Pauta Pública

Agência Pública

Conduzido pela jornalista Andrea Dip, o Pauta Pública é um podcast semanal para refletir sobre os desafios do Brasil e do mundo. Em sua quinta temporada, o podcast traz a análise de especialistas para conversas que vão além do óbvio em temas como política, direitos humanos e muito mais. Toda sexta-feira, bem cedo, no seu tocador de podcast favorito. 

  1. Retrospectiva 2025 | Justiça e direitos humanos

    19/12/2025

    Retrospectiva 2025 | Justiça e direitos humanos

    Este é o primeiro episódio de férias do Pauta Pública, que durante quatro semanas irá relembrar os momentos mais marcantes da temporada de 2025. Neste episódio você confere as diferentes formações das milícias ao longo do tempo e entende  porque especialistas defendem que tecnologias de reconhecimento facial em redes de videomonitoramento, como o projeto Smart Sampa, reproduzem padrões racistas. Também vamos relembrar a operação policial nas comunidades da Penha e do Alemão ocorrida em 28 de outubro, que resultou numa chacina com dezenas de mortos.  Para isso, o episódio reúne trechos das entrevistas realizadas com a jornalista Cecília Oliveira, durante o episódio Milícias: caneta na mão e bolso cheio; com o integrante da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, Pedro Diogo Carvalho, durante o episódio o Reconhecimento Facial e Vigilância Racista; e das entrevistas com o sociólogo Daniel Hirata, no episódio Por que tanta gente apoia uma chacina? e com o cofundador do Instituto Raízes em Movimento, David Amen, no episódio A mobilização que desafia a violência, a favela pela favela. Ouça agora e deixe sua opinião nos comentários. O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    19 min
  2. O bajubá como linguagem de proteção e resistência

    12/12/2025

    O bajubá como linguagem de proteção e resistência

    No ano de 2025, tivemos as palavras como catalisadoras das crises do nosso tempo. Discursos usados como arma de guerra e opressão, termos em disputa e a luta pelas narrativas. A linguagem desenhando o mundo, o tempo e os corpos que os habitam. E neste episódio que encerra a quinta temporada do Pauta Pública, falamos sobre a linguagem como ato político, social e também como código de pertencimento e resistência. No caso, o pajubá ou bajubá. Uma mistura de palavras da línguas africanas com um português “devorado”, a linguagem começou a ser praticada entre as travestis, principalmente durante a ditadura, para se protegerem nas ações policiais e de pessoas hostis. Desde então, a linguagem tem se espalhado pela cultura popular através das trocas cotidianas entre a comunidade LGBTQAIP+, e aparecido em músicas, filmes e na literatura. A convidada para refletir sobre o tema é Amara Moira, autora de "Neca: romance em bajubá". A escritora, professora e ativista brasileira, traz nesta obra histórias sobre o trabalho sexual, o amor, o sonho e a palavra, de uma forma sofisticada, sem filtro, às vezes escatológica e sempre bem humorada. Um dos nomes mais promissores da literatura contemporânea brasileira, Amara também fala de como essa linguagem já faz parte da história do país e destaca a importância da iniciativa da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais), junto com o mandato da Erika Hilton, para o reconhecimento do Bajubá como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.  O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    34 min
  3. O retrocesso no direito ao aborto legal e seguro

    05/12/2025

    O retrocesso no direito ao aborto legal e seguro

    No dia 05 de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 3/25. Este PDL na prática suspende os efeitos da Resolução 258/2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que trata do atendimento humanizado de meninas e adolescentes vítimas de violência sexual, garantindo o acesso ao aborto legal nos casos previstos em lei, de forma segura, sem revitimização e com a garantia da escuta protegida. Se aprovado, o projeto dificulta o acesso ao aborto legal e seguro, em mais uma demonstração de como a mesma misoginia que mata pelas mãos dos homens, também pode violentar pelas mãos da lei.  O Pauta de hoje vai abordar o risco que esse projeto agora tramitando no Senado representa, a dificuldade de debater essa questão e os caminhos para se opor a mais essa tentativa de violar e dominar o corpo de mulheres e meninas no Brasil. Para essa conversa fundamental, a gente recebe novamente a antropóloga, professora e escritora Débora Diniz.Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio. O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    25 min
  4. A mobilização que desafia a violência, a favela pela favela

