POD Falar de Saúde

RW Cast

Um podcast para falar de forma simples e clara sobre saúde integral. Você sabe o que é isso? É quando a gente fala de saúde física, mental e emocional. A cada 15 dias, um tema diferente é o centro da conversa que reúne especialistas da área da saúde e também pacientes. Conduzido pela jornalista Carolina Cassola, uma pessoa apaixonada pelo assunto, o POD Falar de Saúde é para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

  1. #058 Ansiedade de fim de ano e o impacto na saúde mental

    12/15/2025

    #058 Ansiedade de fim de ano e o impacto na saúde mental

    O ano está chegando ao fim e muita gente tem a sensação de que ele passou rápido demais. Para algumas pessoas, a chegada de dezembro pode até despertar a chamada “Síndrome do fim de ano”, também conhecida como dezembrite. Tem aquela euforia pelas festas de fim, enfeitar as casas, fazer confraternizações com amigos e na empresa, planejar o quanto antes a ceia de Natal, levar as crianças para ver o Papai Noel, encontras as pessoas que você não viu o ano inteiro, além das demandas de trabalho que precisam ser todas resolvidas até o fim do ano porque senão parece que o mundo vai acabar. Mas você reparou que todo esse corre de fim de ano parece acontecer cada vez mais cedo?  Há um tempo atrás, isso era mais comum em dezembro. Mas nesse ano e até em 2024 também, no final de outubro ou já na virada para o primeiro dia de novembro a gente já se depara com o comércio todo decorado, grupos de família já querendo organizar tudo e até o papai Noel chegou mais cedo. Claro, tudo isso muito influenciado pela Black Friday também que hoje dura o mês inteiro de novembro e é um grande chamariz para antecipar as compras de Natal. O quanto será que toda essa correria e ansiedade pelo fim do ano nos tira o tempo e a oportunidade de viver o momento presente e abala nossa saúde mental? A nossa conversa nesse episódio é com a psicóloga e psicanalista Fê Lopes (@felopespisco). Vem comigo? Dê o play!

    43 min
  2. #057 Dengue: desafios para 2026 e o que esperar da vacina no SUS

    12/01/2025

    #057 Dengue: desafios para 2026 e o que esperar da vacina no SUS

    Muita gente já se deparou com o famoso mosquito de listas brancas, o tão conhecido aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O estrago que ele tem feito também já é conhecido. Se você teve dengue, ou já conheceu alguém que teve, sabe do que estou falando: muito mal estar, febre alta, dor no corpo, nas articulações e vários outros sintomas que variam de pessoa para pessoa. É uma doença muito debilitante por alguns dias. Segundo o Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos prováveis de dengue, uma redução de cerca de 75% em comparação com o mesmo período de 2024. Mas a verdade é que os índices de contaminação ainda estão muito altos. Um levantamento feito pela pasta com 3,2 mil municípios aponta que 30% destas cidades estão em situação de alerta para a proliferação e transmissão de doenças pelo Aedes no próximo ano. Cientistas projetam que o Brasil terá um 1,8 milhão de casos de dengue em 2026, um número mais elevado e preocupante. Pois é,  o período de chuvas e das altas temperaturas está chegando, um prato cheio para o mosquito da dengue. Nesse episódio a gente vai falar sobre o que podemos fazer, individual e coletivamente para prevenir uma nova epidemia como a gente teve em 2024, o que as mudanças climáticas tem a ver com a proliferação do mosquito e como está o cenário da vacinação no país. A conversa é com a doutora Melissa Falcão (@melissabfalcao), infectologista e consultora da coordenação geral de arboviroses do Ministério da Saúde e membro do Comitê Científico de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia. Vem comigo? Dê o play! Edição de vídeo: Luísa Scopel

    39 min
  3. #056 Síndrome da Fadiga Crônica: invisibilidade e a relação com a Covid

    11/17/2025

    #056 Síndrome da Fadiga Crônica: invisibilidade e a relação com a Covid

    Você já parou pra pensar quantas pessoas no Brasil possivelmente estão sofrendo com uma doença invisível, que grande parte da sociedade nem imagina? Já parou para pensar como é acordar todos os dias sentindo um cansaço extremo, em que cada movimento exige um esforço enorme? Uma exaustão física e mental que não passa, dificuldade de dormir e de ficar em pé. Essa é a realidade diária de milhões de pessoas que vivem com a chamada Encefalomielite Miálgica, mais conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica, uma doença pós-viral, que teve um aumento após a pandemia. No Brasil, não há dados oficiais, mas estima-se que mais de 2,6 milhões de brasileiros possam ter a doença, que ainda é subdiagnosticada e negligenciada. A nossa conversa nesse episódio é com a doutora Eloara Campos (CRM-SP: 103.072 / RQE: 68038), pneumologista e fisiologista do exercício, professora pela Unifesp e médica do Hospital Sírio Libanês. E também com a psicóloga Ivana Andrade (CRP 06/200858), que é mestranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP. A história da Ivana como paciente de Síndrome de Fadiga Crônica a transformou em uma ativista pelas políticas públicas. https://www.instagram.com/ivanaandrade/ Vem comigo? Dê o play! Siga o POD no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/ Inscreva-se no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/@PodFalarDeSaude Edição de vídeo: Luísa Scopel

    53 min

About

Um podcast para falar de forma simples e clara sobre saúde integral. Você sabe o que é isso? É quando a gente fala de saúde física, mental e emocional. A cada 15 dias, um tema diferente é o centro da conversa que reúne especialistas da área da saúde e também pacientes. Conduzido pela jornalista Carolina Cassola, uma pessoa apaixonada pelo assunto, o POD Falar de Saúde é para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.