Simples Vinho

Fabiana Knolseisen
Simples Vinho podcast

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

  1. 29 MRT.

    Oda al Vino - enoturismo na tríplice fronteira

    Nos dias 06 e 07 de setembro de 2024 acontece a 8a edição do Oda al Vino – maior evento de vinhos da região trinacional e que eu visitei em 2023. Neste episódio eu e minhas convidadas falamos sobre o evento – como foi em 2023 e a expectativa para 2024 – para que quem se anime a ir tenha tempo para se organizar. Além do evento Oda al Vino também falamos sobre oções de passeios na região, compras – de vinhos na Argentina e bugigangas no Paraguai – hodpedagem e uma super dica para cruzar a fronteira sem gastar horas na fila comum. 5 Razões para ir ao Oda ao Vino Movie Cars – um lugar para soltar a nostalgia Como eu conto no episódio, um dos lugares em Foz do Iguaçú que mais me encantou foi o Movie Cars. É uma espécie de museu com réplicas de carros famosos. Uma atração imperdível para baixinhos e grandinhos – especialmente aqueles que foram criança nos anos 80. Passeia-se entre a famosa brasília amarela dos Mamonas Assassinas, o de Loren de De Volta Para o Futuro ou o carro do Dick Vigarista. Até a moto do Daryl, do The Walking Dead está por lá. Parece bobo, mas a gente sai de lá sorrindo. Documentei minha visita nesse DESTAQUE no Instagram (o link só funciona em telefones). Os restaurantes que visitamos na trip Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho) A super cobertura da Vivi Como eu comentei no episódio, Vivi fez um lindo trabalho documentando os pontos turísticos e restaurantes que visitamos. Não deixe de ouvir também as dicas extra da Marihá, ex-moradora da região. Como funciona o Dólar MEP Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho) Convidadas: * Sabrina Trezze: sommelière e diretora na ABS-RJ * Gisela Viana: proprietária da Oda Vinoteca e a href="https://www.instagram.com/odadutyfree?

    33 min
  2. 18-12-2023

    A Criolla tá na moda

    Uvas criollas. Tá todo mundo falando delas e a gente não poderia ficar de fora. No episódio de hoje vamos conferir quem são as uvas criollas e alguns produtores que decidiram explorar esse patrimônio argentino. E como por aqui gostamos de quebrar paradígmas, que tal uma “criolla” sulafricana? Eles certamente não chamam de criolla por lá, mas a ideia é a mesma: uma jóia local garimpada com esmero. Participações especiais: * Hector Durigutti, da Durigutti Family Winemakers, * Norberto Paes – Paso a Paso Wines e * Oriana Zamora – Catena Zapata. Produtores e vinhos comentados neste episódio Durigutti Winemakers Hector Durigutti comentou sobre o início de seus trabalhos com as uvas criollas e seus rótulos: * Criolla Parral, Criolla Gobelet: um 100% Criolla Chica (conhecida como País, no Chile) produzido com do parral encontrado no vinhedo comprado em Las Compuertas. O vinhedo precisou ser trasladado e, na mudança, optou-se por organizá-lo em gobelet. Um vinho tinto leve, refrescante e frutado. A safra 2022 recebeu 90 pontos Descorchados. * Cara Sucia Cereza: da uva Cereza, e não da fruta cereja. Vai até mudar de nome para evitar confusão. Pessoal classifica como rosé mas eu considero um tinto leve, meio clarete (que está ultra na moda!). Confere mais abaixo no post o que escrevi desse vinho quando conheci. Os vinhos chegam ao Brasil importados pela Domínio Cassis e em Sampa podem ser encontrados na Boutique do Vinho Artesanal. Conheça mais/ Paso a Paso Wines Norberto Paes nos conta sobre seu trabalho em As Criollas de Don Graciano.- field blend de 4 uvas que originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação * Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos. * Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles. * Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho. * Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração. Os vinhos chegam ao Brasil através da Família Kogan Wines. Saiba mais. Matías Morcos O jovem Matías Morcos contou que busca fazer vinhos para conquistar seus amigos não bebedores. Aos 24 anos foi eleito Enólogo Revelação do Ano pelo Guia Descorchados 2020. Seu trabalho resgata e prestigia as uvas Moscatel, Criolla e Bonarda. Os vinhos chegam ao Brasil através da La Vinheria. Conheça mais. Bodegas Níven Além dos vinhos com Criollas,

    40 min

Info

O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.

Om naar expliciete afleveringen te luisteren, moet je inloggen

Blijf op de hoogte van dit programma

Log in of meld je aan om programma’s te volgen, afleveringen te bewaren en de laatste updates te ontvangen.

Kies een land of regio

Afrika, Midden-Oosten en India

Azië, Stille Oceaan

Europa

Latijns-Amerika en het Caribisch gebied

Verenigde Staten en Canada