TRAZ PRA MESA

Redação Traz Pra Mesa

Quinzenalmente, conversamos sobre tudo | #NoAr: Preto Capital (temporada especial), o empreendedorismo no brasil tem cor!

Episodes

  1. Season 2, Episode 1 Trailer

    Preto Capital#1: Ideias Mil (ou Uma Introdução)

    Oficialmente, esse é o TP/M#07, mas especialmente para essa temporada é Preto Capital. 2021: novo ano, novo eu? Nem tão clichê, eu explico: Estávamos reunindo argumentos para a produção de uma segunda temporada do Traz Pra Mesa, quando encontramos alguns interessantíssimos trabalhos. (1) "Cultura negra e empreendedorismo: Sensibilidades políticas a reivindicações econômicas e o engajamento através do mercado, da doutora em antropologia social, Gleicy Mailly da Silva. Onde se analisa a Feira Preta, um evento organizado anualmente na cidade de São Paulo e que tem como objetivo promover atividades de cultura e comércio voltadas à comunidade negra", (2) "Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008, de Josiane Silva Oliveira¹, Jaiane Aparecida Pereira e Márcia Cristina David de Souza" e (3) o levantamento feito pela PretaHub, Empreendedorismo Negro no Brasil (2019). Foram esses nossos pontapés iniciais (que estarão 'linkados' no nosso Instagram, @TrazPraMesa). Junto deles embasamos uma linha de raciocínio "meio que óbvia" para a maioria: o negro é mais empreendedor no Brasil, uma vez que seu corpo não é aceitos no mercado de trabalho. Daí é meter a cara nas vendas ( ou na prestação de serviços) para sobreviver. Mas há outra esfera que os mesmos estudos nos mostram, primeiro que grande parte dos empreendedores brasileiros quebram por falta de planejamento e depois, que planejamento? Bom, pensando nesses desafios decidimos bolar uma espécie de fórum para iniciantes (como nós) no assunto. Convidando pessoas das mais diferentes áreas a fim de enumerar dicas para quem esta começando ou já tenha o próprio empreendimento. O ep. presente aqui é a Introdução desse papo. Para apresentar nossa nova presença cativa na mesa, a jornalista Danielle Vaz, mas também para dar um gostinho de nossos convidados; que aqui respondem apenas uma pergunta: há ideia boa e ideia ruim para empreender? Os próximos 5 capítulos são uma mescla de nossos dois modelos anteriores, entrevistas mais sérias e protocoladas e os bate-papo descontraídos do formato 'Na Mesa'. Em ordem: finanças², jurisdição², impostos e taxas, comunicação digital e posicionamento. Seja bem-vindo novamente! Tome teu lugar na mesa, que está começando a Temporada Especial do Traz Pra Mesa: Preto Capital! ¹Durante a gravação, o boot de gravação que usamos cotou o nome de Josiane Silva Oliveira, que fazemos questão de reforçar. Não somente aqui, mas em nosso Instagram (onde há acesso ao material da autora). ²No momento de gravação desse primeiro, ainda não tínhamos gravado os episódios #2 e #3, por essa razão as entrevistadas não aparecem aqui.

    Preto Capital#1: Ideias Mil (ou Uma Introdução)
  2. 10/22/2020

    TP/M#05: Helena Oliveira (Unicef) e os Direitos de Formação

    TP/M#05: Helena Oliveira (Unicef) e os Direitos de Formação Iai, tão prontos para um papo sério? Por que a gente ta fervendo aqui na redação depois desse papo. Fica até difícil fazer uma sinopse... Mas vamos do começo, tivemos a honra de receber em nossa humilde mesa ela que é, para resumir, Socióloga,  Pós-graduada em Segurança pública e Justiça criminal, especialista em programas que visam o respeito e a proteção dos direitos de formação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e atualmente assume a pasta do fundo das Nações Unidas (ONU) para a infância em Salvador (Bahia), a Unicef. Olha como a gente anda chique e rodeado de gente bacana, no papo desta quinzena conversamos sobre essas fazes essenciais para o desenvolvimento de um cidadão, primeira e segunda infância e o período da adolescência. Da sua importância, do desenvolvimento em ambientes seguros, um pouco sobre a história desses direitos e também alguns percalços, como os fascismos do dia-a-dia, a miséria e o racismo. Helena tem talvez a voz mais doce dentre todos os nossos convidados, mas é o seu conteúdo que encantou os nossos ouvidos. Esperamos que todos curtam e problematizem esta faze agora em Outubro, não só por ser o mês das crianças, mas também aqueles que antecedem as eleições. Boa Mesa! _CITADOS: - 'Deixa que eu conto!' - SÉRIE DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS (Unicef). https://uni.cf/37CE7RE   -'Cabelo Ruim? A História de Três Meninas Aprendendo a Se Aceitar' - LIVRO de Neusa Baptista Pinto

