Prata da CaSa

Miguel Midões & Joana Martins

No Prata da CaSa ouvimos diplomados do curso de Comunicação Social, da ESEV, a Escola Superior de Educação de Viseu, nas diversas saídas profissionais da licenciatura: jornalismo, assessoria de imprensa, edição de vídeo ou áudio, produção, realização, entre outros. Um podcast de Miguel Midões e Joana Martins (ambos docentes na ESEV e no curso de CS) para acompanhar os percursos percorridos pelos diplomados em CS, dar pistas àqueles que estão agora em plena caminhada de formação e colher ideias para tornar esta (já muito boa) licenciatura ainda melhor e mais próxima das necessidades do mercado de trabalho. Construção da identidade sonora: sonoplastia de Miguel Midões, com a locução de Cristiana Martins Midões e vozes de alunos de Atelier de Rádio do 2º ano de Comunicação Social. Construção da identidade visual: Joana Martins Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

  1. T4 - Ep.8 - Lúcia Simões (RebelCourtesy / GUIDA Weddings )

    30 JAN

    T4 - Ep.8 - Lúcia Simões (RebelCourtesy / GUIDA Weddings )

    A ESEV foi um acaso na vida de Lúcia Simões e, apesar de toda a indefinição inicial, diz-nos que lhe saiu a sorte grande. Está licenciada em Comunicação Social desde 2004. O curso estava muito menos definido nos anos 2000 do que está hoje, no entanto, havia uma abertura para outros caminhos e, quando a Lúcia calhou em Comunicação Social, sabia que não queria ser jornalista e identificou-se com tudo aquilo que lhe permitiria ser mais criativa. E foi quando se cruzou com o nosso saudoso Jorge Fraga, que descobriu o caminho que queria fazer na área dos eventos. Foi estagiar no Teatro da Trindade, que lhe abriu as portas da produção, sabia que não seria feliz em Lisboa e, por isso, regressou ao seu concelho, Castro Daire, onde surgiu uma oportunidade no Teatro de Montemuro. O segundo anúncio de jornal a que respondeu descrevia exatamente uma pessoa como ela e foi assim parar à FNAC Viseu, onde conheceu o marido.  Com a mudança na empresa, sentiu que era a altura de procurar novos desfechos. Surgiu a Movecho e, como nos contou, como desde criança sempre fez comércio paralelo e sempre teve uma veia empreendedora, a Lúcia acabou por fundar a RebelCourtesy (https://www.rebelcourtesy.com), que nasceu de uma oportunidade de ajudar uma amiga que ia casar. Ainda no meio do curso, a experiência em Erasmus também foi fundamental para a profissional em que ela se viria a tornar e contou-nos, aliás, que “La Calle es una Gran Casa” foi a reportagem fotográfica que fez e que mereceu uma exposição e uma das experiências que destaca do seu período Erasmus.  Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    34 min
  2. T4 - Ep. 6- Prata da CaSa - Regina Nunes (Conta Lá)

    18/12/2025

    T4 - Ep. 6- Prata da CaSa - Regina Nunes (Conta Lá)

    A Regina Nunes, licenciada em Comunicação Social desde 2022, começa por contar uma história acerca da sua integração na cidade de Viseu, cidade que ela não conhecia, quando acabou por arrendar um quarto numa casa onde estavam mais duas colegas de Comunicação Social e isso foi um marco importante para a sua integração e para os anos que viriam.  Esses anos que viriam foram marcados por uma pandemia que nos trocou as voltas a todos e por isso mesmo parte do curso foi feito em casa, o que privou os alunos de algumas experiências. Ainda assim a Regina não deixou de salientar que a experiência no terreno durante os anos da faculdade é muito importante e gostaria até de ter feito mais. O estágio foi na Shine Ibéria, no programa The Voice, até porque o entretenimento sempre esteve na base de algumas das suas experiências prévias ao e confessou-nos que a viragem neste percurso do entretenimento para o jornalismo deu-se no mestrado quando o rigor e a exigência a levaram a tentar uma oportunidade na informação. Não havia vagas para jornalismo no Porto Canal, mas a Regina agarrou oportunidade na produção de informação. Confessa também que a vontade de perguntar e de conhecer esteve sempre lá e agora com muito mais peso no canal Conta Lá, onde está desde agosto a partir do Porto, onde faz também um pouco de tudo, até porque levou a bagagem que já traz profissional e levou também a sua agenda de contactos fundamental quando trabalhamos em jornalismo. Este canal, o Conta Lá, quer dar voz às regiões, trabalha a partir do Porto e foi também no Conta Lá que a Regina, à semelhança de projetos anteriores, acabou por encontrar os seus colegas de curso com quem mantém e cultiva estas relações.  Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    25 min
  3. T4 - Prata da CaSa - Ep. 4 - Rui Couceiro (Fundação Livraria Lello / Escritor)

