Estrela da manhã - um podcast holístico

Marianna Perna

ESTRELA DA MANHÃ é um podcast holístico para iluminar sua vida cotidiana com conteúdos vindos de fontes diferentes: espiritualidade, ciência, astrologia, psicologia, música, poesia e filosofia. Um encontro transdisciplinar e reflexivo feito em uma linguagem acessível e direta. Temos duas frentes de episódios: temas selecionados trazidos em uma reflexão ou na forma de entrevista; e as pílulas intuitivas de inspiração - recados diários como rastros de magia para nos manter caminhando e mirando as estrelas. Por Marianna Perna, terapeuta transpessoal, artista, escritora e historiadora.

Episodes

  1. 🌿🌟 EPISÓDIO #7: AUTORREGULAÇÃO E A FLORESTA INTERIOR

    May 16

    🌿🌟 EPISÓDIO #7: AUTORREGULAÇÃO E A FLORESTA INTERIOR

    🌿🌟 EPISÓDIO #7: AUTORREGULAÇÃO E A FLORESTA INTERIOR Entre neurociência, espiritualidade, crítica social e experiência sensível, este episódio atravessa o tema da autorregulação emocional para além das fórmulas individualizantes de bem-estar. A partir da escuta da floresta interior, do corpo e do silêncio, aspectos ligados ao sistema nervoso parassimpático, trago uma reflexão sobre o modo de sobrevivência em que vivemos, os impactos do capitalismo sobre o sistema nervoso e a necessidade de uma transformação interior profunda, que vá além de apenas “se regular”. Sem mudança de identidade, crenças e padrões, é como viver eternamente apagando incêndios... ❤️ Um episódio sobre presença, ética, compaixão e outras formas possíveis de existir. ✧ o episódio com a meditação de relaxamento que menciono é a Pílula #1: Meditação de Relaxamento:https://open.spotify.com/episode/4aPbjdxiZA7FctvTUGMAKM?si=oKItX47LRvGlCeOiEsjkXg ✧ durante o episódio menciono o filósofo coreano Byung Chul Han; seguem algumas obras onde aborda excesso de positividade e falta de alteridade:• A Agonia do Eros• Sociedade da Transparência• Capitalismo e impulso de morte• A expulsão do outro ✧ textos de referência sobre meditação e regulação emocional: • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20350028/• https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15256293/• https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/15581• https://posdigital.pucpr.br/blog/mindfulness-neurociencia ✧ algumas práticas que ajudam na regulação do sistema nervoso:• entoação de mantras, sons ou frequências, feitas com presença e intenção• exercício físico e movimento corporal• meditação (existem muitas técnicas — experimente!)• banho sonoro / sound healing• dançar como prática de autoexpressão e liberação emocional• respiração consciente e exercícios respiratórios• observar a respiração em momentos de stress — uma expiração mais longa que a inspiração ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático• escrever emoções, sonhos e reflexões em um caderno — prática simples e profunda de autoconhecimento •aromaterapia com óleos essenciais - excelente para regular o sistema nervoso devido à ação sobre o sistema límbico, intimamente ligado ao modo de sobrevivência ✧ se quiser conhecer meu trabalho como terapeuta transpessoal neurossomática ou o acompanhamento em ativação da Kundalini:contato@mariannaperna.com ✧ para adquirir O livro dos espelhos (no site da editora tem entrega disponível para qualquer estado do país):https://www.editoralitteralux.com.br/catalogo-titulo/o-livro-dos-espelhos ✧ ah, e me acompanhe no instagram em:https://www.instagram.com/dasvozespoesia 🧬🌈✨agradeço sua escuta até aquie até o próximo episódio!!!!

