191 episodes

Takeaways é o podcast diários que traz insights de livros, artigos, palestras e entrevistas de marketing, conteúdo e uma pitada de tecnologia.

Apresentação: Cassio Politi, da Tracto Content Marketing.

Takeaways: insights de marketing Cassio Politi

    • Marketing

Takeaways é o podcast diários que traz insights de livros, artigos, palestras e entrevistas de marketing, conteúdo e uma pitada de tecnologia.

Apresentação: Cassio Politi, da Tracto Content Marketing.

    #191 Transformação digital e a curva exponencial

    #191 Transformação digital e a curva exponencial

    O desenvolvimento da tecnologia é exponencial enquanto o das empresas é linear. Nós, humanos, tendemos a pensar no crescimento das coisas de forma linear, e isso nos dificulta a acompanhar e até a acreditar na velocidade das mudanças.

    • 7 min
    #190 As pessoas ouvem webinars

    #190 As pessoas ouvem webinars

    De acordo com a on24, o tempo médio que uma pessoa fica acompanhando um webinar é 58 minutos. Segundo a Blogging X, o melhor dia da semana é quinta-feira e o melhor horário, 11h da manhã. Agora raciocina comigo: se as pessoas decidiram em plena quinta-feira às 11 da manhã (ou seja, horário comercial) acompanhar um webinar seu, você realmente acha que elas pararam de trabalhar para dedicar quase 1h a você? Não. Elas trabalham enquanto ouvem a sua apresentação.

    • 4 min
    #189 A parte importante da buyer persona não é a persona

    #189 A parte importante da buyer persona não é a persona

    Muitos profissionais focam demais na parte de criar o personagem das buyer personas, mas o mais importante são as entrevistas.

    • 6 min
    #188 Se está todo o mundo fazendo live na pandemia, e hora de fazer o mesmo?

    #188 Se está todo o mundo fazendo live na pandemia, e hora de fazer o mesmo?

    Além do Takeaways, que você está ouvindo agora, eu apresento um outro podcast que fala de marketing, mas fala de comunicação também. É o Podcast-se, do Comunique-se (https://open.spotify.com/show/7mDRWvW5bFy5IXHC7SQXg5). É um podcast de entrevistas. Normalmente, entrevisto professores, donos de agências, consultores e colaboradores do próprio Comunique-se. Mas eu aproveitei a pandemia para dar uma guinada no perfil dos entrevistados. Comecei a focar mais em conversa com gestores de comunicação e marketing de grandes marcas. Durante a pandemia já conversei com gestores de marcas como Pirelli, CNA, McDonald's, Netshoes, 99, Ticket, PayPal, Saraiva Edicação, Mercado Livre e outras. Algumas entrevistas foram ao ar, outras ainda vão. Em muitas dessas entrevistas, uma coisa me chama a atenção: a estratégia vem primeiro, a operação vem depois. Na prática, isso significa o seguinte: as empresas líderes de mercado não saem fazendo a comunicação por todos os canais. Elas param, pensam, analisam e escolhem um caminho que faça sentido. Isso contrasta muito com o que eu andei vendo muitas empresas pequenas a algumas start-ups fazendo durante a pandemia. Um dado do Business Insider (https://www.businessinsider.com/instagram-live-70-percent-increase-social-distancing-psychologist-explains-2020-4) no começo da pandemia já em abril o número de lives no Instagram tinha aumentado 70% em comparação com o período pré-pandemia da Covid-19. O Zoom cresceu mais de 30 vezes. Uma parte de mim acha isso natural. Ora, se as pessoas estão em casa, fazer live para elas é ok. Mas outra parte de mim acha isso terrível porque mostra a completa falta de estratégia. As empresas e as pessoas estão fazendo live e webinar para quê? Isso vai virar resultado como? Eu arrisco dizer que a grande maioiria não faz a menor ideia. Apenas faz porque todos estão fazendo. Numa das edições do Podcast PNR This Old Marketing, em 2017, o americano Robert Rose falava sobre estratégia de conteúdo. Ele usou um termo em inglês que também existe em português: zigue-zague. E falou o seguinte: tem hora que você precisa fazer o zigue, tem hora que você precisa fazer o zague. Traduzindo: às vezes, você precisa seguir a manada e acompanhar o movimento. É o famoso momento em que a voz do povo é a voz de Deus. Mas tem hora que você deveria simplesmente ignorar o que todo o mundo anda fazendo. É ter um olhar mais crítico sobre o comportamento da massa e fazer justamente o contrário. Se todos estão fazendo lives sem nenhuma análise, será que você deveria fazer o mesmo? Se todos estão entrando em discussões histéricas sobre política durante a pandemia, será que você deveria fazer o mesmo?

    • 4 min
    #187 Criar um podcast é como comprar um patinete

    #187 Criar um podcast é como comprar um patinete

    Podcasts explodiram no Brasil em agosto de 2019 por uma combinação de três fatores: popularização de smartphones, iniciativa do Spotify de priorizar esse formato e a decisão da Globo de lançar seus podcasts. Muita gente quer criar um podcast agora. Acontece que, se não houver um objetivo claro, podcast é como um patinete. No começo, usa-se muito, mas ele logo é abandonado. Objetivos comuns são: (1) Fortalecer o relacionamento com um público já criado em outros canais. (2) Canalizar entrevistas que são possíveis de fazer, geram relacionamento, mas em vídeo não são tão fáceis. E geram integração com outros canais. (3) Apostar numa mídia futura. Algumas empresas apostam que o podcast vai estourar no futuro e querem sair na frente. Querem estar consolidadas quando o público descobrir o podcast.

    • 6 min
    #186 A ciência provou que quebrar texto com intertítulos funciona

    #186 A ciência provou que quebrar texto com intertítulos funciona

    Um vídeo da Nilsen Norman Group mostra que nós, seres humanos, lemos na tela de computadores e de celulares seguindo o "padrão F". Ou seja, até concluímos a leitura das primeiras linhas de um texto, mas depois começamos a escanear as palavras. Por isso, é importante que textos tenham intertítulos, bullets, listas, imagens e vídeos que deem um "refresh" na vista do leitor.

    • 3 min

Top Podcasts In Marketing

Listeners Also Subscribed To