92 episodes

Washington Araújo é jornalista formado em Brasília e mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília (UNB). Neste podcast, apresenta visões alternativas para o mundo atravessado em que vivemos e aponta possíveis soluções para os graves problemas que hoje afligem a humanidade. Os assuntos são variados; literatura, história, crônicas, cinema, espiritualidade... tudo com certa leveza poética!

1844 1844 Podcast

    • Religion & Spirituality
    • 5.0 • 1 Rating

Washington Araújo é jornalista formado em Brasília e mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília (UNB). Neste podcast, apresenta visões alternativas para o mundo atravessado em que vivemos e aponta possíveis soluções para os graves problemas que hoje afligem a humanidade. Os assuntos são variados; literatura, história, crônicas, cinema, espiritualidade... tudo com certa leveza poética!

    Por que devemos acreditar na Ciência? Entrevista com o Dr. Rafael Buta

    Por que devemos acreditar na Ciência? Entrevista com o Dr. Rafael Buta

    Entrevista exclusiva com o médico Rafael Buta que aborda o combate do Covid19, as vacinas, o esforço heroico dos profissionais médicos, em particular da área de ENFERMAGEM. O Dr. Rafael Buta, urologista de renome em Brasília elucida questões entre a urologia e a nefrologia, os perigos do câncer de próstata, além de tratar de vários outros temas da maior importância para a nossa saúde nessa época conturbarda que atravessamos.

    • 34 min
    RENEGADO, coração e mente de um cidadão do mundo

    RENEGADO, coração e mente de um cidadão do mundo

    Renegado, nome artístico de Flávio de Abreu Lourenço, é cantor e compositor autodidata de rap, funk, hip hop, samba, mpb e reggae brasileiros. Lançou em 2008 seu primeiro álbum Do Oiapoque a Nova York em 2011 o segundo álbum chamado Minha Tribo é o Mundo, o dvd ao vivo Suave ao Vivo (2014) e em 2015, o EP Relatos de um Conflito Particular.  

    Nessa entrevista ao podcast 1844, além de conhecermos sua história, conhecemos a visão unificadora e humanista desse talentoso artista brasileiro, e também somos rapidamente cativados por sua genuína empatia. 

    Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG), Flávio Renegado ganhou os prêmios Hutúz, como Artista revelação (2008), e o Prêmio MPB FM 2013, na categoria Destaque do ano.  Renegado circulou pelo Brasil, Europa, Oceania e pelas três Américas. Apresentou-se em festivais importantes, como o Summer Stage, em Nova York, e no no Back2Black, em Londres e no Rio de Janeiro. 

    Fez parcerias com artistas como a nigeriana Nneka, as brasileiras Elza Soares, Mart’nália e Fernanda Takai (em parceria com Guilherme Arantes), Toninho Horta, Lenine, Seu Jorge, entre outros.

    Vale a pena refletir sobre o mundo de magia que ele carrega consigo no lado esquerdo do peito.

    • 49 min
    Arthur Shoppenhauer — O pessimismo como estilo de vida

    Arthur Shoppenhauer — O pessimismo como estilo de vida

    Nesta segunda parte (final) apresentamos aspectos biográficos e as bases da filosofia desenvolvida por Arthur Shoppenhauer em meados do século XIX. A mãe foi a mulher mais importante na vida de Arthur Shoppenhauer, uma relação atormentada e dúbia que acabou mal.

    A carta de Johanna aprovando que o filho largasse o aprendizado no comércio tinha grandes sentimentos maternais: a preocupação com o bem dele, o amor, as esperanças. Mas tudo isso com uma condição: que ficasse longe dela. Arthur implorou à mãe para morar com ela e continuar os estudos em Weimar. Johanna não gostou da idéia; na verdade ficava nervosa só de pensar em compartilhar a casa com Arthur. O filho visitou-a algumas vezes nos seis meses que passou em Gotha, causando sempre muito desprazer. As cartas que escreveu para ele após a expulsão da escola são das mais agressivas que uma mãe já mandou para um filho.