    54 min
  2. 🌿🌟 Pílula #4: 10 Poemas de Alberto Caeiro

    Apr 30

    🌿🌟 Pílula #4: 10 Poemas de Alberto Caeiro

    🌿🌟 Pílula #4: 10 Poemas de Alberto Caeiro 🎧dica: USE FONES DE OUVIDO para melhor aproveitamento✨ Em meu episódio anterior, “Como eclipsar dualidades?”, comentei sobre filosofia oriental e poesia como formas de exercitar olhares além das lógicas duais, muito ligadas ao predomínio da razão/da mente em que somos adestrados desde cedo. E nisso, me lembrei dos poemas de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, que justamente era seu “poeta da natureza” - vivia no campo e falava muito sobre esse NÃO-PENSAR (“pensar é estar doente dos olhos”), sobre ver, sentir e respirar a realidade, ao invés de dela se distanciar através da mente/pensamentos/conceitos. E olha, isso Pessoa escreveu há mais de cem anos! Mas segue sendo TÃO necessário ainda hoje... Talvez mais agora do que nunca. Estamos chegando a um ponto crítico de adoecimento total do ser pelo excesso e predomínio absoluto do mental e da lógica acima das emoções, do sentir, do experienciar, do corpo, do espírito, da alma, da natureza... Por isso compartilho nesta pílula de MAGIA com vocês uma seleção de dez poemas do livro “O guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro, para que possam apreciar com seus próprios ouvidos e coração esses versos tão singelos e potentes. E ao som de água - no riacho do sítio onde moro, no coração da mata, para deixar ainda mais especial♥️🌳 Se esse é um assunto que te interessa, e você não escutou o episódio anterior (#6), recomendo voltar e escutar, vai complementar muito bem com essa leitura de poesia :) ⏯️🌺Minutagem -Poemas de O Guardador de Rebanhos  (fiz uma seleção de alguns poemas pois é uma obra extensa) Poema 1: 0:23 Poema #2: 3:26 Poema #5: 4:48 Poema #7: 8:28 Poema #21: 9:13 Poema #34: 10:11 Poema #36: 11:14 Poema #46: 12:12 Poema #48: 14:16 Poema #49: 15:29 E, não custa re-lembrar: LEIA POESIA, OUÇA POESIA, VIVA A POESIA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ. ps: isso não é sobre necessariamente escrever, é sobre um olhar poético que nos relembra que existe poesia em tudo, basta estarmos atent@s, e VER, como nos convoca Caeiro.🌈✨ 🌝 até o próximo episódio!!!!🌝

    17 min
  3. EPISÓDIO #6: COMO ECLIPSAR DUALIDADES?

    Feb 21

    EPISÓDIO #6: COMO ECLIPSAR DUALIDADES?

    🌟♥️EPISÓDIO #6: COMO ECLIPSAR DUALIDADES? Neste primeiro episódio de 2026, também quando o podcast completa 1 ano de existência, compartilho uma reflexão simples, porém profunda, sobre nossa tendência dualista, julgadora e não-empática que tende a separar e suprimir partes nossas... Ao preparar o episódio, dei-me conta de que está saindo bem no momento entre-eclipses: entre 17 de fevereiro e 3 de março, quando temos eclipses ligados a Aquário e a Peixes. Achei bem propício, pois vejam bem, o eclipse é o bloqueio momentâneo da luz do sol, e simbolicamente o sol seria também nossa mente-razão, e tudo o que é consciente em nós, abrindo-se então um portal para outras forças… O que acaba se ligando à reflexão que ensejo no episódio. Pode ser um bom momento para re-pensarmos essas nossas identidades pautadas em julgamentos e uma visão dual, do tipo “é isso OU aquilo”, e nos abrir para talvez o “é isso E aquilo”.  Por isso o título remetendo ao eclipsar da dualidade. Acabei me excedendo no episódio, pois é um tema amplo e bastante profundo também e depois me dei conta de que não comentei que é por isso que amo tanto a POESIA, pois ela consegue aproximar o que poderia parecer oposto ou distante. Essa é sua beleza, como linguagem que vai além da linguagem usual, e funda novos reinos. Como escreve Simone Weil: "A poesia: chegar ao silêncio, ao inominado, por meio das palavras", que cito através de Byung-Chul Han no livro Falando sobre Deus (2025) Por isso, além da indicação feita, de se aventurar em filosofias orientais, também sugiro muito a leitura de poesia para inspirar esses olhares. E mesmo do citado Byung-Chul Han, em obras como Filosofia do zen budismo, Sociedade do Cansaço, Favor fechar os olhos, dentre outros, tudo que ele escreve é sempre muito interessante, pertinente e transformador. No campo da poesia, Alberto Caeiro pode ser um ótimo companheiro dessas sendas.  Me animei por aqui em fazer uma pílula lendo uns poemas de Alberto Caeiro, futuramente, acompanhem;) Gratidão por sua escuta e leitura da legenda até aqui. Desfrute! ✨🌈💖 ps: me perdoem pela qualidade do áudio nesse episódio, pois acabei falando mais alto e próximo do microfone do que o necessário, por receio do som da água ficar muito alto e prejudicar a voz. Infelizmente não conferi durante a gravação, no afã da espontaneidade da coisa, e ficou um pouco estourado. Decidi não regravar, pois prezo por essa espontaneidade e fluidez da fala. Mas prometo consertar isso pros próximos, retornando a uma qualidade satisfatória de áudio, como sempre costumei ter nos episódios:)

    28 min

About

ESTRELA DA MANHÃ é um podcast holístico para iluminar sua vida cotidiana com conteúdos vindos de fontes diferentes: espiritualidade, ciência, astrologia, psicologia, música, poesia e filosofia. Um encontro transdisciplinar e reflexivo feito em uma linguagem acessível e direta. Temos duas frentes de episódios: temas selecionados trazidos em uma reflexão ou na forma de entrevista; e as pílulas intuitivas de inspiração - recados diários como rastros de magia para nos manter caminhando e mirando as estrelas. Por Marianna Perna, terapeuta transpessoal, artista, escritora e historiadora.