    20/11/2025

    T4 - Prata da CaSa - Ep. 4 - Rui Couceiro (Fundação Livraria Lello / Escritor)

    Nesta conversa, Rui Couceiro, escritor e comissário para projetos especiais na Livraria Lello, confessa uma relação profunda com a cidade de Viseu. A ESEV foi a primeira opção quando ingressou no curso de Comunicação Social. Dos tempos da faculdade, recorda a criação da Rádio ESEV, com uma equipa composta maioritariamente por alunos de CS, com "dinâmica e vontade", e que emitia de segunda a sexta-feira para os corredores e zonas de estudantes. O Rui queria ser jornalista, a rádio foi sempre a sua paixão. Desde os 15 anos e até ao final do curso, trabalhou numa rádio local em Espinho, onde ganhou o primeiro ordenado com o qual comprou o primeiro carro. Passou também pela SIC, pela Agência Lusa e confessa neste episódio que procurou distinguir-se ganhando experiência durante o curso. "A minha bússola aponta sempre para o interior e eu quero ir sempre para o interior do país", sublinha. Teve vários sonhos ao longo da vida, vários desses sonhos foram caindo e diz que não teria sido assessor se não fosse em algo ligado aos livros, precisamente porque a única coisa que nunca deixou de querer durante a sua vida foi ser escritor. Deixou-se levar e enredar pelo mundo dos livros, embora sempre com uma profunda ligação à Comunicação Social.  O primeiro livro que terminou estava muito longe daquilo que ele gostaria de ler, mas foi esse primeiro livro que haveria de se transformar no seu primeiro romance, mais ou menos na mesma altura em que decidiu ligar à orientadora de doutoramento para lhe comunicar que desistiria da tese em prol deste primeiro romance, “Baiôa sem data para morrer”.  Neste momento, é comissário de um grande evento literário e cultural, na Fundação Lello, que ocorrerá em junho do próximo ano. Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    32 min
  4. T4 - Prata da Casa - Ep.2 - Sónia Lopes (Coordenadora Serviços Académicos da ESEV)

    23/10/2025

    T4 - Prata da Casa - Ep.2 - Sónia Lopes (Coordenadora Serviços Académicos da ESEV)

    É muito enriquecedor também ouvir a experiência académica de alguém que já entrou no curso de Comunicação Social a saber que não ia exercer uma profissão na área da comunicação social, mas que tinha muito claro os objetivos com que vinha e de que foram isso se aplica agora na sua vida profissional. Sónia Lopes é coordenadora dos Serviços Académicos da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. O sonho de infância era um curso de Português-Francês, que acabou convertido numa licenciatura bietápica em CS. Sónia Lopes conta que seguiu o ramo de Marketing, precisamente porque tinha esta vertente de gestão e de recursos humanos, que lhe permitia depois aplicar na prática nos serviços académicos onde já trabalhava e que hoje coordena. Conta aqui não uma, mas várias histórias, nomeadamente relacionadas com o facto de ser trabalhadora-estudante e com todas as dificuldades que teve de ultrapassar face a esse estatuto que tinha na altura. A primeira colega a estender-lhe a mão e a dizer, “sim, vamos fazer um trabalho de grupo”, chama-se Sónia Ferreira, e é também hoje docente do curso de Comunicação Social, mas além dela recordou também aqui outra docente, Filipa Pereira, que de uma forma muito consistente lhe levava os apontamentos para ela poder estudar fora de horas. Participou em alguns jantares de curso, mas teve de meter férias para participar nos dois desfiles académicos. Não foi às praxes, mas retirou muitas coisas importantes da licenciatura, nomeadamente a gestão da comunicação com o público, liderança, gestão de equipas, gestão de conflitos, gerir as reclamações dos alunos, portanto, no fundo também outra forma de usar a comunicação e de fazer da comunicação o nosso dia-a-dia numa atividade de coordenação.  Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    25 min

About

No Prata da CaSa ouvimos diplomados do curso de Comunicação Social, da ESEV, a Escola Superior de Educação de Viseu, nas diversas saídas profissionais da licenciatura: jornalismo, assessoria de imprensa, edição de vídeo ou áudio, produção, realização, entre outros. Um podcast de Miguel Midões e Joana Martins (ambos docentes na ESEV e no curso de CS) para acompanhar os percursos percorridos pelos diplomados em CS, dar pistas àqueles que estão agora em plena caminhada de formação e colher ideias para tornar esta (já muito boa) licenciatura ainda melhor e mais próxima das necessidades do mercado de trabalho. Construção da identidade sonora: sonoplastia de Miguel Midões, com a locução de Cristiana Martins Midões e vozes de alunos de Atelier de Rádio do 2º ano de Comunicação Social. Construção da identidade visual: Joana Martins Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.