Observatório Feminino

Itatiaia

Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres

  1. May 31

    Observatório Feminino debate violência contra mulher após caso de Ana Cláudia

    O Observatório Feminino deste domingo (31) fala sobre o caso de Ana Cláudia da Silva Souza, de 42 anos que foi jogada de um penhasco na Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte pelo ex-companheiro Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos. Antes de ser jogada ela foi estuprada por ele. Ela ficou quase 26 horas em uma encosta, agarrada a uma árvore depois de ter sido empurrada por ele, caiu cerca de 10 metros e deslizou outros 40. Para sobreviver, tentou escalar o terreno e se agarrou a uma raiz até ser resgatada por militares dos Bombeiros. Também falamos sobre o papel da mulher no Agro, que tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. Hoje, estamos à frente da gestão de propriedades rurais, da inovação tecnológica e da sucessão familiar no campo. Dados do 19º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, apresentados durante o evento que aconteceu aqui em Minas Gerais, mostram que nosso Estado ocupa uma posição de destaque no cenário nacional: uma em cada sete propriedades rurais daqui é administrada por mulheres, colocando Minas como o segundo estado brasileiro com maior número de estabelecimentos rurais sob direção feminina. E é com o tema "Agronegócio" que o Eloos Itatiaia promove amanhã debates diferentes vozes e ideias sobre o assunto. Participam da conversa Paula Lobato, Analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar e Cássia Cristina, Coordenadora da Rede Itasat.

    19 min
  2. May 24

    Observatório Feminino debate novas leis contra violência às mulheres

    O podcast Observatório Feminino deste domingo (24) debate os avanços e desafios no combate à violência contra a mulher, tanto no ambiente digital quanto fora dele. Entre os temas abordados estão os novos decretos sancionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estabelecem regras para a atuação das chamadas big techs no Brasil e ampliam a proteção de mulheres e meninas na internet. As medidas atualizam a regulamentação do Marco Civil da Internet e determinam que plataformas digitais criem canais específicos para denúncias de nudez real ou produzida por Inteligência Artificial. Além disso, as empresas ficam proibidas de oferecer ferramentas de IA capazes de criar imagens falsas de nudez a partir de fotos reais. O programa também discute três novos projetos de lei sancionados pelo Governo Federal voltados ao endurecimento das regras de proteção às vítimas de violência doméstica. Entre as medidas estão a criação do Cadastro Nacional de Agressores, o afastamento do agressor do lar e alterações na Lei de Execução Penal para ampliar a proteção de mulheres ameaçadas mesmo após a prisão ou condenação do autor da violência. As ações fazem parte dos 100 dias do Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio. Outro assunto em destaque será o caso da estudante Giovanna Neves Santana Rocha, de 22 anos, encontrada morta em um apartamento na Savassi, em Belo Horizonte, no dia 9 de fevereiro. Inicialmente tratado como suicídio, o caso passou a ser investigado como homicídio após laudo apontar asfixia por sufocação direta. O namorado da jovem, Adalton Martins Gomes, de 45 anos, foi preso temporariamente suspeito do crime. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, ele ajuizou uma ação de reconhecimento de união estável no dia do enterro da vítima e teria enviado mensagens e áudios para amigas de Giovanna tentando obter ajuda para formalizar o processo. Participam do debate a advogada criminal Juliana Günther e a jornalista Vanda Sampaio. Sobre o podcast - O Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Os episódios também estão disponíveis nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    21 min
  3. May 17

