Além da Lei

FGX - Strategic Solutions For Law Firms

Além da Lei – Porque nem tudo está nos autos Muito além dos tribunais e dos escritórios, o Além da Lei traz um bate-papo leve e descontraído com sócios e sócias de grandes bancas. Nele vamos explorar o modelo mental dos principais advogados e rainmakers do país. Vamos falar de tudo, menos de Direito. Aqui, o foco é na rotina jurídica, nas histórias, paixões e momentos que moldam essas personalidades dentro e fora dos escritórios. Todo mês, uma nova conversa cheia de boas histórias, risadas e surpresas.

  1. Jun 17

    #17 Além da Lei | Temp. 2 — Fernando Serec

    No 17º episódio do podcast Além da Lei, o CEO da FGX, Fernando Gomes Xavier, recebe Fernando Serec, CEO e sócio responsável pelas áreas de Contencioso e Arbitragem do TozziniFreire Advogados. Com mais de três décadas de atuação na advocacia empresarial, Fernando é uma das principais referências do mercado jurídico brasileiro em gestão, governança e desenvolvimento de escritórios de advocacia. Neste episódio, ele compartilha sua trajetória desde a entrada no TozziniFreire, ainda na década de 1990, até a liderança de uma das maiores bancas do país. Ao longo da conversa, fala sobre o processo de profissionalização dos escritórios brasileiros, a construção da cultura organizacional do TozziniFreire e os desafios de conduzir uma instituição que já atravessa diferentes gerações de sócios. A conversa também aborda temas como governança, modelos de remuneração, sucessão, contratação de sócios laterais, desenvolvimento de negócios e inteligência artificial. Fernando explica como o escritório estruturou um novo modelo de avaliação e remuneração de sócios, a importância de acompanhar indicadores de originação e execução e o papel crescente do business development na carreira jurídica. O episódio traz ainda reflexões sobre tecnologia, formação de talentos, internacionalização, cultura organizacional e os desafios de liderar um escritório com dezenas de sócios em um mercado cada vez mais competitivo e complexo.

    #17 Além da Lei | Temp. 2 — Fernando Serec
  2. Apr 16

    #15 Além da Lei | Temp. 2 — André Menescal | Liderança e construção de um escritório moderno

    No 15º episódio do podcast Além da Lei, o CEO da FGX, Fernando Gomes Xavier, recebe André Menescal, sócio-fundador do André Menescal Advogados. Com atuação reconhecida nacional e internacionalmente, André é um dos nomes em ascensão na nova geração de líderes da advocacia, combinando prática jurídica, gestão e desenvolvimento de negócios. Neste episódio, ele compartilha sua trajetória desde uma entrada quase intuitiva no Direito, influenciada pelo ambiente familiar, até a construção de uma carreira marcada por decisões estratégicas e aceleração de responsabilidades. Ao longo da conversa, fala sobre pontos de virada importantes, como a primeira experiência em estágio que mudou completamente sua percepção sobre a profissão e vivências fora do Direito que influenciaram sua visão de negócio e atendimento. A conversa também explora sua passagem por um dos maiores escritórios do país, onde assumiu posições de liderança ainda muito jovem, liderou operações regionais, estruturou novas frentes de negócio e participou de ciclos relevantes de crescimento. Hoje, à frente do André Menescal Advogados, discute os desafios de construir um escritório que já nasce grande, com estrutura, governança e visão de longo prazo, além de temas como modelo híbrido de trabalho, cultura organizacional, formação de sócios e a importância de desenvolver advogados com mentalidade de negócios.

    #15 Além da Lei | Temp. 2 — André Menescal | Liderança e construção de um escritório moderno
  3. Jan 15

    #12 Além da Lei — Ermiro Ferreira Neto

    No décimo segundo episódio do podcast Além da Lei, o CEO da FGX, Fernando Gomes Xavier, recebe Ermiro Ferreira Neto, sócio do Fiedra Brito Ferreira Neto Advogados. Primeiro advogado da família, Ermiro construiu sua trajetória a partir de uma combinação pouco óbvia no mercado jurídico: visão empreendedora, leitura estratégica de mercado e profundo interesse pelo business da advocacia. No episódio, ele compartilha como a vontade de empreender dentro do Direito moldou suas decisões profissionais e o levou a participar ativamente da transformação do escritório ao longo dos últimos 15 anos. A conversa passa pela evolução do mercado jurídico brasileiro desde a Análise Advocacia de 2006, o fortalecimento dos escritórios fora do eixo Rio–São Paulo e o papel do Nordeste como um dos principais vetores de crescimento da advocacia empresarial no país. Ermiro analisa os erros e aprendizados das tentativas de expansão de grandes bancas para a região e como isso abriu espaço para escritórios locais mais bem estruturados, com governança, modelos de remuneração claros e maior proximidade com o cliente. O episódio também aprofunda temas como modelos de negócio na advocacia, eficiência versus hiperindustrialização, construção de autoridade setorial, atração e retenção de talentos e os desafios de liderar escritórios em um cenário cada vez mais complexo. No fechamento, Ermiro aponta três grandes tendências para os próximos anos: reforma tributária, uso inteligente da inteligência artificial e a crescente financeirização da economia brasileira. Siga nas redes sociais: Instagram FGX: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠fgxgestao ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Instagram Fernando: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠fernandogxavier⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Linkedin Fernando: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.linkedin.com/in/fgx/ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Linkedin Ermiro: ⁠⁠⁠https://www.linkedin.com/in/ermiro-ferreira-neto-045ba742/

    #12 Além da Lei — Ermiro Ferreira Neto

About

Além da Lei – Porque nem tudo está nos autos Muito além dos tribunais e dos escritórios, o Além da Lei traz um bate-papo leve e descontraído com sócios e sócias de grandes bancas. Nele vamos explorar o modelo mental dos principais advogados e rainmakers do país. Vamos falar de tudo, menos de Direito. Aqui, o foco é na rotina jurídica, nas histórias, paixões e momentos que moldam essas personalidades dentro e fora dos escritórios. Todo mês, uma nova conversa cheia de boas histórias, risadas e surpresas.