    28/11/2025

    A mobilização que desafia a violência, a favela pela favela

    Depois da maior chacina da história do Rio de Janeiro, marcada por corpos enfileirados por moradores do Complexo do Alemão e da Penha, a vida dos moradores das favelas segue com indignação e medo, mas também com mobilização e trabalho de base. Existem outras histórias acontecendo em busca por dignidade, respeito e pertencimento, especialmente para a juventude, que neste contexto de falta de oportunidades, acaba sendo cooptada pelo tráfico. Neste episódio do Pauta Pública, a conversa é com David Amen, morador do Complexo do Alemão e cofundador do Instituto Raízes em Movimento. Ele fala sobre o que acontece longe das câmeras e da espetacularização da violência: as ações de educação, cultura, comunicação comunitária e apoio à juventude que continuam acontecendo todos os dias nos territórios, e destaca a importância de escutar a favela por dentro.  Confira também a pesquisa “Raio X Real da Favela Ouça agora e deixe seu comentário. Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública no seu tocador e compartilhar com quem se interessa pelos temas. ====  Quem faz o Pauta: ● Apresentação e entrevista: Andrea Dip ● Roteiro e produção: Stela Diogo e Rafaela de Oliveira ● Edição e Mixagem Final: Pedro Pastoriz ● ID Visual: Tayná Gonçalves ● Coordenação de podcast: Sofia Amaral ● Coordenação de Redes Sociais: Lorena Morgana ● Chamadas e teasers: Ethieny Karen ● Site: Guilherme Silva e Raphaela Ribeiro ● Trilha original composta por Pedro Vituri contato: podcasts@apublica.org O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    40 min
  5. O Agente Secreto e o Brasil que se vê nas telas

    21/11/2025

    O Agente Secreto e o Brasil que se vê nas telas

    O cinema nacional vive uma nova fase de ouro, consagrado pelo Oscar inédito dado ao “Ainda Estou Aqui”, como melhor filme internacional. O destaque da vez é "O Agente Secreto", que levou dois prêmios do festival de Cannes: o de melhor ator, para Wagner Moura, e o de melhor direção para o cineasta Kleber Mendonça Filho. O filme, que  já foi eleito como representante do Brasil no Oscar 2026, também se passa durante o período da ditadura militar. Neste episódio do Pauta, Kleber Mendonça Filho fala sobre cinema nacional, sobre o desafio de narrar a ditadura militar com complexidade e responsabilidade e sobre sua relação com a memória. O cineasta pernambucano também reflete sobre a importância de mostrar o Brasil real nas telas e como os filmes podem ajudar a romper silenciamentos construídos ao longo de décadas. Ouça agora e compartilhe o que achou nos comentários e não esqueça de seguir e avaliar o Pauta Pública. Disponível em Amazon Music, Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify ou no seu tocador favorito. ====== Quem faz o Pauta:  ● Apresentação e entrevista: Andrea Dip ● Roteiro e produção: Stela Diogo e Rafaela de Oliveira ● Edição e Mixagem Final: Pedro Pastoriz ● ID Visual: Tayná Gonçalves ● Coordenação de podcast: Sofia Amaral ● Coordenação de Redes Sociais: Lorena Morgana ● Chamadas e teasers: Ethieny Karen ● Site: Guilherme Silva e Raphaela Ribeiro ● Trilha original composta por Pedro Vituri contato: podcasts@apublica.orgV O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    33 min
  6. Venezuela na mira de Trump

    14/11/2025

    Venezuela na mira de Trump

    A Venezuela volta a viver momentos de tensão na relação com os Estados Unidos. Sob o pretexto de combater o narcotráfico, o governo Trump intensificou as operações militares no Caribe e anunciou a autorização de uma operação secreta da CIA para derrubar Nicolás Maduro. O país vive sob bloqueio naval, enfrentando também crise econômica e repressão crescente contra oposições internas que não reconhecem a legitimidade do atual governo. Neste episódio, a jornalista venezuelana Lorena Meléndez fala sobre o impacto deste cenário sobre a vida real dos venezuelanos. E a analista internacional, Rose Martins complementa o debate com uma leitura sobre as consequências regionais dessa escalada: o papel do Brasil, os riscos de militarização e o impacto dessa nova disputa de poder na América Latina. Ouça o episódio completo e não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio. ====  Quem faz o Pauta: ● Apresentação e entrevista: Andrea Dip ● Roteiro e produção: Stela Diogo e Rafaela de Oliveira ● Edição e Mixagem Final: Pedro Pastoriz ● ID Visual: Tayná Gonçalves ● Coordenação de podcast: Sofia Amaral ● Coordenação de Redes Sociais: Lorena Morgana ● Chamadas e teasers: Ethieny Karen ● Site: Guilherme Silva e Raphaela Ribeiro ● Trilha original composta por Pedro Vituri contato: podcasts@apublica.org O Pauta Pública retorna em nova temporada no dia 16 de janeiro, com episódios inéditos todas as sextas-feiras. Se você curte o nosso trabalho e quer que ele alcance mais pessoas, não deixe de curtir, seguir e compartilhar o podcast. Considere também se tornar uma pessoa aliada da Agência Pública. Com um pequeno valor mensal você contribui com o jornalismo independente. Acesse apoie.apublica.org e saiba mais.

    27 min

Trailers

About

Conduzido pela jornalista Andrea Dip, o Pauta Pública é um podcast semanal para refletir sobre os desafios do Brasil e do mundo. Em sua quinta temporada, o podcast traz a análise de especialistas para conversas que vão além do óbvio em temas como política, direitos humanos e muito mais. Toda sexta-feira, bem cedo, no seu tocador de podcast favorito. 

You Might Also Like