Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Rádio Tertúlia

O Guilhotina é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com apresentação dos jornalistas Bianca Pyl e Luis Brasilino. Para sugestões e críticas, escreva para guilhotina@diplomatique.org.br. Apoio técnico: Rádio Tertúlia.

  1. Nega Pataxó: nosso luto é luta | #4 Do corpo da terra

    JAN 28

    Nega Pataxó: nosso luto é luta | #4 Do corpo da terra

    No quarto e último episódio da série “Nega Pataxó: Nosso luto é luta”,  você acompanha a luta que se ergue após o assassinato de Pajé Nega e se transforma em força coletiva. A partir das ações da Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas, acompanhamos a busca por justiça, a preservação da memória e a continuidade do legado de Nega Pataxó. Em alianças com outros coletivos e defensoras da terra, as mulheres denunciam as violências sofridas, articulam a luta por terra e território frente às urgências das mudanças climáticas, reafirmando uma política enraizada na relação entre cuidado, corpo e terra — o corpo-território das mulheres. Entre sonhos, cantos e o som do maracá, Nega se faz presente, fortalecendo a continuidade da luta e o protagonismo das mulheres na defesa da vida e dos territórios. Esta série do Guilhotina se propõe a olhar para o cenário alarmante de violência fundiária no Brasil, intensificado após a sanção da Lei 14.701/2023, que institui o chamado Marco Temporal. Nos 4 episódios de “Nega Pataxó: nosso luto é luta”, o assassinato da Pajé Nega Pataxó é um evento central para a recontagem dos conflitos por terra no sul da Bahia, atualizando um passado de disputas e violências, bem como germinando novas práticas políticas em seu território, a Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, a partir da atuação das mulheres indígenas, suas familiares, na luta por justiça.>>> Este podcast é uma iniciativa do ⁠⁠⁠Lab Conatus⁠⁠⁠, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do Grupo de Ecologias Políticas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a ⁠⁠⁠Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas ⁠⁠⁠(APAMUI). Contou com o apoio do ⁠⁠⁠Pulitzer Center⁠⁠⁠, por meio do Fundo Semear – 2025, e com a produção da ⁠⁠⁠Rádio Tertúlia⁠⁠⁠. A divulgação é do Guilhotina, o podcast do ⁠⁠⁠Le Monde Diplomatique Brasil⁠⁠⁠. >>> Links:  Site CONATUS: https://conatus.uff.br/  Vídeo Nosso Luto é Luta: https://youtu.be/AOGBPi2zqoU?si=kbUjiz_BV-T44qwU  >>> Ficha técnica Concepção: Olivia von der Weid, Felipe Milanez e mestra Mayá. Direção criativa e roteiro: Olivia von der Weid. Equipe de produção: Mônica Tupinambá, Olinda Tupinambá, Daniela Duarte, Livia Weyl, Giulia Ventura, Kaylane Matos, Alice Guaraná e Marya Eduarda Barbosa. Edição de texto e áudio, desenho de som, montagem e sonorização: Beatriz Pasqualino/Rádio Tertúlia. Artes: Livia Weyl.

