Medicina em Debate

Central 3 Podcasts

Podcast sobre Medicina, Política e Saúde traduzidas para o dia a dia. Espaço aberto para debate e formação, tudo baseado em evidências. Atualmente a equipe é formada por: Aristóteles Cardona Júnior, Bianca Niemezewski Silveira, Hania Bidu, Marco Túlio Pereira, Mayara Floss, Nicole Geovana, Pedro Carvalho Diniz, Rodrigo Alves Rodrigues e Thiago Henrique Silva. Além disso, contamos com convidados e convidadas especiais nos nossos episódios. Nossos contatos: E-mail medicinaemdebate@gmail.com Twitter: www.twitter.com/medicinaemdbt Instagram: www.instagram.com/medicina_em_debate Uma produção da Central 3. Apoio: Brasil de Fato.

  1. Mais Médicos: e agora?

    12/20/2024

    Mais Médicos: e agora?

    Neste episódio do podcast Medicina e Debate, os participantes discutem a importância dos programas de provimento de médicos no Brasil, como o Mais Médicos e o Médicos pelo Brasil. Eles exploram o histórico, impacto e desafios enfrentados por esses programas, além de discutir o cenário atual e as perspectivas futuras para a medicina de família e comunidade no país. A conversa aborda os desafios enfrentados pela residência médica e a especialização, destacando a necessidade de um estímulo mais forte para a formação de médicos em áreas carentes. Os participantes discutem as mudanças no cenário da saúde no Brasil, a precarização da medicina de família e a importância da fixação de médicos na atenção primária. Dados sobre o programa Mais Médicos são apresentados, evidenciando a necessidade de valorização e estabilidade para os profissionais da saúde. A conversa aborda as recentes mudanças no programa Médicos pelo Brasil, destacando a transição para o programa Mais Médicos e as novas categorias criadas. Os participantes discutem as expectativas e desafios enfrentados pelos médicos, especialmente em relação à estabilidade e carreira na atenção primária. A importância da residência médica e a necessidade de estratégias para fortalecer essa formação também são enfatizadas. O episódio termina com reflexões sobre o papel da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e recomendações culturais dos participantes. Participam deste episódio Erika Barros Lima Pinheiro¹ e Ricardo Heinzelmann²,como convidados, além de Aristóteles Cardona Júnior e Marco Tulio Caria, da equipe do podcast. ¹Médica de Família e Comunidade pela Unicamp, Secretaria da Associação Maranhense de Medicina de Família e Comunidade e Supervisora do Programa Mais Médicos pela Universidade Federal do Maranhão.²Médico de Família e Comunidade, Professor efetivo do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Diretor de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho da SBMFC As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Produção: Central3 / Brasil de Fato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter e Instagram Crédito da imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-03/mais-medicos-624-municipios-vao-receber-mais-15-mil-profissionais

    1h 23m
  2. Visibilidade Trans

    01/31/2024

    Visibilidade Trans

    Você sabia que o dia 29 de janeiro é o dia nacional da visibilidade trans? Em homenagem ao Janeiro Lilás, nosso bate papo de hoje é com Marcello Lucena, médico de família e comunidade, coordenador do ambulatório trans de Florianópolis, pessoa transmasculina não binária. Trazendo representatividade ao tema, Marcello conversa hoje com a nossa mediadora do Medicina em Debate, Bianca Niemezewski Silveira. Indicações e referências mencionadas neste episódio: Sugestões artísticas: Monstrans de Lino Arruda @monstrans_hq Mascucetas @mascucetas Apocalypse Cuier @apocalypsecuier Capoeira para Todes @capoeiraparatodes Perfis no instagram: Ale Mujica @ale.mujica.rodriguez Helena Cortes @helena_hmc Instituições: Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - gtsexualidadesbmfc@gmail.com ABRASITTI (Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo) @abrasitti IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) @ibratnacional Revista Estudos Transviades @revistaestudostransviades ANTRA (Associação Nacional de Travestis e transexuais) @antra.oficial Nota técnica sobre acesso à saúde de crianças trans: do modelo transpatologizante ao cuidado transespecífico. Brasil: Antra. Outros perfis no instagram: Conselho Municipal LGBT de Florianópolis @conselholgbtfloripa Ambulatório Trans Florianópolis @ambulatoriotransfloripa Ambulatório Trans Centro Porto Alegre @ambulatoriotportoalegre Mães pela diversidade @maespeladiversidade Mães da resistência @maesdaresistencia Bianca Niemezewski Silveira @mfcbiancasilveira Música de encerramento: Eu sou (faixa bônus) de Mascucetas Imagem da capa: Primeira Marsha Trans do Brasil, em Brasília — Foto: Grax Medina As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram @medicina_em_debate e Facebook. Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

