4 episodes

Neste podcast irei ler poemas, ora de minha autoria, ora de autores clássicos brasileiros.

Rapidola Fabio Gomes Foto Cinema

    • Books

Neste podcast irei ler poemas, ora de minha autoria, ora de autores clássicos brasileiros.

    Rapidola Clássico 3

    Rapidola Clássico 3

    Fabio Gomes lê o soneto "Ao Conde da Ericeira D. Luís de Meneses pedindo louvores ao Poeta, não lhe achando ele préstimo algum", de Gregório de Matos (1636-1695)

    • 48 sec
    Rapidola Clássico 2

    Rapidola Clássico 2

    Fabio Gomes lê o trecho inicial do Livro 1 de "Feitos de Mem de Sá" ("De gestis Mendi de Saa", escrito originalmente em latim), de São José de Anchieta (1534-1597), natural da Espanha. Impressa em 1563 em Coimbra, Portugal, trata-se do primeiro poema escrito no Brasil a ser publicado.

    Obra disponível no site Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000146.pdf
    Não está indicado o tradutor da obra ao português (possivelmente seja a tradução de Armando Cardoso, caso não seja irei corrigir a informação tão logo a obtenha). 

    • 1 min
    Rapidola 2019

    Rapidola 2019

    Neste episódio, leio cinco poemas de minha autoria, escritos de 2015 para cá e publicados no Instagram em novembro e dezembro de 2019

    • 1 min
    Rapidola Clássico 1

    Rapidola Clássico 1

    Fabio Gomes lê a sexta parte (final) do poema "O Navio Negreiro", do baiano Antônio de Castro Alves, escrito em 1868. O poema se encontra em domínio público.

    No segundo segmento, Fabio Gomes comenta a escrita da obra e a vida de seu autor à época da escrita e lançamento do poema.
    O poema do alemão Heinrich Heine mencionado no segundo segmento se chama "Das Sklavenschiff" (1853/54), que em português significa literalmente "O navio negreiro"

    • 11 min

Top Podcasts In Books