Guerra Fria

José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast

  1. hace 1 día

    “Os moderados no Irão estão entre a espada e a parede: dependem da boa vontade dos EUA e são ameaçados pela Guarda Revolucionária”

    A guerra na Ucrânia expande-se para novos tabuleiros geopolíticos. Os ataques ucranianos no Mar Cáspio levantam questões sobre uma possível fusão entre o conflito com a Rússia e as tensões com o Irão. Teerão ameaça Kiev com mísseis de longo alcance, enquanto a divisão entre moderados e radicais no regime iraniano complica as negociações com Washington. Na frente diplomática, Zelensky chega à Casa Branca na terça-feira com objetivos concretos: mais sistemas Patriot, um regime de associação reforçado com a NATO e um convite formal para Donald Trump visitar Kiev. Nuno Rogeiro considera que “não há coincidências” entre os movimentos ucranianos no Cáspio e a aproximação a Washington. José Milhazes mantém-se pessimista quanto a avanços negociais, apontando que Putin “repetiu sempre a mesma coisa”. Surpreendeu o presidente do Cazaquistão, ao questionar publicamente as razões do conflito perante Putin, numa declaração que Nuno Rogeiro classifica como “extremamente importante” e que revela um desgaste crescente entre os aliados de Moscovo. Ouça a análise dos comentadores no Guerra Fria, emitido na SIC a 26 de julho. *A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa See omnystudio.com/listener for privacy information.

  2. 28 jun

    Será que Trump está a mudar de lado a favor da Ucrânia?

    A guerra na Ucrânia entrou numa nova fase de intensidade, com Kiev a apostar numa estratégia de desgaste progressivo da capacidade militar e económica russa. Nos últimos dias, mísseis ucranianos atingiram refinarias estratégicas, estaleiros navais na Crimeia e uma fábrica de titânio em Volgogrado, enquanto a destruição de pontes na região de Luhansk visa cortar linhas de abastecimento russas. Do lado russo, a propaganda oficial esforça-se por apresentar os ataques de drones às portas de Moscovo como exercícios de treino para a defesa antiaérea, numa narrativa cada vez menos credível perante a opinião pública. No plano interno russo, crescem os sinais de tensão, com um veterano do Donbass a publicar um vídeo ameaçando que o exército poderá voltar as armas contra o Kremlin, tendo sido detido 11 dias depois. No Médio Oriente, os movimentos anti-iranianos multiplicam-se: o Líbano renegociou as condições de presença israelita no seu território, o Iraque lançou uma operação anticorrupção com recurso a forças treinadas pela NATO, e sinais de mudança surgem também nas ruas de Beirute, onde cartazes pró-Irão foram substituídos por outros com a mensagem “O Líbano primeiro”. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 28 de junho. A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Calificaciones y reseñas

Acerca de

José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast

Más de SIC Notícias

También te podría interesar