EXPRESSO MOBILIZE

Mobilize Brasil

Expresso Mobilize, o novo podcast do Mobilize Brasil Um resumo semanal das principais notícias na área de mobilidade urbana, no Brasil e no mundo. São mais ou menos 15 minutos, tempo para tomar um café, fazer um pouco de exercício, olhar o horizonte, caminhar e refletir. É rapidinho, ágil e vai direto ao ponto. É Expresso.

  1. 02/10/2022

    Expresso #70: Covid, transporte público, tarifa-zero e bikes

    Nesta edição, uma pesquisa britânica mostra o nível de segurança no metrô de Londres contra as contaminações pela Covid 19. Falamos também sobre a eletrificação de ônibus, caminhões e automóveis, abordamos o tema da tarifa-zero em Mariana (MG) e Pedro Osório (RS), discutimos os riscos da falta de inspeção veicular em carros movidos a gás e pedalamos até Niterói para mostrar o projeto que estimula a volta à escola de crianças com suas bicicletas. E também mostramos os problemas enfrentados por ciclistas em algumas cidades do país. Links:  Estudo indica "baixo risco" de Covid no metrô de Londres https://www.mobilize.org.br/noticias/13031/estudo-indica-baixo-risco-de-covid-no-metro-de-londres.html Via Quatro exibe trabalhos do II Concurso Mobilize de Ilustrações https://www.mobilize.org.br/noticias/13027/via-quatro-exibe-trabalhos-do-ii-concurso-mobilize-de-ilustracoes.html Volvo vai fabricar caminhões e ônibus elétricos no Brasil https://www.mobilize.org.br/noticias/13025/volvo-vai-produzir-caminhoes-e-onibus-eletricos-no-brasil.html Maioria dos veículos movidos a gás está irregular em SP https://www.mobilize.org.br/noticias/13029/maioria-dos-veiculos-movidos-a-gas-esta-irregular-em-sp.html Volta às aulas, mas usando a bicicleta, propõe ação em Niterói (RJ) https://www.mobilize.org.br/noticias/13028/volta-as-aulas-mas-usando-a-bicicleta-propoe-acao-em-niteroi-rj.html Faixa para motos começa a funcionar na Av. 23 de Maio, em SP https://www.mobilize.org.br/noticias/12989/faixa-para-motos-comeca-a-funcionar-na-av-23-de-maio-em-sp.html Mudando pra valer a contratação de transportes públicos https://www.mobilize.org.br/noticias/13004/mudando-pra-valer-a-contratacao-de-transportes-publicos-de-passageiros.html

    14 min
  2. 12/03/2021

    EXPRESSO #69: A pandemia que assombra a mobilidade

    O alastramento da Covid 19 e suas variações pelo Brasil afugentou passageiros e colocou em xeque todo o sistema de transportes públicos do país, incluindo metrôs, trens, barcas e, principalmente os ônibus urbanos. Se a pandemia realmente entrar em marcha lenta  e a vida puder voltar a alguma normalidade, os governos terão ainda que lidar com o grave problema da tarifa, ou das formas de financiar o transporte, que afinal é um direito garantido na Constituição. Outro desafio, não menos importante, seria a reativação do hábito de caminhar pelas calçadas (que não existem) ou a melhoria das condições para os milhões de ciclistas que circulam por aí. Links: Tarifa do ônibus subirá 50% devido à omissão do governo, denuncia NTU https://www.mobilize.org.br/noticias/12938/tarifa-do-onibus-subira-50-devido-a-omissao-do-governo-denuncia-ntu.html Ranking revela valores das tarifas de ônibus em todas as capitais https://www.mobilize.org.br/noticias/12961/ranking-revela-valores-das-tarifas-de-onibus-em-todas-as-capitais.html É possível zerar a tarifa do transporte público? Sim, exemplos não faltam https://www.mobilize.org.br/noticias/12827/e-possivel-zerar-a-tarifa-do-transporte-publico-sim-exemplos-nao-faltam.html Selo Bicicleta Brasil é lançado para incentivar projetos cicloviários http://www.mobilize.org.br/noticias/12964/selo-bicicleta-brasil-e-lancado-para-incentivar-projetos-cicloviarios.html Ciclovia da Terceira Ponte e outras histórias do cicloativismo no ES https://www.mobilize.org.br/noticias/12966/ciclovia-da-terceira-ponte-e-outras-historias-do-cicloativismo-no-es.html Brasília ganha 11 novas estações de bicicletas compartilhadas https://www.mobilize.org.br/noticias/12954/brasilia-ganha-11-novas-estacoes-de-bicicletas-compartilhadas.html

    15 min
  3. 11/11/2021

    Expresso #66: Enfim, teremos mais ônibus elétricos?

    Um acordo envolvendo cidades latino-americanas e investidores internacionais foi anunciado hoje (11), e Glasgow, Escócia, para ampliar a frota de ônibus elétricos em São Paulo, Santiago, Medellín e Cidade do México, entre outras metrópoles do continente. A cifra divulgada, mais de 1 bilhão de dólares viabilizará a substituição de 3 mil ônibus poluidores por novos coletivos isentos de emissões de gases e material particulado. É uma boa notícia, embora não tenha prazo para se tornar realidade. Falamos também sobre a crise nos transportes, no Brasil e em outros países, crise que é alvo de uma campanha mundial. E abordamos a repercussão da carta aberta iniciada pela Federação Europeia de Ciclismo e endereçada a governantes e lideranças empresariais que participam da COP 26. A mensagem é simples: investir em mais infraestrutura para estimular o uso de bicicletas nas cidades. Links: Investidores anunciam US$ 1 bi para ônibus elétricos na América Latina https://www.mobilize.org.br/noticias/12942/investidores-anunciam-us-1-bi-para-onibus-eletricos-na-america-latina.html Tarifa do ônibus subirá 50% devido à omissão do governo, denuncia NTU https://www.mobilize.org.br/noticias/12938/tarifa-do-onibus-subira-50-devido-a-omissao-do-governo-denuncia-ntu.html Uma campanha em defesa do transporte público https://www.mobilize.org.br/noticias/12940/uma-campanha-em-defesa-do-transporte-publico.html Ônibus elétricos articulados chegam a São José dos Campos (SP) https://www.mobilize.org.br/noticias/12937/onibus-eletricos-articulados-chegam-a-sao-jose-dos-campos-sp.html COP26: Mais de 300 organizações pedem espaço para as bikes https://www.mobilize.org.br/noticias/12926/cop26-coligacao-mundial-pede-maior-uso-de-bikes.html

    11 min

About

Expresso Mobilize, o novo podcast do Mobilize Brasil Um resumo semanal das principais notícias na área de mobilidade urbana, no Brasil e no mundo. São mais ou menos 15 minutos, tempo para tomar um café, fazer um pouco de exercício, olhar o horizonte, caminhar e refletir. É rapidinho, ágil e vai direto ao ponto. É Expresso.