Política para quem tem pressa

Antonio Marcos Santos

Este podcast é feito para você, cidadão, que se interessa por política mas não possui tempo disponível para dedicar-se a um curso ou à leitura de um bom livro clássico, por exemplo. De Platão a Aristóteles, dos contratualistas a Engels, os episódios aqui publicados versam sobre teorias, ideias e autores clássicos da filosofia e ciência política, servindo de educação política e cidadã de modo bem fundamentado e didático. Você pode ouvi-los enquanto relaxa, dorme ou se conduz. Este podcast é fruto de um trabalho avaliativo final do componente curricular Ciência Política, ofertado pela UFSB.

Episodes

  1. Os filósofos clássicos da Filosofia Política, hoje: Importância e Atualidades - relações inevitáveis

    05/08/2021

    Os filósofos clássicos da Filosofia Política, hoje: Importância e Atualidades - relações inevitáveis

    Neste episódio do podcast são abordadas as relações possíveis, implacáveis e inevitáveis que podemos realizar entre os principais pensadores da Filosofia e Ciência Política abordados nos episódios anteriores com o nosso tempo presente. A partir disso se compreende a importância e relevância de suas ideias e obras para compreender o tempo presente e fatos da vida social. Na abertura do episódio é feita uma breve reflexão pessoal sobre o que é ser ou qual o papel do humanista como cidadão/profissional crítico e inteligente, como ator social, etc. Na introdução são feitas as considerações iniciais e apresentação do episódio. No desenvolver do episódio são feitas as relações imprescindíveis entre os seguintes pensadores, com base em suas obras e episódios trabalhados: Thomas Hobbes; John Locke; Jean-Jacques Rousseau; Nicolau Maquiavel; bem como pensadores abordados breve ou indiretamente nos episódios anteriores: Platão, Aristóteles, La Boétie, Engels. No final do episódio são feitas as conclusões e considerações finais. O objetivo do episódio não foi de tratar, especificamente, sobre uma questão, mas de instigar no ouvinte uma autorreflexão e crítica acerca da atualidade ao fazer perguntas e abordagem de assuntos. A análise de uma questão específica atualmente poderá ser analisada à luz de algum autor clássico ou conceito em um futuro episódio. O fim do episódio é ao som da música "Filosofia",  interpretada por Zeca Baleiro, o qual juntamente com José Carlos de Souza a compuseram-na.  Aproveite a escuta!

    1h 14m
  2. Nicolau Maquiavel - reflexões sobre o Estado, o poder, a virtú e a fortuna

    05/03/2021

    Nicolau Maquiavel - reflexões sobre o Estado, o poder, a virtú e a fortuna

    No quarto episódio do podcast são abordadas as principais ideias de um dos mais importantes pensadores da política, o filósofo florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527), presentes em sua obra “O Príncipe” (1513). Na abertura do episódio é feita uma breve e resumida narração da principal obra dramatúrgica escrita por Maquiavel, “A Mandrágora" (1518). Na introdução são feitas as considerações iniciais: são expostos sua vida e obra, bem como os contextos social e político em que viveu o filósofo. No desenvolvimento do episódio são discutidos os pensamentos comuns e equivocados sobre o filósofo e é feita uma síntese sobre suas ideias contidas em “O Príncipe”. Em seguida são definidos e debatidos poder, ética, governo e tirania, etc. além de outros dois importantes conceitos em sua obra: a virtú e a fortuna. No episódio também é citado e relacionado com Maquiavel o filósofo francês Etienne de La Boétie (1530-1563), um pensador pouco estudado, mas também importante. Brevemente é abordado seu discurso contra a servidão voluntária e a opressão. O que este filósofo contribui e nos faz refletir sobre as ideias de Maquiavel? Na finalização são definidos os conceitos de Estado-nação como uma das contribuições de Maquiavel e em seguida é realizado o fechamento e as considerações finais acerca de suas ideias. Ao decorrer do episódio trechos de “O Príncipe" são citados. O fim do episódio é ao som da primeira parte da música "Sr. Presidente", interpretada pelo rapper Projota, o qual junto com Tom Leite compuseram-na. Ótima escuta!!

    50 min
  3. O Estado em Jean-Jacques Rousseau - a Natureza Humana, o Contrato Social e a Soberania Popular (série "Os contratualistas")

    04/29/2021

    O Estado em Jean-Jacques Rousseau - a Natureza Humana, o Contrato Social e a Soberania Popular (série "Os contratualistas")