    1 hr
  2. Nega Pataxó: nosso luto é luta | #3 Eu sou Tupinambá guerreira

    JAN 21

    Nega Pataxó: nosso luto é luta | #3 Eu sou Tupinambá guerreira

    No terceiro episódio da série “Nega Pataxó: Nosso luto é luta”, Nega é apresentada em sua própria voz, que chega para o ouvinte a partir de registros audiovisuais herdados de sua aproximação com o Lab Conatus-UFF. Em seus depoimentos, ela partilha sua sabedoria ancestral e a potência política de suas práticas, o exercício do cuidado com a terra e com as pessoas, seus cantos e seu trabalho espiritual, os encontros de mulheres e a luta contra a violência de gênero nas aldeias. Esta série do Guilhotina se propõe a olhar para o cenário alarmante de violência fundiária no Brasil, intensificado após a sanção da Lei 14.701/2023, que institui o chamado Marco Temporal. Nos 4 episódios de “Nega Pataxó: nosso luto é luta”, o assassinato da Pajé Nega Pataxó é um evento central para a recontagem dos conflitos por terra no sul da Bahia, atualizando um passado de disputas e violências, bem como germinando novas práticas políticas em seu território, a Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, a partir da atuação das mulheres indígenas, suas familiares, na luta por justiça. >>> Este podcast é uma iniciativa do ⁠⁠Lab Conatus⁠⁠, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do Grupo de Ecologias Políticas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a ⁠⁠Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas ⁠⁠(APAMUI). Contou com o apoio do ⁠⁠Pulitzer Center⁠⁠, por meio do Fundo Semear – 2025, e com a produção da ⁠⁠Rádio Tertúlia⁠⁠. A divulgação é do Guilhotina, o podcast do ⁠⁠Le Monde Diplomatique Brasil⁠⁠. O quarto e último episódio vai ao ar em 28 de janeiro de 2026. >>> Links:  Portal Memorare: ⁠https://portalmemorare.wordpress.com/⁠  Entrevista Nega Pataxó Hã Hã Hãe: ⁠https://youtu.be/ILuXNuNRO6I?si=MeYPliQDcKvN9mpq⁠    >>> Ficha técnica Concepção: Olivia von der Weid, Felipe Milanez e mestra Mayá. Direção criativa e roteiro: Olivia von der Weid. Equipe de produção: Mônica Tupinambá, Olinda Tupinambá, Daniela Duarte, Livia Weyl, Giulia Ventura, Kaylane Matos, Alice Guaraná e Marya Eduarda Barbosa. Edição de texto e áudio, desenho de som, montagem e sonorização: Beatriz Pasqualino/Rádio Tertúlia. Artes: Livia Weyl.

    37 min
  3. Nega Pataxó: nosso luto é luta | #2 Nosso luto é luta

    JAN 14

    Nega Pataxó: nosso luto é luta | #2 Nosso luto é luta

    No segundo episódio da série “Nega Pataxó: Nosso luto é luta”, você ouve o relato da luta pela terra na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, situado nas vozes, memórias e depoimentos da linhagem feminina da Pajé Nega. Por meio da dor e das histórias compartilhadas, cria-se um memorial vivo que resgata a presença de Nega Pataxó na comunidade e no mundo, promovendo a elaboração coletiva do luto que se transforma em luta por justiça. Esta série do Guilhotina se propõe a olhar para cenário alarmante de violência fundiária no Brasil, atravessado pela disputa em torno do marco temporal, que ameaça os direitos dos povos indígenas às suas terras tradicionais. Nos 4 episódios da série, o assassinato da Pajé Nega Pataxó é um evento central para a recontagem dos conflitos por terra no sul da Bahia, atualizando um passado de disputas e violências, bem como germinando novas práticas políticas em seu território, a Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, a partir da atuação das mulheres indígenas, suas familiares, na luta por justiça.Este podcast é uma iniciativa do ⁠Lab Conatus⁠, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do Grupo de Ecologias Políticas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a ⁠Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas ⁠(APAMUI). Contou com o apoio do ⁠Pulitzer Center⁠, por meio do Fundo Semear – 2025, e com a produção da ⁠Rádio Tertúlia⁠. A divulgação é do Guilhotina, o podcast do ⁠Le Monde Diplomatique Brasil⁠. O terceiro episódio vai ao ar em 21 de janeiro de 2026. >>> Saiba mais: Projeto Memorare: https://portalmemorare.wordpress.com/cartas/  Vídeo "Por um fio": https://youtu.be/fAJz6Nu6KO0?si=uuQWq_wgz7roKnUk  >>> Ficha técnica Concepção: Olivia von der Weid, Felipe Milanez e mestra Mayá. Direção criativa e roteiro: Olivia von der Weid. Equipe de produção: Mônica Tupinambá, Olinda Tupinambá, Daniela Duarte, Livia Weyl, Giulia Ventura, Kaylane Matos, Alice Guaraná e Marya Eduarda Barbosa. Edição de texto e áudio, desenho de som, montagem e sonorização: Beatriz Pasqualino/Rádio Tertúlia. Artes: Livia Weyl.

