AVÁ editora

AVÁ editora

A AVÁ é uma editora in(ter)dependente que tem costurado uma linha editorial singular e plural. Nascemos em maio de 2018 e temos mais de 190 livros materializados de forma criativa e relacional. O grande diferencial da AVÁ é a autora ou o autor ser convidada(o) a pensar a concepção artística e a materialidade do próprio livro juntamente com o corpo editorial, além do lançamento e da distribuição. É assim que essa autora ou esse autor vai se apropriando e se tornando sujeito de sua produção de forma integral.

Episodes

  1. Mar 17

    Recontações de onde venho - Keyane Dias

    O colo cerratense, a presença e descendência da migração nordestina, as periferias nascentes sem planejamento modernista, o surgimento de uma imprevisível identidade cultural. Em ‘Recontações de onde venho’, a autora taguatinguense Keyane Dias caminha por essa Brasília expandida, tão desconhecida pelo Brasil e pela burguesia que não sabe voar além das asas do Plano. Em crônicas e em literatura de cordel, a autora desaversa fragmentos da sua história de vida para recontar memórias coletivas do quadradinho federal. “Afinal, existimos!” Uma encruzilhada de biomas, origens, contradições e afetos. - Livro impresso: https://avaeditora.com.br/p/recontacoes-keyanedias - Instagram da autora: https://www.instagram.com/keyanedias - Instagram da editora: https://www.instagram.com/avaeditora Escritora e coordenadora geral: Keyane Dias Editora: Avá Editora Coordenação editorial: Natália Aniceto Revisão: Nayane Leandro Revisão técnica de cordel: Julie Oliveira e Rouxinol do Rinaré Revisão ABNT: Luana Gomes Dias Prefácio: Chico Simões Orelha: Cristiane Portela Xilogravura da capa e pinturas: Gustavo Barros Rocha Projeto gráfico, diagramação e finalização de capa: Jhuly Arcuri Produção executiva: Alessandra Rosa Produção audiovisual: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga) Assessoria de imprensa e cobertura fotográfica: Davi Mello (Pareia) Produção e edição do audiolivro: LeoMon (Cinese Audiovisual) Narração do audiolivro: Keyane Dias, Davi Mello e Luciana Meireles Estúdio de gravação do audiolivro: G2D Produções Musicais Consultora de acessibilidade: Denise Braga Audiodescritora: Lúcia Corrêa Intérprete de Libras: Maleta Produção e Acessibilidade -- Este livro integra o projeto Crônicas Migrantes, contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG-DF).

    Recontações de onde venho - Keyane Dias
  2. Feb 6

    Esplendor_Maria Carolina Machado

    Como se aproximar da beleza?Com a ponta dos dedos, tateando, mas também mergulhando com ímpeto, corajosamente. Neste seu Esplendor, Maria Carolina Machado faz os dois movimentos, para trazer a nós as vivências e o percurso de alguém que precisa se perguntar: “Onde eu estou? Quais são os meus limites e contornos?”. A vida tem cheiros, cores, tatos – nossos corpos se aproximam de sua beleza pulsante, intensa, por vezes dolorosa de tão desafiadora. É belo o descontrole da maternidade, uma das experiências que percorrem este livro; diante de seus desafios, a escrita é um modo de chegar ao essencial, ao coração do que significa o encontro com uma alteridade que nos transformará definitivamente. Tudo isso acontece numa língua que é do cotidiano, clara e concisa, mas que, ao mesmo tempo, trabalha com a dicção lacunar da memória. Mais ainda, com a ferocidade poética de uma mulher que escreve com o corpo – seu sangue, seu desejo, seu gozo: “Dois flashes rasgados no baixo ventre. Imaginei que assim viriam as contrações antes de um bebê nascer. Pisei numa poça de lama. Pensei que fosse rasa, mas, à medida que enfiava o pé, ele afundava vagarosamente. Orgasmos. Respingos ficaram enrolados nos lençóis e no decalque do vinco do travesseiro em meu rosto”. Uma escrita assim é necessariamente performativa. Ela vai criando enquanto se faz, ela faz surgir paisagens, sensações, objetos. Estamos diante da emoção do começo, que estas páginas transmitem com a força de quem já esteve em cena, partilhando um encontro único. “Vem, vem” – este livro é um convite. Aceitemos. Paloma VidalEscritora, tradutora e professora de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Esplendor_Maria Carolina Machado
  3. 11/03/2025

    As aventuras de Jucaí na agrofloresta

    Escrito pela educadora ambiental e atriz brincante Diele Mendes, com ilustrações do artista Oberas, o livro ‘As Aventuras de Jucaí na Agrofloresta’ narra a história de um passarinho morador de uma grande agrofloresta, abordando a valorização dos conhecimentos ancestrais de cultivo da terra. Uma publicação da Avá Editora com apoio da Coletiva Casa Moringa. Para adquirir o livro impresso, acesse: https://avaeditora.com.br/p/as-aventuras-de-jucai-na-agrofloresta_diele-mendes Acompanhe nas redes digitais: @avaeditora @goyateatropopular @_oberas @casamoringaoficial -- EQUIPE GERAL Coordenação geral, autora, narradora e atriz: Diele Mendes Coordenação administrativa: Alessandra Rosa Produção executiva: Mirella Dias (Tomada) Músicos brincantes: Daniel Carvalho e Luciana Meireles Design gráfico e ilustração: Oberas Revisora e versos em quadra: Keyane Dias Fotografia: Alice Lira Tradução em libras: Maleta Cultural Editora: Avá Editora Assessoria de imprensa e de comunicação: Davi Mello e Keyane Dias (Pareia) Editor do áudio e do videolivro: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga) EQUIPE AVÁ Editor​a-chefe: Natália Cristina Aniceto Revisão e preparação: Keyane Dias, Eva Vilma e Joseane Francisco Projeto gráfico​, diagramação​ e finalização de capa: Jhuly Arcuri -- Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. #educaçãoambiental #educaçãosocioambiental #literaturainfantil #contaçãodehistória #agroecologia #agrofloresta #pedagogiagriô

    As aventuras de Jucaí na agrofloresta

About

A AVÁ é uma editora in(ter)dependente que tem costurado uma linha editorial singular e plural. Nascemos em maio de 2018 e temos mais de 190 livros materializados de forma criativa e relacional. O grande diferencial da AVÁ é a autora ou o autor ser convidada(o) a pensar a concepção artística e a materialidade do próprio livro juntamente com o corpo editorial, além do lançamento e da distribuição. É assim que essa autora ou esse autor vai se apropriando e se tornando sujeito de sua produção de forma integral.