    O terceiro episódio deste podcast é também o último da série denominada "Os contratualistas". Neste episódio é abordado as principais ideias do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) contidas em suas duas principais obras: “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” (1755) e “Do Contrato Social” (1762). Na início do episódio é recitado o poema "Os estatutos do homem", do poeta brasileiro Thiago de Mello.  O poema foi escrito em abril de 1964, em Santiago, Chile. O poema é a obra prima de Mello, traz reflexões sobre liberdade, humanidade, paz, justiça, ética... Ainda que utópicas, as estrofes são muito lindas de se ouvirem. Em seguida na introdução é feita uma breve abordagem sobre a vida, obra e contexto histórico em que viveu Rousseau; a exemplo, sua participação no movimento Iluminista do século XVIII. Em seguida é abordado o conceito de estado de natureza segundo o autor, o homem como “bom-selvagem”, etc. No desenvolver do episódio é também dado os conceitos do filósofo acerca do que é o contrato social. Antes do fim, é realizada ainda uma exposição dos conceitos de soberania popular ou vontade geral, proposto por Rousseau. Também são feitas, ao longo do episódio, diferenciações entre as ideias de Hobbes e Locke em relação a Rousseau. Ao decorrer do episódio trechos dos livros base da discussão são citados. Na conclusão são feitas as considerações acerca da série “Os contratualistas” e do episódio: são fechadas as ideias de Rousseau e realizada a síntese das ideias dos filósofos contratualistas trabalhados ao longo da série. O episódio é finalizado ao som da canção "Gentileza", música composta e interpretada por Marisa Monte. Aproveite a escuta!

    50 min
  4. O Estado em John Locke - do Estado de Natureza ao Governo Civil (série "Os contratualistas")

    04/20/2021

    O Estado em John Locke - do Estado de Natureza ao Governo Civil (série "Os contratualistas")

    O segundo episódio deste podcast é também o segundo episódio da série em três episódios denominada "Os contratualistas". Neste episódio são abordadas as principais ideias do filósofo inglês John Locke (1632-1704) contidas em sua obra o "Segundo Tratado Sobre o Governo Civil"(1689). No início, brevemente é narrada uma notícia do protesto do povo indígena Suruí em 18 agosto de 2020, para problematizar o pensamento de Locke. Na época, em forma de protesto, por cerca de 10 horas a etnia Suruí havia interditado com barricadas a BR-153, município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do estado do Pará, Brasil. Após isso é feita a apresentação do episódio. Em seguida é feita uma breve contextualização histórica da vida e obra de Locke e de seu contexto histórico. No desenvolver do episódio são apresentados e debatidos os conceitos de estado de natureza e governo civil (contrato social) em John Locke. Por fim são realizadas as considerações finais. Ao decorrer do episódio são levantadas algumas questões acerca da propriedade e liberdade para o filósofo, assim como são citados trechos fundamentais de sua obra e importantes para entender seu pensamento. Também são feitas diferenciações entre as ideias Hobbes (episódio anterior) e Locke. O fim do episódio é ao som da música "Ma Liberté", composta e cantada pelo francês Georges Moustaki. Tenha uma proveitosa escuta!

    39 min
  5. O Estado em Thomas Hobbes - do Estado de Natureza ao Contrato Social (série “Os contratualistas”)

    04/14/2021

    O Estado em Thomas Hobbes - do Estado de Natureza ao Contrato Social (série “Os contratualistas”)

    O primeiro episódio deste podcast é também o primeiro episódio da série em três episódios denominada "Os contratualistas". Neste episódio é abordado as principais ideias do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) contidas em sua principal obra, o Leviatã (1651). Inicialmente, objetivando exemplificar o estado de natureza para Hobbes é feita uma pequena narrativa dos conflitos entre o povo de Israel com os Filisteus e demais povos do atual território do Oriente Médio a 1000 a.c. A figura de Davi também é levemente abordada. Em seguida na introdução, é feita a apresentação da série "Os contratualistas".  Após a introdução é apresentado quem foi Thomas Hobbes e sua obra, abordando os contextos político e social da Europa e Inglaterra no século XVII. Também é abordado as diferenças das ideias de Platão e Aristóteles em relação a Hobbes. Antes de Hobbes o que vigorava era o pensamento político grego do homem como "animal político". Na segunda metade do episódio são discutidos e definidos os conceitos de estado de natureza e contrato social. Por fim são realizadas as considerações finais acerca do episódio e sobre o próximo episódio da série. Ao decorrer do episódio trechos do livro base (o Leviatã) são citados. O episódio é concluído ao som da segunda parte da música "O Lobo", interpretada por Pitty (autoria de Priscila Novaes Leone). Ótima escuta!!

    42 min

About

Este podcast é feito para você, cidadão, que se interessa por política mas não possui tempo disponível para dedicar-se a um curso ou à leitura de um bom livro clássico, por exemplo. De Platão a Aristóteles, dos contratualistas a Engels, os episódios aqui publicados versam sobre teorias, ideias e autores clássicos da filosofia e ciência política, servindo de educação política e cidadã de modo bem fundamentado e didático. Você pode ouvi-los enquanto relaxa, dorme ou se conduz. Este podcast é fruto de um trabalho avaliativo final do componente curricular Ciência Política, ofertado pela UFSB.