    'Academia do estupro': investigação expõe rede criminosa de abusos na deep web

    Uma investigação da CNN revelou a atuação de uma rede criminosa transnacional na deep web e em aplicativos de mensagens, apelidada de “academia do estupro”. Os grupos seriam usados por homens para compartilhar orientações sobre como dopar, abusar sexualmente, filmar e expor mulheres na internet. Segundo a reportagem, integrantes da rede trocam técnicas para dopar companheiras, frequentemente com uso de sedativos, para deixá-las inconscientes e facilitar os abusos. Um dos fóruns investigados estaria ligado a um site pornográfico que hospedava mais de 20 mil vídeos de violência sexual e chegou a registrar 62 milhões de acessos em apenas um mês. Em meio ao debate sobre violência contra a mulher, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 1º turno um projeto de lei que prevê medidas obrigatórias de acolhimento e proteção para mulheres em bares, restaurantes e casas noturnas. O texto determina que os responsáveis pelos estabelecimentos adotem ações para prevenir, identificar e combater situações que atentem contra a liberdade sexual das mulheres, além de oferecer acolhimento às vítimas em situação de risco. A proposta também prevê colaboração com autoridades policiais e órgãos de proteção à mulher durante investigações. Para debater esses temas, o podcast Observatório Feminino deste domingo (17) recebe Poliana Ribeiro Sales, criadora do método Maria da Lenha; Patrícia Diou; e Aline Neves.

    20 min
  4. Apr 26

    Observatório Feminino debate masculinidade, insegurança feminina e caso envolvendo delegada em MG

    O Observatório Feminino deste domingo (26) aborda temas sensíveis e atuais, como o papel masculino na sociedade, a insegurança vivida por mulheres em Minas Gerais e um caso disciplinar envolvendo uma delegada da Polícia Civil. Um dos destaques do programa é o curso voltado a “homens enfraquecidos”, oferecido pelo ator Juliano Cazarré, que reacendeu o debate sobre masculinidade e comportamento masculino nos dias de hoje. A atração também discute uma pesquisa da Localiza, que aponta que 47,5% das mulheres mineiras já desistiram de sair de casa por medo da violência no trajeto até o destino. Outro tema analisado é o caso da delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira, que está afastada das funções há cerca de 10 meses. Ela é esposa de Renê da Silva Nogueira, réu pela morte do gari Laudemir de Souza Fernandes. A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a delegada, que pode resultar em sua exoneração. Participam do debate a promotora de Justiça Ana Tereza Giacomini, coordenadora do Centro Estadual de Apoio às Vítimas do MPMG – Casa Lilian, e a advogada Maria Flávia Cardoso Máximo, professora de Ética Profissional e presidente do Conselho de Ética da OAB-MG, além de cônsul honorária da Eslovênia. Sobre o podcast O Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Os episódios também estão disponíveis nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    19 min
  5. Apr 19

    Salários de servidores após afastamento dos cargos são destaques do Observatório Feminino

    O Observatório Feminino de hoje fala sobre o desembargador Magid Láuar. Mesmo afastado após a repercussão nacional de uma decisão em que ele absolveu um réu de 35 anos por estupro de vulnerável de uma menina de 12 anos no Triângulo Mineiro, ele recebeu 120 mil 861 reais e 33 centavos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em vencimentos líquidos na folha salarial de março.  Quem também está recebendo o salário normalmente, é a delegada Ana Paula Balbino, que está afastada das funções desde agosto do ano passado, após o marido dela, Renê Nogueira Júnior, se tornar réu pelo homicídio do gari Laudemir de Souza Fernandes. O setor médico da Polícia Civil de Minas prorrogou por mais 60 dias a licença médica da delegada. Com a nova decisão, ela deve completar cerca de 10 meses fora da instituição policial. Em fevereiro, último dado disponível, ela recebeu mais de 23 mil e 800 reais, sendo cerca de 22 mil e 200 de salário e 1.643 em valores eventuais. Falamos também sobre uma pesquisa da Genial/Quaest que aponta que a violência é a maior preocupação dos brasileiros nos dias de hoje. Em segundo lugar aparece a corrupção, em terceiro lugar aparecem os problemas sociais e na sequência vem a saúde. A economia aparece com apenas 9% no ranking de preocupação dos brasileiros e a educação foi citada por 7%.  Pra gente debater recebemos aqui Flavia Viegas, comunicadora com especialização em comunicação, politica, gestão de negócios e relações governamentais e também a repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil, Edilene Lopes.

    23 min

About

Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres