O Eco | Jornalismo Ambiental

Jornalismo Ambiental
O Eco | Jornalismo Ambiental

((o))eco é um veículo de jornalismo sem fins lucrativos fundado em 2004 que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.

  1. Parceria de mangues, estradas e vidas | Manguetown, Ceará | #EP 06

    15 HR. AGO

    Parceria de mangues, estradas e vidas | Manguetown, Ceará | #EP 06

    Na capital cearense, Rusty e Sineide Barreto mantêm o Ecomunam, um museu a céu aberto considerado patrimônio histórico-cultural e natural da cidade A causa ambiental é um trabalho que demanda muitos braços. Em meio a esse coletivo, quando o assunto é manguezais, destacam-se os nomes de Rusty de Sá Barreto e Sineide Moreira Crisóstomo. O casal de ambientalistas fundou, em 2001, o Ecomuseu Natural do Mangue, no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza. Com a proposta de fugir aos preceitos engessados da museologia tradicional, o Ecomunam entrega uma experiência imersiva aos seus visitantes, com aulas de campo que celebram as riquezas dos manguezais. Devido à sua contribuição para a preservação e a conscientização ambientais, o museu foi declarado, em 2020, patrimônio histórico-cultural e natural da capital cearense. O reconhecimento é fruto de um trabalho iniciado décadas atrás, muito antes do casal fazer morada no Estado. Com uma trajetória extensa na seara da educação ambiental, Rusty e Sineide são, hoje, referência na área, e planejam divulgar para novos públicos a importância dos manguezais. No entanto, o casal não se limita ao trabalho desenvolvido na Sabiaguaba. Em verdade, têm uma miríade de outras histórias a contar. O início do relacionamento, o pedido de casamento, a construção da família, os diversos empregos para se sustentar, o amor pela estrada, os planos para o futuro: isso e muito mais você pode conferir neste pop off, que traça o perfil de ambos. Este é o sexto e último episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a preservação ambiental. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    26 min
  2. Passando a tocha adiante | Manguetown, Ceará | #EP 05

    3 DAYS AGO

    Passando a tocha adiante | Manguetown, Ceará | #EP 05

    Dentro de salas de aula e também fora delas, a juventude atua com protagonismo na defesa do ecossistema Qual é o meio ambiente que deixaremos para as próximas gerações? A preservação ambiental é feita no presente; a colheita dos frutos, contudo, fica para um futuro indeterminado. A educação sobre manguezais, a partir de uma multiplicidade de métodos, sensibiliza sobretudo a juventude, atribuindo-lhe um papel de destaque na defesa do ecossistema. Em Acaraú, o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desenvolve, há mais de uma década, trabalhos de pesquisa e extensão, servindo de referência acadêmica na área. Já em Barra de Moitas, comunidade do município de Amontada, a educação ambiental é intrínseca aos modos de vida tradicionais. Para os nativos, “pertencimento” é palavra-chave, e suas histórias de vida estão atreladas às do ambiente que os rodeia. Este é o quinto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    22 min
  3. Verde da cor da ganância | Manguetown, Ceará | #EP 02

    6 DAYS AGO

    Verde da cor da ganância | Manguetown, Ceará | #EP 02

    No litoral cearense, a preservação do ecossistema e de modos de vida tradicionais é ameaçada por interesses econômicos Além da biodiversidade, os manguezais possuem abundância de outros recursos, como água, terra e vento, que despertam o interesse de empresários e investidores. Em geral, seus projetos são justificados com o discurso de “emprego e desenvolvimento para todos”. Na prática, no entanto, nem sempre é o que acontece. A instalação de megaempreendimentos frequentemente é acompanhada de impactos não somente ao meio ambiente, mas também aos modos de vida de comunidades tradicionais. É o caso de Curral Velho, distrito do município de Acaraú, que viu suas paisagens e vidas transformadas com a chegada da carcinicultura no final da década de 90. De modo semelhante, a instalação de parques eólicos também causou – e ainda causa – transtornos aos moradores de Barra de Moitas, no município de Amontada. Este é o segundo episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques Orientação: Daniele Bragança Edição de som: Karízia Marques Manguetown, Ceará é um podcast produzido através da ⁠Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental⁠, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

    21 min

About

((o))eco é um veículo de jornalismo sem fins lucrativos fundado em 2004 que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes, and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada