Prova de Contacto

Ruben Mália & João Paulo Wadhoomall

Prova de Contacto é um podcast sobre Fotografia e Artes Visuais, em que falamos sobre Fotografia com algum humor e à vontade pelo meio, como uma boa conversa de café entre amigos deve ser. E-mail: provadecontacto.podcast@gmail.com

  1. T07E03 - Filmmakers Summit 2026 - Resumo

    Apr 4

    T07E03 - Filmmakers Summit 2026 - Resumo

    Olá malta, esperamos que estejam bem! Depois de um dos maiores encontros do ano para quem vive (d)o Audiovisual, este episódio é (quase) inevitável! O mote da nossa conversa é tentar responder à pergunta: Filmmakers Summit 2026 (@filmmakerssummitpt) - valeu a pena? Fazemos um resumo do que foi falado pelos palestrantes e, para tal, convidámos 3 membros da nossa Comunidade para nos trazerem diferentes perspetivas (ou não!) sobre cada apresentação, o que os marcou mais, se houve algum orador que ficou aquém das expectativas... Isso agora só mesmo ouvindo o episódio! O nosso muito obrigado à Ana Cuco (@anagcuco), ao Rui Póvoas Simões (@ruidps) e à Tânia Carvalho (@niacarvalho) pela disponibilidade para estarem à conversa connosco, onde cruzamos opiniões e destacamos ideias que até podem mexer com a tua/nossa forma de criar. Se estiveste lá, vais reviver — e talvez ver algumas coisas de outra forma. Se não estiveste, que este episódio te motive a estares presente na próxima edição! O episódio já está disponível em diversas plataformas digitais, escolhe a tua preferida no link que está na nossa bio. Se gostaste do nosso conteúdo, partilha com amigos que aches que podem igualmente gostar, segue-nos aqui no Instagram e na plataforma digital onde ouves os teus podcasts preferidos e, se quiseres, avalia-nos por lá pois isso também ajuda na divulgação do podcast! E, claro, podes juntar-te à nossa comunidade no Discord, o link de acesso está na nossa bio do instagram. Esperamos que gostes desta conversa, obrigado por estares desse lado a ouvir-nos e até ao próximo episódio!

    55 min
  2. T07E01 - Convidada: Teresa Freitas

    Feb 21

    T07E01 - Convidada: Teresa Freitas

    Olá malta, estamos de volta! Esperemos que tenham tido (pelo menos algumas) saudades nossas! Nós já tínhamos saudades de partilhar estas nossas conversas com vocês! Para começar a 7a temporada, temos como convidada a Teresa Freitas (@teresacfreitas), fotógrafa e colorista portuguesa reconhecida pela sua abordagem poética à cor. O seu trabalho combina Fotografia documental, de rua e de Arte contemporânea, explorando o impacto das tonalidades na perceção e emoção do espectador. A Fotografia pode ser uma forma de viajar sem sair do lugar — e é exatamente isso que o olhar da Teresa nos convida a fazer. Nesta conversa iremos conhecê-la um pouco melhor bem como o seu trabalho, em especial Flower(s), o mais recente. Podem acompanhar o trabalho dela em https://www.teresacfreitas.com ou http://www.instagram.com/teresacfreitas Relativamente à primeira novidade anunciada desta nova temporada, o apoio ao Filmmakers Summit, podem ficar a saber tudo sobre o evento em https://filmmakerssummit.eu/ Relembramos que o nosso código "prova20" (usar sem as aspas!) dá direito a um desconto no preço da inscrição! ;) Caso queiram juntar-se à nossa comunidade de Discord ou até mesmo apoiarem este projecto tornando-se nossos patronos, têm os links aqui: https://linktr.ee/provadecontactopodcast Também podem enviar as vossas sugestões ou feedback sobre os episódios via DM no Instagram ou para o e-mail provadecontacto.podcast@gmail.com Obrigado por nos ouvirem nesta nova temporada e até ao próximo episódio!

    1h 7m
  3. T06E14 - Convidado: Mário Serra Pereira

    06/15/2025

    T06E14 - Convidado: Mário Serra Pereira

    Olá a tod@s, bem vindos a mais um episódio do Prova de Contacto. Hoje vamos abordar um tema muitas vezes negligenciado pelos fotógrafos e que pode trazer consequências que podiam ser evitadas sabendo como proceder. Vamos falar sobre Direito e Fotografia, de modo a podermos saber um pouco mais sobre os nossos direitos bem como os de quem fotografamos. Será que podemos publicar todas as fotos que tiramos nas redes sociais, sem consequências? E vender fotos em que aparecem desconhecidos devidamente reconhecíveis? E se alguém usa uma foto nossa sem autorização, o que podemos fazer? Para esclarecer estas e outras dúvidas, contamos com a participação do Mário Serra Pereira, fotógrafo e jurista, autor ao livro "Fotografia e Direito - Notas de Bom Senso e Direito para Não Juristas", recentemente publicado. Esperamos que este episódio ajude a elucidar acerca de determinadas situações com que possamos ser confrontados e, caso não tenham nesta conversa a resposta a alguma dúvida vossa, possivelmente estará no livro acima referido. Esperamos que gostem do episódio, partilhem com alguém a quem achem que pode ser útil ouvir. Se gostarem do podcast e quiserem contribuir para nos ajudar a continuar a trazer mais conteúdo para vós, dêem um salto ao nosso link do Patreon https://www.patreon.com/ProvadeContactoPodcast e tornem-se nossos patronos! Toda a ajuda e apoio são bem vindos! Obrigado por nos ouvirem e até ao próximo episódio!

    2h 24m

About

Prova de Contacto é um podcast sobre Fotografia e Artes Visuais, em que falamos sobre Fotografia com algum humor e à vontade pelo meio, como uma boa conversa de café entre amigos deve ser. E-mail: provadecontacto.podcast@gmail.com

You Might Also Like