1,254 episodes

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

O Assunto Globo Podcasts

    • News

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

    O Pantanal ameaçado pelo fogo

    O Pantanal ameaçado pelo fogo

    Maior planície tropical inundável do mundo, o bioma ocupa 150 mil km² em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Berço de pelo menos 1,2 mil espécies de animais – como a onça pintada e a arara-azul - além de milhares de espécies de plantas. Uma biodiversidade ameaçada pelo avanço do fogo. Entre janeiro e junho, foram mais de 2,3 mil focos de incêndio, um recorde. Uma área equivalente a três cidades de São Paulo já foi devastada pelo fogo, e a situação registrada em 2024 caminha para ser a pior da história. Neste episódio, Natuza Nery conversa com a jornalista Claudia Gaigher, e com o biólogo Gustavo Figueiroa, diretor de comunicação do SOS Pantanal. Claudia descreve a situação crítica do Pantanal e pontua os sinais que anteciparam a crise. E pontua como o fogo faz parte do ciclo pantaneiro, mas que atinge níveis preocupantes desde 2020, até então o ano da pior tragédia ambiental do bioma. Direto da região com o maior número de focos de fogo, Gustavo relata a luta para o combate aos incêndios e fala das cenas que mais o surpreenderam: carcaças de jacarés mortos pelo fogo e as dificuldades logísticas para se deslocar até a “cabeça do fogo” na tentativa de salvar a região.

    • 27 min
    A nova ofensiva de Lula contra Campos Neto

    A nova ofensiva de Lula contra Campos Neto

    Às vésperas da próxima decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, nesta quarta-feira (18), que pode encerrar o ciclo de cortes na Selic, a taxa básica de juros, Lula partiu para cima do presidente do BC, Roberto Campos Neto. “Trabalha para prejudicar o país”, disse o petista, que também questionou o que considera falta de autonomia do Banco Central. Neste ponto, Lula se referia à presença de Campos Neto em evento oferecido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Jair Bolsonaro e seu potencial adversário nas eleições de 2026. Para entender o impacto destas falas em um cenário econômico desafiador para o governo e as expectativas acerca da troca da presidência do Banco Central, no segundo semestre, Natuza Nery recebe Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico e comentarista da Rádio CBN e da GloboNews. Conversa também com a economista e professora do Insper Juliana Inhasz.

    • 33 min
    Greve nas federais - o impasse

    Greve nas federais - o impasse

    Há mais de dois meses professores de universidades federais se juntaram à paralisação de técnicos administrativos, cuja greve começou em março. Entre as reivindicações está o reajuste salarial ainda em 2024, plano de carreira, mais investimento e a revogação de medidas adotadas nos governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro. O governo, no entanto, oferece reestruturação de benefícios para este ano, mas reajuste só a partir de 2025. Para entender o impasse em torno da negociação - e por que a categoria negou a proposta feita no fim da semana passada – Natuza Nery conversa com o repórter Bruno Alfano, do jornal O Globo, e com Ursula Peres, professora de Orçamento e Finanças Públicas da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. Ursula detalha com quais outras fatias da Educação professores e servidores disputam orçamento e analisa se há espaço para os reajustes, em um momento em que o governo federal é pressionado pelo corte de gastos, de olho no cumprimento da meta fiscal.

    • 29 min
    Celular deve ser banido para crianças e adolescentes?

    Celular deve ser banido para crianças e adolescentes?

    O lançamento do novo livro do psicólogo social Jonathan Haidt ( "The Anxious Generation", A Geração Ansiosa, em tradução livre) mobilizou famílias de diversos lugares do mundo contra o uso de celulares. Ao constatar que a exposição excessiva de telas e redes sociais para crianças e adolescentes resulta em queda no desempenho escolar, problemas na socialização, falhas no desenvolvimento cognitivo e riscos severos à saúde mental, Haidt recomenda que os celulares devem ser dados só a partir dos 14 anos. Começam, assim, a ganhar corpo organizações que unem pais e mães para proibir coletivamente o acesso dos filhos a esses dispositivos — é o caso do Movimento Desconecta, descrito neste episódio por uma de suas fundadoras, Camila Bruzzi. O escritor e roteirista Antonio Prata (pai da Olivia, 10, e Daniel, 9 anos) analisa as motivações e as consequências da permissividade exagerada com o uso dos eletrônicos. Natuza Nery também entrevista Lucia Dellagnelo, doutora em educação pela Universidade de Harvard e consultora de políticas de educação digital do Banco Mundial, sobre o uso da tecnologia nas escolas.

    • 35 min
    A pior semana de Haddad no governo

    A pior semana de Haddad no governo

    Na política, o ministro da Fazenda viu sua Medida Provisória, que limitava o uso do crédito de PIS/Cofins por empresas (medida que arrecadaria R$ 29 bilhões a mais para os cofres da União), ser rejeitada e devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nos índices de mercado, o dólar chegou a bater R$ 5,40 e a Ibovespa perdeu a marca dos 120 mil pontos. Após sucessivas derrotas, Haddad mudou o tom e nesta quinta-feira (13) falou sobre os planos de revisar os gastos do governo ainda para este ano. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Bráulio Borges, pesquisador da FGV-Ibre e economista da LCA, para explicar o quadro econômico do país – no qual a Fazenda apresenta bons dados de crescimento, emprego e controle de inflação, mas derrapa no controle fiscal e sofre com fogo amigo dentro do próprio governo. Ele apresenta também seus argumentos sobre a necessidade de um ajuste fiscal que equilibre aumento de receitas com redução e melhor qualidade de gastos.

    • 30 min
    O projeto que iguala aborto a homicídio

    O projeto que iguala aborto a homicídio

    A Câmara aprovou a urgência do texto que prevê pena de até 20 anos em caso de aborto – agora, o projeto pode ser votado diretamente no Plenário da Casa, sem passar por comissões. O polêmico projeto prevê que, caso uma mulher engravide de um estupro e interrompa a gravidez, pode ser condenada à prisão. Para entender por que o projeto foi votado a toque de caixa na Câmara, Natuza Nery conversa com Daniela Lima, apresentadora da GloboNews e colunista do g1. E com Maíra Recchia, advogada integrante do coletivo Advogadas do Brasil e da Rede Feminista de Juristas. Daniela explica como Arthur Lira pautou a urgência do texto de olho em votos para a eleição de seu sucessor à frente da Câmara. Maíra detalha os pontos do projeto em discussão e quais as consequências caso ele seja aprovado.

    • 28 min

Top Podcasts In News

Focus on Africa
BBC World Service
The Intelligence from The Economist
The Economist
The Teacher's Pet
The Australian
Global News Podcast
BBC World Service
Africa Daily
BBC World Service
Plain English with Derek Thompson
The Ringer

You Might Also Like

Foro de Teresina
piauí
Petit Journal
Petit Journal
Medo e Delírio em Brasília
Central 3 Podcasts
Rádio Novelo Apresenta
Rádio Novelo
Durma com essa
Nexo Jornal
Estadão Analisa com Carlos Andreazza
Estadão

More by G1

Papo de Política
G1
Bem Estar
G1
O tema é - Como Será?
G1
HUB GloboNews
G1
#Engajadxs - Como Será?
G1
Desenrola, Rio
G1