451 episodes

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal

Agência ECCLESIA Agência ECCLESIA

    • Religion & Spirituality

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal

    «A canção, uma ‘casa comum’ para a memória da Revolução dos Cravos», com Alfredo Teixeira - Emissão 25-04-2024

    «A canção, uma ‘casa comum’ para a memória da Revolução dos Cravos», com Alfredo Teixeira - Emissão 25-04-2024

    «A canção, uma ‘casa comum’ para a memória da Revolução dos Cravos» é a proposta do compositor e antropólogo político Alfredo Teixeira para, musicalmente, reconhecermos o lugar da intervenção, encontrarmos cruzamentos com os textos bíblicos e messiânicos que também ao cantautores propunham, e perceber como a revolução de 1974 teve a sua génese musical em 1971.

    Através de 16 músicas o teólogo propõe o reconhecimento de polos de irradiação da canção de intervenção, desde 1945 até ao que poderíamos chamar de herança dessa expressão na cultura hip-hop de hoje, mostrando como as músicas de contestação ao Estado Novo propõem uma cultura de transformação que aproxima os mundos.

    • 32 min
    Sínodo na Diocese de Angra - Emissão 20-04-2024

    Sínodo na Diocese de Angra - Emissão 20-04-2024

    Vamos até à diocese de Angra para conhecer a realidade do caminho sinodal que as nove ilhas açorianas estão a realizar.

    O convite surgiu em 2021 quando o Papa Francisco quis escutar toda a Igreja propondo um caminho para uma maior presença missionária, mais participada e mais em
    comunhão de todos e entre todos os cristãos.

    Conversamos hoje com Carmo Rodeia, Diretora do serviço das Comunicações Sociais da Igreja da diocese de Angra, que integra também o Grupo Coordenador do Itinerário Pastoral Diocesano que acompanha a auscultação sinodal.

    • 32 min
    25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições - Emissão 21-04-2024

    25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições - Emissão 21-04-2024

    Apresentação do livro publicado no âmbito das comemorações dos 50 anos da democracia em Portugal, com coordenação científica do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) e edição da Agência ECCLESIA.

    • 32 min
    LUSOFONIAS - De Souanké a Brazzaville

    LUSOFONIAS - De Souanké a Brazzaville

    Tony Neves, em Brazzaville

    Há paisagens e há olhares que só podes gravar com o coração…Por isso, por mais que escreva, ninguém vai sentir o que eu senti, viver o que eu vivi. Mas começo com uma confissão: já não me apetece contar kms! São demais, mas felizmente que numerei os ossos antes de vir! Avancemos…
    Souanké é uma Paróquia-Missão a 275 kms de Ouesso, quase na fronteira com os Camarões. Os Espiritanos fundaram esta Missão em 1954, quando aqui viviam cerca de 17 mil bantos e 3 mil bakas (conhecidos por pigmeus). Houve muitos avanços e recuos na presença missionária, com longas ausências dos padres, o que mostra bem quão difícil é a missão nestas paragens de floresta equatorial. A presença das Irmãs de S. José de Cluny também não foi duradoura.
    Recebido pelo P. Chatelain, espiritano que estudou em Angola, tive a oportunidade de visitar diversas comunidades, até 40 kms de distância. Foi bom entrar nas povoações, saudar as pessoas, rezar nas capelas, conversar com os cristãos que testemunham o Evangelho em contextos muito exigentes. Marcaram-me particularmente a visita à povoação de Cabosse (nascida na estrada que leva aos Camarões, à sombra de uma grande empresa de exploração florestal) e a uma comunidade baka, onde estive com as crianças que já aceitam ir à escola e com os líderes da aldeia. Também gostei muito da passagem por todas as salas de aula da Escola da Paróquia que tem cerca de 400 alunos. A celebração da Eucaristia às 6h da manhã não tinha muito povo, sobretudo porque as chuvas são torrenciais e as pessoas não têm como deslocar-se. Repeti vezes sem conta o ‘mbotê’, que traduz a saudação do ‘bom dia’ em lingala, língua nacional.

    • 4 min
    O espaço de liberdade dos movimentos juvenis que sonhavam a mudança social e eclesial, com José António Santos – Emissão 18-04-2024

    O espaço de liberdade dos movimentos juvenis que sonhavam a mudança social e eclesial, com José António Santos – Emissão 18-04-2024

    José António Santos tinha 24 anos quando o 25 de abril de 1974 aconteceu. Era jornalista no Diário de Notícias, na secção de correspondentes, facto que o manteve durante oito dias na redação, mas no 1º de maio não resistiu e saiu à rua para testemunhar que «o Evangelho estava na rua».

    A sua participação no ‘Circulo juvenil’, tendo como assistente o então padre Albino Cleto, fê-lo sonhar a mudança do regime e a concretização dos documentos do Concilio Vaticano II que tardavam – e ainda tardam, lamenta – a concretizar-se.

    Nesta conversa recorda a autenticidade de padres que acompanhavam os movimentos juvenis na altura, o único espaço de liberdade que existia então, a carta de 106 signatários a pedir a nomeação de D. Manuel Falcão para patriarca de Lisboa e o pontificado, «que fala por si» de D. António Ribeiro, que nunca foi «submisso ao regime de Marcelo» e soube acompanhar a transição democrática.

    • 32 min
    25 de Abril: Cruzamento de lideranças juvenis marcou processo de amadurecimento democrático - Emissão 14-04-2024

    25 de Abril: Cruzamento de lideranças juvenis marcou processo de amadurecimento democrático - Emissão 14-04-2024

    O investigador Timóteo Cavaco afirmou que o amadurecimento da consciência democrática em Portugal, antes do 25 de Abril, contou com a “reivindicação das classes juvenis e estudantis”, em vários espaços geográficos e religiosos. “A questão da formação das elites, das lideranças, é o aspeto fundamental que se vem a revelar depois, curiosamente, não só na formação dos dirigentes das novas nacionalidades, mas também muitos dos estudantes que ficam em Portugal também vêm a contribuir para o desenvolvimento das próprias igrejas”, disse à Agência ECCLESIA o membro do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da UCP e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.


    O programa ECCLESIA na Antena 1 está a apresentar, em cada domingo de abril, uma entrevista sobre os 50 anos da revolução, a partir da obra publicada em conjunto com o CEHR da Universidade Católica Portuguesa.

    • 32 min

Top Podcasts In Religion & Spirituality

In These Times with Rabbi Ammi Hirsch
Stephen Wise Free Synagogue
The Bible in a Year (with Fr. Mike Schmitz)
Ascension
The Bible Recap
Tara-Leigh Cobble
Girls Gone Bible
Girls Gone Bible
BibleProject
BibleProject Podcast
WHOA That's Good Podcast
Sadie Robertson Huff

You Might Also Like