POD Falar de Saúde

RW Cast

Um podcast para falar de forma simples e clara sobre saúde integral. Você sabe o que é isso? É quando a gente fala de saúde física, mental e emocional. A cada 15 dias, um tema diferente é o centro da conversa que reúne especialistas da área da saúde e também pacientes. Conduzido pela jornalista Carolina Cassola, uma pessoa apaixonada pelo assunto, o POD Falar de Saúde é para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

  1. Sep 21

    #077 Fibrose cística: entenda a jornada de pacientes com doença rara

    Você já ouviu falar na fibrose cística, conhecida popularmente como a doença do "beijo salgado"? Pois é, ela é conhecida dessa forma porque as pessoas com essa condição têm um desequilíbrio genético que impede o transporte correto de sal e água nas células, fazendo com que o suor elimine muito mais sódio e cloro do que o normal e por isso fica mais salgado. Mas é importante dizer que não é uma doença contagiosa — ou seja, você não "pega" a doença ao beijar alguém com fibrose cística. É uma doença genética hereditária rara que faz o corpo produzir um muco muito grosso e pegajoso, que entope os pulmões e o aparelho digestivo. No Brasil, a incidência da doença é estimada em cerca de um caso para cada 7 mil nascidos vivos.  Segundo dados do Registro Brasileiro de Fibrose Cística, mais de seis mil pacientes estão cadastrados na plataforma e em acompanhamento nos centros de referência para o tratamento da doença. Esse episódio é uma oportunidade para entender melhor sobre a realidade das pessoas que vivem com essa condição, falar dos avanços e desafios que o Brasil ainda tem pela frente no acesso a tratamentos avançados. A conversa é com Verônica Stasiak, paciente com fibrose cística, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida, membro da diretoria do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística e palestrante. https://www.instagram.com/institutounidospelavida/ Vem comigo? Dê o play! Siga o POD Falar de Saúde no Instagram:  https://www.instagram.com/podfalardesaude/

    #077 Fibrose cística: entenda a jornada de pacientes com doença rara
  2. Aug 24

    #075 Vacinação de gestantes protege vida da mãe e do bebê

    A vacinação vem sendo um dos temas mais alvos de fake news nos últimos anos. Uma hora dizem que elas causam autismo, alteram o DNA ou possuem chips rastreadores. Tem gente espalhando de forma irresponsável que podem causar doenças graves e até mesmo matar.  E combater a desinformação em saúde não é uma tarefa fácil, como a gente falou no episódio anterior.  Mas a verdade é que as vacinas salvam vidas SIM e protegem nossa saúde individual e coletiva. Então quer um exemplo de uma notícia boa e verdadeira? A vacinação de gestantes no SUS reduziu pela metade os casos graves de bronquiolite em bebês menores de 6 meses no primeiro semestre de 2026, segundo um estudo em andamento do Ministério da Saúde. A vacina contra o VSR- Vírus Sincicial Respiratório, causador da bronquiolite, está disponível no SUS desde novembro de 2025. Nesse episódio, vamos falar sobre o calendário vacinal das gestantes e entender melhor o real impacto positivo das vacinas tanto para a mãe quanto para o bebê. E também ouvir o relato de uma mãe que quase perdeu seu bebê por conta da bronquiolite. A conversa é com o pediatra infectologista Renato Kfouri, Secretário do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. https://www.instagram.com/renatokfouri/ Vem comigo? Dê o play! Siga o POD Falar de Saúde no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/

    #075 Vacinação de gestantes protege vida da mãe e do bebê

About

Um podcast para falar de forma simples e clara sobre saúde integral. Você sabe o que é isso? É quando a gente fala de saúde física, mental e emocional. A cada 15 dias, um tema diferente é o centro da conversa que reúne especialistas da área da saúde e também pacientes. Conduzido pela jornalista Carolina Cassola, uma pessoa apaixonada pelo assunto, o POD Falar de Saúde é para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.