    TP/M#05: Helena Oliveira (Unicef) e os Direitos de Formação
  3. 10/01/2020

    TP/M#04: Na Mesa com Ana Carolina e Lucas Simpólio para falar de música

    TP/M#04: Na Mesa com Ana Carolina e Lucas Simpólio para falar de música (novamente). Na estreia de um novo formato de episódio (mais uma possibilidade), o 'Na Mesa' convidamos duas beldades do entendimento da música para continuar o nosso papo do EP#03, com a Laysa. Conversamos de tudo um pouco e aqui temos um resumo dessa mesa maravilhosa. Você se lembra qual foi a trilha sonora que mais te marcou? Quem são tuas influências? Baco maior que diva pop? Esses questionamentos que levantamos e nos divertimos debatendo a gente quer que você fale também! Corre no nosso Instagram e Vem Para a Mesa!  Ana Carolina (@1sorrisonegro)diz assim e sua bio, "Sol em Elza Soares com ascendente na Beyoncé", já entendeu né? Bom, a maravilhosa se diz aprendiz de podcaster, mas assim, o seu @Permitaqueufale é o MAIOR barato e super interessante. Nessa primeira temporada ela tá dissecando o JÁ clássico último álbum de estúdio do @Emicida, o AmarElo. Já o bonitão do Lucas Simpólio (@lucas.simpolio)teve um ideia brilhante - principalmente para nós - durante a quarentena, toda sexta nos stories dele entra no ar a Rádio 69,4, onde ele cria umas playlist informativas com temas sempre RECHEADOS de informação. Não é tudo, na coluna da @NAJUPSS ela vai fazer um resgate muito importante, É PRECISO LEMBRAR QUE TUDO O QUE OUVIMOS HOJE DE POPULAR É DE ORIGEM PRETA OU LATINA! Sabe essa onda Disco maravilhosa (já fica aqui o destaque da 69,4 sobre flashback) que pegou nomes como Dua Lipa, Kylie Minogue e Jessie Ware? Então, puro suco do esforço da comunidade afro e hispânica americana dos anos 70/80.   _____________________________________________________________ CITADOS: **COMO o programa é recheado de refs e indicações, vamos soltar lá no nosso Instagram (@trazpramesa) um playlist incrível para vocês. __DOC: What Happened, Miss Simone? (2015), Dir. Liz Garbus. Netflix __DOC: Quincy (2018), Dir. Rashida Jones & Alan Hicks. Netflix

    TP/M#04: Na Mesa com Ana Carolina e Lucas Simpólio para falar de música
  4. 08/18/2020

    TP/M#01: Nina Da Hora e as Fake News

    TP/M#01: Nina Da Hora e as Fake News (ou como sua mãe te vendeu para o Facebook). Não é novidade para ninguém que os meios de comunicação têm se atualizado e criado diferentes formas de atuação desde a evolução da internet. Será que o desenvolvimento tecnológico tornou o acesso a informações um bem de todos? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), não; um a cada quatro brasileiros não tem acesso à internet, ou seja, 46 milhões de pessoas. Mas e como ficam essas pessoas dentro dessa nova construção onde o algorítimo elege presidentes? Como podemos considerar legítimo um algorítimo que elenca no Trends do Twitter apenas o que as grandes capitais discutem? Será que eles nos espionam? Afinal, tem que proibir o algorítimo? Ele que produz as Fake News? Pra entender tudo, vai precisar que a Nina Da Hora (@ninadhora) te ajude. Sorte que que ela estréia a nossa mesa! Na sua Bio: 👩🏿‍💻Cientista da Computação em Construção. 📝 Colunista MITTechReviewBrasil 🎙Podcaster e Criadora do @ogun.he  MAS NINA É MAIS,  Nos ajuda a entender como, a cada dia mais,s as redes sociais têm se tornado campos de batalha. Conhecida como "terra sem lei", seja pela falta de punição a perfis com publicações de cunho violento e sexual, seja pelas políticas de privacidade que ainda permitem que perfis que cometem diversos crimes virtualmente permaneçam ativos. Através do compartilhamento de dados fornecidos às redes sociais, não apenas elas, mas toda a tecnologia, têm sido usadas para manipular a realidade. Trouxemos para a mesa o outro lado da ascensão dos dados: o uso para atividades anti-democráticas. ___ CITADOS: LIVRO 'Big Tech: A ASCENSÃO DOS DADOS E A MORTE DA POLÍTICA' de Evgeny Morozov LIVRO 'Algoritmos Para Viver - A Ciência Exata Das Decisões Humanas' de Brian Christian & Tom Griffiths CURSO ONLINE: https://www.ev.org.br/ IBM – Open P-TECH: https://www.ev.org.br/parcerias Fundamentos do Desenvolvimento de Sistemas: https://www.ev.org.br/trilhas-de-conhecimento/fundamentos-do-desenvolvimento-de-sistemas Governança de TI: Conceitos Básicos: https://www.ev.org.br/trilhas-de-conhecimento/governanca-de-ti-conceitos-basicos MUSICA: MC CARIOCA - POR FALTA DE OPORTUNIDADE AGARREI UM PLANTÃO: https://www.youtube.com/watch?v=Uwj7C8GIp9w REPORTAGEM: 'Como a pandemia afeta uma favela' (Folha de São Paulo): https://www.youtube.com/watch?v=akAGE4TwkGg&t=69s REPORTAGEM: 'Being teenager in Rio de Janeiro's favelas: Behind the 2016 Brazil Olympic Games' (wocomoHUMANITY: Barber Shop Ep. 4): https://www.youtube.com/watch?v=MAcWzZDTGzI&t=119s

    TP/M#01: Nina Da Hora e as Fake News

Trailers

About

Quinzenalmente, conversamos sobre tudo | #NoAr: Preto Capital (temporada especial), o empreendedorismo no brasil tem cor!