45 Graus

O 45 Graus é um podcast para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel, economista, professor universitário e curioso por natureza, conversa sobre os grandes temas (e não só) com especialistas e pessoas cujas ideias vale a pena ouvir. São conversas sem pressa, às vezes profundas, mas sempre descontraídas. Novos episódios a cada duas semanas, sempre à quarta-feira.

  1. Céu Mateus (parte 2): Como está o Serviço Nacional de Saúde?

    6h ago

    Céu Mateus (parte 2): Como está o Serviço Nacional de Saúde?

    Veja também em youtube.com/@45_graus Céu Mateus é professora catedrática de Economia da Saúde na Division of Health Research na Universidade de Lancaster, Reino Unido. É doutorada em Economia da Saúde Pública, mestre em Política Social Europeia e licenciada em Economia. Foi professora auxiliar de Economia da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública (2001-2014). Trabalhou no Instituto de Gestão Informática e Financeira (hoje ACSS) do Ministério da Saúde no departamento de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Gestão entre 1995 e 2001, onde foi a responsável executiva pelo Sistema de Financiamento/Sistema de Classificação em Grupos de Diagnósticos Homogéneos. Enquanto investigadora trabalha principalmente na área de avaliação económica de tecnologias de saúde, medição da eficiência, equidade e qualidade de vida. É presidente da EuHEA – European Association of Health Economics.  -- Inquérito aos ouvintes do 45 Graus _______________ Índice (2ª Parte): Serviço Nacional de Saúde: forças e fraquezas Sobrecarga nas urgências  Pior em Lisboa e Vale do Tejo O impacto do Dr Google (e Dr ChatGPT) na nossa relação com os cuidados de saúde Faltam camas para internamentos? Demora nas especialidades cirúrgicas vs médicas Internamentos “sociais” Rede de cuidados continuados  Cuidadores informais Que medidas recomenda a Céu para melhorar o SNS? Os enfermeiros deviam ter um papel mais relevante no sistema PT? Local de residência e distância à urgência Os imigrantes podem usar o SNS? See omnystudio.com/listener for privacy information.

    1h 14m
  2. Céu Mateus (parte 1): Como está a saúde em Portugal?

    17h ago

    Céu Mateus (parte 1): Como está a saúde em Portugal?

    Veja também em youtube.com/@45_graus Céu Mateus é professora catedrática de Economia da Saúde na Division of Health Research na Universidade de Lancaster, Reino Unido. É doutorada em Economia da Saúde Pública, mestre em Política Social Europeia e licenciada em Economia. Foi professora auxiliar de Economia da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública (2001-2014). Trabalhou no Instituto de Gestão Informática e Financeira (hoje ACSS) do Ministério da Saúde no departamento de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Gestão entre 1995 e 2001, onde foi a responsável executiva pelo Sistema de Financiamento/Sistema de Classificação em Grupos de Diagnósticos Homogéneos. Enquanto investigadora trabalha principalmente na área de avaliação económica de tecnologias de saúde, medição da eficiência, equidade e qualidade de vida. É presidente da EuHEA – European Association of Health Economics.  -- Inquérito aos ouvintes do 45 Graus _______________ Índice (1ª parte): Como está a saúde em Portugal em comparação com outros países? Estudo da OCDE / Comissão Europeia Diferenças entre homens e mulheres  Inquérito Nacional de Saúde: último em 2014, PCP propôs novo Desigualdades económicas  Diferenças de PIB entre países PT é dos países com mais altas taxas de vacinação Porque há cada vez mais pessoas anti-vacinas? Depressão e ansiedade  Relação entre falta de sensação de controlo sobre a vida e saúde mental Sector da saúde em Portugal  Público vs privado Adse e outros subsistemas  O peso crescente dos seguros de saúde  Porque estamos a gastar mais em saúde? O caso das ecografias  See omnystudio.com/listener for privacy information.

    1h 23m

About

O 45 Graus é um podcast para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel, economista, professor universitário e curioso por natureza, conversa sobre os grandes temas (e não só) com especialistas e pessoas cujas ideias vale a pena ouvir. São conversas sem pressa, às vezes profundas, mas sempre descontraídas. Novos episódios a cada duas semanas, sempre à quarta-feira.

More From Expresso

You Might Also Like