    36 min
  4. Nega Pataxó: nosso luto é luta | #1 Eu entrego meu peito à lança

    JAN 7

    Nega Pataxó: nosso luto é luta | #1 Eu entrego meu peito à lança

    Está no ar a nova série do Guilhotina, que se propõe a olhar para o cenário alarmante de violência fundiária no Brasil, atravessado pela disputa em torno do marco temporal, que ameaça os direitos dos povos indígenas às suas terras tradicionais. Nos 4 episódios de “Nega Pataxó: nosso luto é luta”, o assassinato da Pajé Nega Pataxó é um evento central para a recontagem dos conflitos por terra no sul da Bahia, atualizando um passado de confrontos e violências, bem como germinando novas práticas políticas em seu território, a Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, a partir da atuação das mulheres indígenas, suas familiares, na luta por justiça.  No episódio de estreia, “Eu entrego meu peito à lança”, a narrativa recupera o histórico da luta indígena pela terra no Sul da Bahia a partir do conflito que resultou no assassinato da Pajé Nega Pataxó, na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu. Nele você vai ouvir reportagens de imprensa noticiando este grave acontecimento, arquivos históricos com a memória da luta pela demarcação das terras indígenas na região, além de relatos de indígenas que participaram da ação e testemunharam o crime. Este podcast é uma iniciativa do Lab Conatus, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do Grupo de Ecologias Políticas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas (APAMUI). Contou com o apoio do Pulitzer Center, por meio do Fundo Semear – 2025, e com a produção da Rádio Tertúlia. A divulgação é do Guilhotina, o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil. O segundo episódio vai ao ar em 14 de janeiro de 2026.>>> Saiba mais: Vídeo “O grito de voz enquanto indígena: a luta Pataxó pela terra e pela vida”: https://youtu.be/sW6b0QZun-c?si=DMikdxM4NIFJHLRZ >>> Ficha técnica Concepção: Olivia von der Weid, Felipe Milanez e mestra Mayá. Direção criativa e roteiro: Olivia von der Weid. Equipe de produção: Mônica Tupinambá, Olinda Tupinambá, Daniela Duarte, Livia Weyl, Giulia Ventura, Kaylane Matos, Alice Guaraná e Marya Eduarda Barbosa. Edição de texto e áudio, desenho de som, montagem e sonorização: Beatriz Pasqualino/Rádio Tertúlia. Artes: Livia Weyl.

    36 min
  5. Episódio especial | Pelas lentes e vozes dos direitos humanos

    JAN 5

    Episódio especial | Pelas lentes e vozes dos direitos humanos

    Hoje o Guilhotina te apresenta um episódio especial feito em parceria com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH), com produção da Rádio Tertúlia. No episódio "Pelas lentes e vozes dos direitos humanos", você vai conhecer - pela voz de quem mora nos territórios e de quem acompanha as violações de direitos humanos - quatro casos: a situação dos moradores da comunidade rural de Taquaril dos Fialhos, que fica no sudoeste da Bahia; o caso dos povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, em Tocantins; o caso das comunidades de pescadoras e pescadores quilombolas da Ilha de Maré (em Salvador/BA) e das comunidades gaúchas da região do 4D, em Porto Alegre/RS. Esses casos estão detalhados no documento em que é baseado este episódio e que se chama “Violações dos direitos humanos no Brasil - Relatório de casos com denúncias e recomendações”. Ele foi elaborado pela AMDH, sob coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, do Processo de Articulação e Diálogo para a Cooperação Internacional no Brasil e do Fórum Ecumênico ACT Brasil.  O relatório conta com participação direta de cerca de 100 organizações, coletivos e movimentos sociais que atuam com direitos humanos. Acesse o relatório em texto: https://monitoramentodh.org.br/publicacao/violacoes-dh-brasil-2025/ Acesso o relatório em áudio: https://open.spotify.com/show/2St7Wj7fcFmc0yCoIOAo4g Apresentação, direção criativa e desenho de som: Beatriz Pasqualino (Rádio Tertúlia). Roteiro: Beatriz Pasqualino, com contribuição de Anelize Moreira (Rádio Tertúlia). Sonorização: André Paroche (Rádio Tertúlia). Coordenação: Eneias da Rosa, Manoela Nunes, Gilnei Silva e Beatriz Pasqualino. Distribuição: Guilhotina / Le Monde Diplomatique Brasil.

