Uma das perguntas mais frequentes de quem começa a pedalar é sobre o uso ou não deste tipo de pedal. Como qualquer experiência nova, também o uso do pedal clip exige mais atenção no início. Super normal ficar com receio de não conseguir tirar o pé na hora de parar. Algumas pessoas se adaptam mais rapidamente que outras, mas uma hora a pessoa se acostuma e nunca mais deixa de usar. O pedal fica preso á sapatilha do ciclista através de uma peça chamada taquinho (ou taco). Quando o ciclista pressiona a sapatilha no pedal ocorre o encaixe, que só é librado quando o pé gira ligeiramente para o lado. Existem vários modelos de pedais de encaixe, os usados em bike de speed, mtb e os híbridos, que possuem uma plataforma de um lado e o clip do outro pra poder ser usado com calçados comuns do lado da plataforma e sapatilha do lado do clip. O uso do pedal de encaixe é fundamental para melhor eficiência da pedalada. Quando os pés estão encaixados, o ciclista pedala usando as 2 pernas ao mesmo tempo, enquanto uma puxa a outra empurra o giro. Com isso, é possível conseguir distribuir melhor a força, e impulsionar mais a bicicleta, aproveitando quase os 360º da pedalada, tornando assim a pedalada mais fácil. Outra importância questão é a segurança. Com o pedal de encaixe, os pés ficam firmes e não escapam quando passamos em buracos e irregularidades do terreno. Também proporciona mais confiança em curvas, obstáculos, sprints, etc. Além de ser mais fácil de movimentar a bicicleta quando precisamos avançar mais rapidamente. Alguma dicas podem ser importantes pra começar a usar o pedal clip: - A trava pode ser regulada para encaixe com menor pressão e assim poder desclipar mais facilmente. - Para desclipar, basta girar o pé para o lado de fora e o encaixe é liberado, soltando o taco do pedal. - Comece a testar o pedal em planos e com menos curvas. - No incío importante ter mais atenção quando for parar a bicicleta, depois, com a prática, os movimentos acontecem automaticamente. Quando comecei a pedalar utilizava-se a pedaleira firma pé. Foi uma grande inovação o lançamento do pedal de encaixe. Foi uma tecnologia inspirada no SkyA pedaleira nasceu no início do século XX e foi largamente utilizado por muitas décadas. Mais difícil de tirar o pé quando a correia está muito apertada. Por outro lado, deixar a correia solta não prende o pé e o bom giro fica prejudicado. O pedal da marca italiana Cinelli foi o primeiro pedal de encaixe a ser conhecido, no início da década de 70. Mas, foi o pedal da marca francesa Look que ficou mundialmente conhecido em 1984. Eu só comecei a usar em 1987 o pedal de encaixe, foi simplesmente incrível e ficou impossível pedalar sem.