51 episodes

Das decisões dos grandes grupos de luxo aos talentos emergentes mundiais, tudo entra no radar de Olívia Merquior e Isabel Junqueira quando o assunto é moda. High Low discute toda semana quem faz, quem pensa e quem é apaixonado pelo vestir.

High Low Isabel Junqueira e Olivia Merquior

    • Society & Culture
    • 5.0 • 2 Ratings

Das decisões dos grandes grupos de luxo aos talentos emergentes mundiais, tudo entra no radar de Olívia Merquior e Isabel Junqueira quando o assunto é moda. High Low discute toda semana quem faz, quem pensa e quem é apaixonado pelo vestir.

    T05_EP10_Uma ode à frivolidade!

    T05_EP10_Uma ode à frivolidade!

    Chegamos ao final da quinta temporada, que assim como esse ano, tomou um rumo que nós não esperávamos. Depois de pensar e debater muito o lugar da moda durante momentos de crise, um descanso em alto-astral é mais que merecido para nossas mentes! Por isso, nesse episódio, Oli e Bel pensam fazem uma ode ao papel da frivolidade em nossas vidas: reconhecida a devida importância da moda com propósito, fazer o que se ama porque se ama e porque é lindo também faz bem. Pode não estar tudo bem ainda, mas vai ficar. Se cuida, aguenta firme e vem com a gente!

    • 1 hr 1 min
    T05_EP.09_Vermelho

    T05_EP.09_Vermelho

    Nesse episódio, Bel e Oli pensam a história e os diversos significados do vermelho. A ambivalência de uma trajetória que vai da pintura rupestre à realeza, do vermelho das vestes dos cardeais às roupas que sinalizavam as cortesãs. Considerada a cor arquetípica por ser a primeira fabricada pelo homem, sempre foi marcante na moda e fora dela. Ao mesmo tempo que simboliza a força e a paixão, alerta também ao perigo. Quem tem medo de vermelho?

    • 47 min
    T05_EP.08_ Escapismo e Utopia

    T05_EP.08_ Escapismo e Utopia

    O absurdo da vida nos leva muitas vezes para lugares mágicos, místicos, idealizados. Consciente ou inconscientemente, construímos, através do espírito criativo, fugas e saídas para enfrentarmos um mundo acinzentado. Mas, seria a moda apenas o lugar do sonho ou também do choque de realidade? De dentro desse turbilhão de incertezas que nos capturou, Oli e Bel mergulham na ideia de escapismo e utopia. Desde a obra inaugural do sec XVI ao desfile de Jacquemus “pós” confinamento (foto), tá tudo aí. Pega o drink, fecha o olho e vamos sonhar!

    • 53 min
    T05_EP.07_O fim e o começo

    T05_EP.07_O fim e o começo

    Nesse episódio, Oli e Bel fazem um passeio sobre o impacto da pandemia na moda mundial. Como já diria a série Dark da Netflix, “o fim é o começo e o começo é o fim”. Novos momentos nos levam para novas experiências e aprendizados. O que vai sair daí, o resultado, ainda é incerto, mas como diria toda a mente criativa que se preze, o importante não é a chegada e sim o que acontece durante a viagem. Um blá, blá, blá cheio de refs atuais. Vem conversar!

    • 50 min
    T05_EP.06_Moda e uniformes: identidade, fetiche e repressão

    T05_EP.06_Moda e uniformes: identidade, fetiche e repressão

    O uniforme, por definição, é aquilo que tem forma única, o que não apresenta diferença em aparência, padrão ou valor; é idêntico em maneira, grau e intensidade, é regular. Como vestuário, o uniforme sempre acompanha a ideia de poder. No colégio ele traz consigo a autoridade do diretor; na empresa, a do chefe; nos serviços domésticos, o olhar da patroa. Sobre o uniforme também pesa a ambição política e a ideia de nação. No campo de futebol ou na guerra, não há indivíduos e sim soldados integrantes de uma massa uniforme que preza pela hegemonia de culturas e fronteiras. Nesse episódio 
    Isabel Junqueira e Olívia Merquior conversam não apenas sobre a história desse vestuário que serve ao poder, mas também questionam nossa relação de fetiche com a ideia de controle e dominação. Em tempos de luta por liberdade precisamos entender a importância da individualidade e o cuidado com discursos hegemônicos. Uma sociedade livre se faz por indivíduos diferentes, insubstituíveis, nunca uniformes. 

    • 1 hr 6 min
    T05_EP.05_Moda e eternidade

    T05_EP.05_Moda e eternidade

    Cruzes, guias, estrelas de Davi, o pentagrama, símbolos conhecidos como o om indiano e o yin-yang taoísta fazem parte dos nossos rituais diários para elevarmos nossas experiências terrenas. Os mitos por trás desses motivos narram histórias de passagem entre o mundo dos vivos e os paraísos transcendentes. Em um momento de extrema sensibilidade global, decidimos falar sobre como a moda retrata nossa expectativa de eternidade e como diferentes culturas organizam seus rituais de despedida. Crente ou ateu, simpatizante ou praticante, ortodoxo ou sincrético, a verdade inexorável é que nunca escaparemos de um figurino final. Um tema delicado e complexo, mas que nos rendeu o episódio mais leve da temporada até agora.

    • 1 hr 4 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
2 Ratings

2 Ratings

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To