    36 min
  3. Gordofobia na saúde

    12/13/2023

    Gordofobia na saúde

    Malu Jimenez, autora do livro “Lute como uma Gorda”, conversa com a gente neste episódio sobre os impactos da gordofobia e o papel da área da saúde nesse contexto. A convidada tem um amplo currículo, Professora Doutora, Filósofa e Escritora, pós-doutoranda pela UFRJ, coordenadora da Pesquisa Gorda e presidenta do Instituto Diversas, mas acima de tudo tem muita humanidade e simpatia conversando com as mediadoras do Medicina em Debate, Bianca Niemezewski Silveira e Hânia Bibu. Indicações e referências mencionadas neste episódio: Artigos: 1. Jimenez, Maria Luisa. Gordofobia, fascismo e saúde em tempos pandêmicos. METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos, v. 4, n. 1, p. 27–45, 2023. 2. Santolin, Cezar Barbosa. História da obesidade na classificação internacional de doenças (CID): de 1900 a 2018. Arq. ciências saúde UNIPAR ; 25(3): 167-172, set-out. 2021. LILACS | ID: biblio-1348197 3. Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo. Gordocídio: uma análise da política sistêmica de morte de pessoas forças no Brasil. Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.29327/1163602.7-327 Livros: 1. “Lute como uma gorda”, por Malu Jimenez. 2. “Lute Como Uma Gordinha”, por Malu Jimenez, Cláudia Reis dos Santos, Rosane Gomes e Analu Steffen, busca combater a gordofobia contra crianças na escola, por meio de uma linguagem simples que dialoga com o público infantil. Está disponível para download gratuito. 3. “Fearing the Black Body: The Racial Origins of Fat Phobia”, por Sabrina Strings. 4. “Gasolina & Fósforo”, por Jessica Balbino. 5. “Da leveza: Rumo a uma civilização sem peso”, por Gilles Lipovetsky. Entrevista: “Regime heteronormativo e patriarcal vai colapsar com revolução em curso, diz Paul Preciado”, em Folha de São Paulo em 16 de janeiro de 2021. Música: Baleia - Rap Plus Size Playlist no Spotify - “Lute como uma gorda” por Maria Luisa Jimenez Série: Dietland - Amazon Perfis no instagram: Paul Preciado @_paul.preciado Ellen Valias @atleta_de_peso Jessica Balbino @jessicabalbino_ Vanessa Joda @vanjoda @yogaparatodesbrasil Rap Plus Size @rapplussize E as participantes desse episódio: @malujimenez_ @haniabidu @mfcbiancasilveira Imagem da capa: Fotografias de resistência decolonial de Malu por @juqueirozfotografia e de Bianca por @isabeledcosta As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. 🔉Nos acompanhe no Spotify https://open.spotify.com/episode/19Fz4slraL7ZFsVo8iq2FZ 📣Acesse também pela Central3: https://www.central3.com.br/category/podcasts/medicina-em-debate/ Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

    1h 32m
  4. LGBTQIAPN+ e filhes

    12/06/2023

    LGBTQIAPN+ e filhes

    *E quando uma pessoa LGBTQIAPN+ deseja ter filhes? O que um profissional da saúde deve saber para poder acolher essa demanda? * Nesse episódio, conversamos sobre as diversas possibilidades de uma pessoa LGBTQIAPN+ formar famílias. Foram abordados temas como a adoção no Brasil, a polêmica inseminação caseira, implicações médicas e jurídicas da Reprodução Assistida no SUS, o pré-natal de pessoas com variabilidade de gênero e lactação induzida como dispositivo para garantir o direito reprodutivo do aleitamento. Os convidados para essa discussão foram Bruna Andrade, advogada Mestre em Proteção de Direitos Fundamentais e CEO da Bicha da Justiça, e Charles Schneider Borges, ginecologista e obstetra especializado em Sexologia e Ginecologia Endócrina, que contaram com a apresentação da Bianca Niemezewski Silveira, médica de família e comunidade coordenadora do Ambulatório Trans de Porto Alegre e recente membra fixa do Medicina em Debate. Imagem da capa: As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato. Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. E os participantes desse episódio no Instagram: @bichadajustica @charlesborges.md @mfcbiancasilveira Pessoa LGBTQIAPN+ que deseja ter filhes 🔉Nos acompanhe no Spotify https://open.spotify.com/episode/19Fz4slraL7ZFsVo8iq2FZ 📣Acesse também pela Central3: https://www.central3.com.br/category/podcasts/medicina-em-debate/ Apoie o Brasil de Fato: https://apoia.se/brasildefato Siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

    1h 15m

Ratings & Reviews

5
out of 5
2 Ratings

About

Podcast sobre Medicina, Política e Saúde traduzidas para o dia a dia. Espaço aberto para debate e formação, tudo baseado em evidências. Atualmente a equipe é formada por: Aristóteles Cardona Júnior, Bianca Niemezewski Silveira, Hania Bidu, Marco Túlio Pereira, Mayara Floss, Nicole Geovana, Pedro Carvalho Diniz, Rodrigo Alves Rodrigues e Thiago Henrique Silva. Além disso, contamos com convidados e convidadas especiais nos nossos episódios. Nossos contatos: E-mail medicinaemdebate@gmail.com Twitter: www.twitter.com/medicinaemdbt Instagram: www.instagram.com/medicina_em_debate Uma produção da Central 3. Apoio: Brasil de Fato.