102 episodes

Atualização das notícias de maneira ágil e descontraída na hora do almoço

Eldorado Expresso Estadão

    • News
    • 5.0 • 1 Rating

Atualização das notícias de maneira ágil e descontraída na hora do almoço

    Bolsonaro admite 'problemas em ministérios' nos mil dias de governo

    Bolsonaro admite 'problemas em ministérios' nos mil dias de governo

    Com o governo bombardeado por denúncias de irregularidades, envolvendo, principalmente, as compras de vacinas contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta segunda-feira, 27, que a corrupção não acabou no seu governo. "Eliminou-se a corrupção? Obviamente que não. Podem acontecer problemas em alguns ministérios? Podem, mas não será da vontade nossa", afirmou o presidente durante evento em alusão aos mil dias de mandato.

    O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, admitiu hoje que os trabalhos da comissão podem ser estendidos após as denúncias contra a Prevent Sênior na semana passada. Um dossiê de médicos que trabalharam para a operadora apontou pressões para o uso de medicamentos ineficazes e manipulação nos registros pacientes com covid. Nesta terça, 28, a CPI ouve a advogada Bruna Morato, que representa os médicos denunciantes. Em entrevista à Rádio Eldorado, Omar Aziz disse que o caso pode ter desdobramentos com a necessidade de novos depoimentos.

    E mais: a resistência do Ibama ao afrouxamento de regras ambientais pedido pelo Ministério da Economia e os dribles do “gabinete do ódio” ao cerco judicial contra as fake news. Ouça estas e outras notícias desta segunda-feira, 27, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 15 min
    Filho de Bolsonaro, ministra e AGU testam positivo para covid

    Filho de Bolsonaro, ministra e AGU testam positivo para covid

    Dois integrantes do primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro informaram nesta sexta-feira, 24, que testaram positivo para covid-19: a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o advogado-geral da União, Bruno Bianco. Na noite de terça, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já havia testado positivo em Nova York. Ele acompanhou o chefe do Executivo na 76ª Assembleia-Geral da ONU. Nesta manhã, outro integrante da comitiva aos EUA confirmou diagnóstico, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

    A escalada de preços dos combustíveis e da conta de luz - que já vêm apertando os orçamentos das famílias brasileiras nos últimos meses - e um encarecimento generalizado de bens e serviços, ainda sob efeito da pandemia, apontam para inflação recorde em setembro. O IPCA-15, prévia do índice oficial, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), saltou 1,14% neste mês, na maior alta para setembro desde 1994, início do Plano Real. Nos acumulado em 12 meses, o IPCA-15 ficou em 10,05%, maior alta sob essa ótica desde fevereiro de 2016, meses antes de a ex-presidente Dilma Rousseff ser afastada no processo de impeachment, em meio à recessão.

    E mais: a distribuição de tratores pelo ministro Rogério Marinho e a tentativa do TSE de secar a fonte financeira de canais de desinformação. Ouça estas e outras notícias desta sexta-feira, 24, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 17 min
    Luciano Hang depõe à CPI da covid na próxima semana

    Luciano Hang depõe à CPI da covid na próxima semana

    A CPI da Covid marcou para a próxima quarta-feira, dia 29, o depoimento do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. A convocação dele já tinha sido aprovada em junho, mas faltava marcar a data. A CPI quer aprofundar investigações sobre envolvimento de Hang em esquemas de disseminação de informações falsas sobre tratamentos ineficazes contra a covid. Hang foi assunto na CPI nesta quarta-feira, nas investigações sobre a Prevent Senior. A mãe do empresário, Regina Hang, falecida em fevereiro após complicações da covid, era cliente do plano de saúde. A empresa se tornou alvo da CPI após médicos afirmarem que a rede virou uma espécie de “laboratório” para testes de medicamentos sem eficácia comprovada. O Estadão revelou que um dos casos é o da mãe do empresário Luciano Hang, Regina.

    Menos de uma semana após ter recomendado a suspensão da imunização contra a covid-19 em adolescentes sem comorbidade, o Ministério da Saúde recuou da decisão na noite desta quarta-feira, 22. A pasta afirmou que a restrição foi imposta de "forma cautelar" e que, após apuração de todos os riscos e benefícios, a medida está suspensa e a nova recomendação é para que esse público seja vacinado.

