios e fundamentos, da divulgação de informações acerca da Filosofia Espírita e do diálogo social. Como são o estudo da teoria espírita, a sua divulgação e o diálogo social, na atualidade?

    1h 49m

About

Espiritismo Progressista (Doutrina Espírita), original e fiel a Allan Kardec, disponibilizado em estudos, palestras, livros, mensagens e preces. Conteúdo de produção voluntária e gratuito a todos. Se gosta do podcast, puder e quiser, apoie: https://www.evandrooliva.com/apoio. Conteúdo original idealizado e produzido por Evandro Oliva.