    “(...) Conheço você, (...) é uma pessoa irritante e agressiva, acho muito difícil conviver com você. Todas as suas qualidades ficam comprometidas por ser tão inteligente e deixam de ter utilidade no mundo. (...) você acha defeitos em tudo e em todos, menos em si mesmo. (...) e assim exaspera os que estão perto — ninguém quer ser melhorado ou ilustrado à força, muito menos pela pessoa insignificante que você continua sendo. Ninguém agüenta também ser criticado por quem mostra uma tal fraqueza, principalmente em sua insistência em garantir, em tom de oráculo, que as coisas são de determinada forma, sem sequer desconfiar que pode estar errado. Se você não fosse assim, seria apenas ridículo, mas sendo como é, se torna muito desagradável. (...) Escrever um diário literário, como você queria, é algo odioso e inútil, porque não se pode pular as páginas escritas ou jogar todo o lixo atrás do fogão, como se faz com as páginas impressas.”

    Johanna acabou se conformando com o fato de ter de hospedar o filho enquanto ele se preparava para entrar na universidade, mas escreveu outra carta, caso ele não tivesse entendido a primeira, e mostrou bem sua preocupação.
    * * *
    Ele escreveu: “Visto da juventude, a vida é um longo futuro; a partir da velhice, parece um curto passado. Quando partimos num navio, as coisas na praia vão diminuindo e ficando mais difíceis de distinguir; o mesmo ocorre com todos os fatos e atividades de nosso passado.“

    • 2 hr 17 min
    O jovem Arthur Shoppenhauer — 1a. parte

    O jovem Arthur Shoppenhauer — 1a. parte

    A vida conturbada do filósofo Arthur Schopenhauer é abordada neste episódio e conhecendo sua história conhecemos também as origens de seu “clássico pessimismo” e de suas contundentes reflexões sobre a condição humana.

    • 56 min
    Basta de violência contra a mulher!!

    Basta de violência contra a mulher!!

    A pandemia do covid19 fez aumentarem as agressões físicas e verbais, a violência sexual, os ataques na internet e o assédio contra mulheres. Realizado com apoio do Consulado da Irlanda em São Paulo e da Fundação Heinrich Böll, o levantamento consultou 1.500 pessoas, com 18 anos de idade ou mais, entre 2 a 14 de outubro.

    Para a maioria, a pandemia fez aumentarem as agressões físicas e verbais, a violência sexual, os ataques na internet e o assédio contra mulheres.

    ——— Motivos apontados para o aumento da violência doméstica durante a pandemia:
    ——— Aumento no consumo de álcool
    ——— Estresse/irritação por causa do isolamento
    ——— Pessoas convivendo por mais tempo dentro de casa
    ——— Preocupação com a falta de dinheiro
    ——— Sobrecarga da mulher pela falta de divisão do trabalho em casa.

    Em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, obrigado a fazer sexo ou sofreu alguma forma de abuso. O agressor é, geralmente, um membro da família. Cada vez mais a violência de gênero é vista como um sério problema de saúde pública, além de constituir grave violação dos direitos humanos. A sociedade precisa prevenir e expurgar esses crimes. Para se evitar esses crimes é necessário buscar a melhora da auto-estima e a sensação de poder pessoal das mulheres; aumentar o acesso das mulheres e meninas à educação e intensificar o acesso e controle das mulheres sobre os recursos econômicos. A capacitação feminina é não só uma meta louvável por si só, mas constitui também uma estratégia importante para a eliminação da violência contra a mulher.

    • 36 min
    O Mistério de Deus — a vida de ‘Abdu’l-Bahá

    O Mistério de Deus — a vida de ‘Abdu’l-Bahá

    Neste ano de 2021, em que se celebram 100 anos de sua morte, dedicamos este Episódio para apresentar alguns aspectos da inspiradora vida do sábio persa ‘Abdu’l-Bahá (1844–1921), o filho mais velho de Bahá’u’lláh (1817–1892) e o exemplo perfeito dos ensinamentos da Fé Bahá’í.

    • 1 hr 13 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In Religion & Spirituality

In These Times with Rabbi Ammi Hirsch
Stephen Wise Free Synagogue
The Bible in a Year (with Fr. Mike Schmitz)
Ascension
The Bible Recap
Tara-Leigh Cobble
Girls Gone Bible
Girls Gone Bible
BibleProject
BibleProject Podcast
WHOA That's Good Podcast
Sadie Robertson Huff