    E mais: uma pesquisa eleitoral boa para Lula e ruim para Jair Bolsonaro e a negociação para o pagamento de dívidas do governo até com barris de petróleo. Ouça estas e outras notícias desta quinta-feira, 23, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 18 min
    Documentos da Prevent foram 'manipulados', afirma diretor à CPI

    Documentos da Prevent foram 'manipulados', afirma diretor à CPI

    Na tentativa de desmontar os argumentos que embasam sua convocação, o diretor Pedro Batista disse que dois médicos que faziam parte do quadro da Prevent Senior, mas que foram desligados em julho de 2020, "manipularam dados de uma planilha interna" para "tentar comprometer a operadora". Segundo ele, depois de serem demitidos, os profissionais passaram a "acessar e editar" o arquivo com informações de pacientes. Ele classificou o dossiê entregue por médicos à CPI como uma "peça de horror produzida a partir de dados furtados de pacientes, sem nenhum autorização". Ele afirmou que o dossiê foi adulterado para incluir erroneamente mortes que ocorreram após o dia 4 de abril, e acusou os autores do documento de tentar “ferir a imagem da Prevent Senior” na imprensa.

    O advogado Mauro Menezes, que foi presidente do Conselho de Ética da Presidência de 2016 a 2018, reprovou o ato do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de mostrar o dedo do meio para manifestantes em Nova York. Menezes também cobrou que o episódio seja apurado pelos atuais integrantes do Conselho de Ética, responsáveis por analisar se a conduta dos servidores públicos são compatíveis com o cargo. "Esse caso merece um procedimento, uma investigação em que o ministro seja chamado a se justificar e, se for o caso, ser sancionado por sua conduta sim", disse ao Estadão

    E mais: A crise hídrica, o risco de um apagão e os dez dias de fogo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Ouça estas e outras notícias desta quarta-feira, 22, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 15 min
    Bolsonaro mente e exagera em discurso na ONU

    Bolsonaro mente e exagera em discurso na ONU

    O presidente Jair Bolsonaro jogou por água abaixo a tese de diplomatas de que faria um discurso mais sóbrio do que os anteriores na abertura da Assembleia-Geral da ONU, sem, desta vez, apelar para sua base ideológica. Logo no início da sua fala, o presidente insistiu na retórica de que seu governo é melhor do que o retratado na imprensa e disse, como fez em 2019, que o Brasil esteve "à beira do socialismo". Nos cerca de 13 minutos de pronunciamento, mentiu ou distorceu informações sobre manifestações no País, dados ambientais e corrupção em seu governo. Ele ainda atacou governadores e prefeitos por políticas de isolamento social na pandemia de covid-19, defendeu o chamado "tratamento precoce" contra covid-19 — em referência a medicamentos comprovadamente ineficazes contra covid, como hidroxicloroquina e ivermectina — e se colocou contrário a "passaportes de vacinação".

    E mais: a paralisação da produção de remédios contra o câncer por falta de verba federal e o aumento da punição do ex-presidente da CBF, acusado de assédio. Ouça estas e outras notícias desta terça-feira, 21, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 17 min
    Vacina da Pfizer é eficaz em crianças de cinco a 11 anos

    Vacina da Pfizer é eficaz em crianças de cinco a 11 anos

    A Pfizer disse nesta segunda-feira, 20, que a sua vacina contra a covid-19 funciona para crianças de cinco a 11 anos. A farmacêutica afirmou que buscará em breve a autorização dos Estados Unidos para aplicar o imunizante nessa faixa etária - um passo fundamental para o início da vacinação de crianças.

    O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, direcionou R$ 1,4 milhão do orçamento secreto para a obra de um mirante turístico vizinho a um terreno onde construirá um condomínio privado no município de Monte das Gameleiras, no agreste do Rio Grande do Norte. A atração turística fica a cerca de 300 metros da propriedade do ministro.

    E mais: as primeiras horas de Jair Bolsonaro em Nova York para a assembleia da ONU e a insistência do Planalto em dificultar a remoção de fake news das redes. Ouça estas e outras notícias desta segunda-feira, 20, no “Eldorado Expresso”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    • 17 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To