Birras de Mãe

Nestas Birras de Mãe discutem, sem sombra de politicamente correcto, medos, irritações, perplexidade, raivas e mal-entendidos entre gerações.

  1. Birras com Margarida Gaspar de Matos. “O medo é o maior inimigo da parentalidade saudável”

    2月5日

    Birras com Margarida Gaspar de Matos. “O medo é o maior inimigo da parentalidade saudável”

    Para Margarida Gaspar de Matos, psicóloga, professora universitária e coordenadora do Observatório de Saúde Psicológica e Bem-estar, o medo é o maior inimigo de uma parentalidade saudável. É o medo que nos leva a agir de forma desesperada e pouco sustentável a longo prazo. Para a especialista em adolescentes, o medo não só cria mais medo como, muitas vezes, transforma-se em raiva, que não faz bem a nada, nem a ninguém. E qual é o antídoto? Criar uma relação de proximidade e diálogo com os nossos filhos, uma relação que se alimenta desde que são pequenos, muito antes do início dos anos conturbados da puberdade. Neste episódio Ana e Isabel Stilwell fecharam-se no estúdio do Público com uma das maiores especialistas portuguesas em adolescentes, para tentar perceber o que leva alguém a interessar-se tão a fundo por uma fase da vida que a maioria dos adultos quer trancada num armário. E, claro, a tentarem saber que informação privilegiada traz das trincheiras. O resultado foi uma conversa tão interessante como útil. Desde dar a conhecer os vários projectos que coordena, a reflectir sobre a crescente dificuldade dos jovens em arriscar ou a carga e pressão absurda que lhes é imposta. Mas, claro, a dupla do Birras não a podia deixar ir embora sem saber como foi a sua própria infância e, igualmente importante, qual foi a sua maior birra! See omnystudio.com/listener for privacy information.

    54 分鐘
  2. Birras com... Constança Cordeiro Ferreira: “As necessidades dos pais não são responsabilidade dos filhos”

    1月8日

    Birras com... Constança Cordeiro Ferreira: “As necessidades dos pais não são responsabilidade dos filhos”

    A nossa convidada de hoje é uma “fada dos bebés” — Constança Cordeiro Ferreira licenciou-se em Ciências da Comunicação, um curso muito diferente da pediatria escolhida pelo pai e pelo avô, mas acabou por não resistir ao choro inconsolável dos mais pequeninos e ao desejo de ajudar os pais a navegar a parentalidade. Em conjunto com uma equipa multidisciplinar, criou o Centro do Bebé, e é do conhecimento da ciência e da sabedoria da experiência (é também mãe de três filhos) que é feita esta Birra. Lembra-nos que, na ânsia de racionalizar e controlar tudo, esquecemos que os bebés estão “programados” para chorar, e as mães para lhes pegar, procurando instintivamente consolá-los. Inibir esta resposta emocional tem consequências, mas a verdade, diz Constança Cordeiro Ferreira, é o que muitas mães dão por si a fazer, ameaçadas (às vezes, com a melhor das intenções, pelos próprios avós) de que, se não forem rigorosas com a “educação” do recém-nascido, o suposto mau comportamento se vai prolongar pela vida fora... Com o humor que a caracteriza, recorda, no entanto, que “não são decisões para se tomar às cinco da manhã. Às cinco da manhã, tomam-se as decisões preguiçosas, aquelas que permitem que todos consigam o que é fundamental: dormir!” Acusando-se de ser demasiado mãe-galinha, deixa-nos uma extraordinária reflexão: assegurar as nossas necessidades não é obrigação dos nossos filhos. Não está na agenda eles preocuparem-se se a mãe dorme, ou come, se faz exercício ou tem tempo para si. Essa é a responsabilidade do adulto. E assegura que, quando lhe falam em crianças tiranas, pensa sempre é que há ali um adulto que se demitiu — não para o condenar, mas para lhe oferecer ajuda, sem julgamento. Entre nesta nossa primeira Birra do ano, a primeira de muitas, porque motivos para birras não faltarão em 2026. Esta é uma birra especial: queremos conhecer a infância das pessoas que admiramos, descobrir como contribuiu para que se tenham tornado as pessoas fantásticas que são. Perceber como influenciou a forma como pensam a parentalidade, como educam os seus próprios filhos. E, claro, levá-los a confessar as birras que fizeram. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    1 小時 6 分鐘

關於

Nestas Birras de Mãe discutem, sem sombra de politicamente correcto, medos, irritações, perplexidade, raivas e mal-entendidos entre gerações.

Podcasts PÚBLICO的更多作品

你可能也會喜歡