    36 min
  6. Mulheres Negras em Marcha | #2 O legado da Marcha das Mulheres Negras no Brasil (2015-2025)

    11/24/2025

    Mulheres Negras em Marcha | #2 O legado da Marcha das Mulheres Negras no Brasil (2015-2025)

    Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem duas lideranças que estão na construção da 2ª Marcha das Mulheres Negras neste segundo episódio da série especial do Guilhotina em parceria com a CESE. Lançado às vésperas da Marcha que acontece em 25 de novembro em Brasília, este episódio mergulha no legado de uma década de luta, organização e transformação desde aquela histórica primeira edição em 2015, quando mais de 50 mil mulheres negras ocuparam a capital federal. Neste episódio, Naiara Leite, Coordenadora Executiva do Odara - Instituto da Mulher Negra e integrante do Comitê Impulsor Nacional da Marcha, e Terlúcia Silva, cofundadora da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba e integrante do Comitê Nacional da Marcha, compartilham histórias de mudanças concretas na vida das mulheres negras brasileiras nesses dez anos. Em pauta, o processo de construção coletiva da Marcha através dos Comitês Impulsores presentes nos 27 estados do Brasil, o fortalecimento da identidade política das mulheres negras, a ampliação da participação na esfera pública, o crescimento das organizações femininas negras em seus territórios e as pautas inegociáveis da 2ª Marcha Nacional por Reparação e Bem Viver. Como disse Mãe Estela de Oxossi: o tempo das mulheres negras é agora. Ficha técnica Produção, apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino Edição, desenho de som e sonorização: Beatriz Pasqualino (Rádio Tertúlia) Apoio de produção: Marília Pinto, Rosana Fernandes e Vanessa Pugliese, da CESE.

    1h 1m
  7. Mulheres Negras em Marcha | #1 As organizações femininas negras no combate aos racismos

    11/20/2025

    Mulheres Negras em Marcha | #1 As organizações femininas negras no combate aos racismos

    Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem duas lideranças históricas do movimento de mulheres negras neste primeiro episódio da nova série do podcast Guilhotina em parceria com a Cese.: "Mulheres Negras em Marcha: construindo o bem viver". Lançado no Dia da Consciência Negra, neste especial vamos compartilhar histórias de mudança sobre os avanços da organização das mulheres negras no Brasil, conhecer suas narrativas de resistência ancestral e entender melhor o processo de construção da Marcha das Mulheres Negras, que terá sua segunda edição no próximo dia 25 de novembro. No primeiro episódio, Socorro Guterres, da Coordenação Executiva da Rede de Mulheres Negras do Maranhão, e Valdecir Nascimento, idealizadora do Instituto Odara e coordenadora na Rede de Mulheres Afro Latino-americanas, Afro-caribenhas e de Diáspora e da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, falam com a gente sobre o papel das organizações femininas negras no combate aos racismos. Em pauta, a realidade do racismo hoje em dia no Brasil, a história do movimento de mulheres negras no país, o enfrentamento dessas organizações contra as opressões de raça, gênero e classe e a expectativa de atuação do movimento na conjuntura atual e para os próximos meses. >>> O segundo episódio desta série vai ao ar na próxima terça-feira, 25 de novembro. Ficha técnica Produção, apresentação e o roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino Edição, desenho de som e sonorização: Beatriz Pasqualino (Rádio Tertúlia) Apoio de produção: Marília Pinto, Rosana Fernandes e Vanessa Pugliese, da CESE.

    56 min

Trailer

Ratings & Reviews

4.7
out of 5
3 Ratings

About

O Guilhotina é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com apresentação dos jornalistas Bianca Pyl e Luis Brasilino. Para sugestões e críticas, escreva para guilhotina@diplomatique.org.br. Apoio técnico: Rádio Tertúlia.

You Might Also Like