Fórum de Investigações Poéticas

Invisiveis Producoes

Podcast mensal sobre perspectivas da justiça no Brasil: poderá o direito e sistema judicial serem emancipatórios? qual a sua contribuição para uma sociedade mais justa? Para além de um recorte corporativo e disciplinar da Justiça, o podcast propõe-se uma visão transversal que relaciona diferentes setores do Poder Público. Dirigido e editado por Daniel Lima.

Episodes

  1. 12/22/2020

    EP 04 - Perspectivas de transformação da Justiça

    Com Débora Silva, Juliana Borges, Egberto Penido e Thiago Amparo. Participação Especial: Che Leal, Matthieu Hebrard, Marcelo Maita e DJ Will Robson. As perspectivas de transformação da Justiça no Brasil mobilizam a equipe do Fórum de Investigações Poéticas neste quarto e último episódio da primeira temporada 2020. Temos o foco, então, nas invenções, criações de processos de mudança do sistema judicial num sentido revolucionário e democrático. Durante os três episódios anteriores, demonstramos com depoimentos e análises como a estrutura da justiça está marcada por um perverso elitismo de consequências violentas e irreversíveis para toda sociedade. Mas não está tudo dominado. Temos diversas iniciativas de transformação em curso no campo jurídico, com a criação de práticas e conceitos para muito além da reforma e eficiência do sistema. Novos paradigmas surgem e precisam ser discutidos, espalhados, compartilhados. Como coloca, Boaventura de Souza Santos: “O pensamento jurídico insurgente e de oposição aqui proposto reivindica a reinvenção do reformismo como jargão da prática política de justiça. A pergunta ‘poderá o direito ser emancipatório?’ só pode ser respondida em todo o seu potencial no âmbito de uma revolução democrática da justiça”. Para isso, trazemos as perguntas-chaves na nossa investigação: uma sociedade sem prisões é possível? Como reverter uma mentalidade punitivista? O teatro da justiça para satisfazer o desejo de vingança? Como reinventar formas de convivência? E afirmamos: é tempo de se levantar e gritar por outra Justiça!

    EP 04 - Perspectivas de transformação da Justiça
  2. 11/04/2020

    EP 03 - Entre a politização da justiça e a judicialização da política

    Com Conrado Hübner Mendes, Sergio Suiama e Márcia Lucena. Participação Especial: Toninho Ferragutti e Roberta Estrela D'Alva. Neste episódio discutimos a expansão do judiciário no debate político e social no Brasil e também como acontecimento global. Pensar por que o judiciário tem estado cada vez mais presente no debate público, fazendo com que os os nomes e posições dos juízes do Supremo Tribunal Federal sejam de amplo conhecimento da população, nos mobiliza para entender um fenômeno mundial de crescimento da importância da Justiça para o jogo político e na construção – e por vezes desconstrução – da Democracia. Também nos mobiliza a reflexão sobre o uso da justiça como arma política, com a criação de processos com claras tendências político-partidárias. O sistema judicial como trampolim para carreira política aparece, então, no bojo destas distorções dos sentidos primordiais da justiça. A Constituição Cidadã brasileira de 1988 colocou as instâncias superiores do nosso sistema de justiça em em um papel de destaque fundamental para as garantias democráticas. Está o STF à altura desse papel? Perguntas que soam nos dias atuais em que a imprensa se vê pautada pelas demandas jurídicas. Convidamos 3 importantes personalidades que podem nos ajudar a entender melhor este fenômeno: Conrado Hübner Mendes, Professor de Direito Constitucional da USP; Sérgio Suiama, Procurador Regional da República; Márcia Lucena, Prefeita da cidade de Conde na Paraíba. Este podcast é fruto do programa Residência Artística no Setor Público realizado pela Automática, República.org e Instituto Betty e Jacob Lafer. O Fórum de Investigações Poéticas, vem acompanhado de uma publicação em formato cartográfico que você pode baixar em rasp.art.br. Temos também para cada episódio uma criação audiovisual com motion graphics elaborados pela Bijari com execução de Alexandre Marcati, Geandre Tomazoni e Raphael Minhoso. Nossa trilha sonora fixa, vírgulas sonoras e bases eletrônicas são uma criação do DJ Will Robson. Neste episódio tivemos honra da participação musical de: Toninho Ferragutti  no Acordeon, Composições e Arranjos; Thiago Alves no Baixo Acústico. Todas as composições foram criadas originalmente para o podcast. O poema Parem foi escrito e interpretado pela Roberta Estrela D'Alva. A mixagem é de Pedro Noizyman. Na nossa poderosa equipe de trabalho e pesquisa temos Lais Ribeiro, Felipe Teixeira e Fernando Sato. A arte de capa do nosso podcast é assinada pelo Senegâmbia.

    EP 03 - Entre a politização da justiça e a judicialização da política
  3. 09/26/2020

    EP 02 - Justiça Criminal

    A segunda edição do Podcast FÓRUM DE INVESTIGAÇÕES POÉTICAS tem o tema JUSTIÇA CRIMINAL. Neste segundo episódio abordamos Justiça Criminal. Um sistema baseado em três engrenagens centrais: Segurança Pública (atuação das polícias), Justiça Criminal (fórum, julgamento, acesso aos mecanismos de defesa) e Execução Penal (presídios e encarceramento em massa). Convidamos 4 importantes figuras que podem nos ajudar a entender melhor este sistema: Dexter (rapper) Tamires Sampaio (advogada, pesquisadora e ativista), Preta Ferreira (líder de movimento por moradia, cantora e atriz) e Marina Dias (advogada e diretora do IDDD). Este podcast é fruto do programa Residência Artística no Setor Público realizado pela Automática, República.org e Instituto Betty e Jacob Lafer. O Fórum de Investigações Poéticas, vem acompanhado de uma publicação em formato cartográfico que você pode baixar em rasp.art.br. Temos também para cada episódio uma criação audiovisual com motion graphics elaborados pela Bijari com execução de Alexandre Marcati, Geandre Tomazoni e Raphael Minhoso. Nossa trilha sonora fixa, vírgulas sonoras e bases eletrônicas são uma criação do DJ Will Robson. Neste episódio tivemos honra da participação musical de: Layla nas vozes, com voz complementar de TC Silva; Fernando Alabê nas percussões; e Daniel Oliva no violão e guitarra. Todas as composições foram criadas originalmente para o podcast. A mixagem é de Pedro Noizyman. Na nossa poderosa equipe de trabalho e pesquisa temos Lais Ribeiro, Felipe Teixeira e Fernando Sato. A arte de capa do nosso podcast é assinada pelo Senegâmbia. O depoimento do Dexter foi gravado e editado para a vídeo instalação Palavras Cruzadas, uma realização do Sesc São Paulo.  A direção e edição é de Daniel Lima. www.danielcflima.com.  Veja mais em  rasp.art.br/artistas/daniel-lima. Sobre Invisíveis Produções issuu.com/invisiveisproducoes

    EP 02 - Justiça Criminal
  4. 08/18/2020

    EP 01 - Justiça da Infância e Juventude

    A primeira edição do Podcast FÓRUM DE INVESTIGAÇÕES POÉTICAS tem o tema Justiça da Infância e Juventude. Neste ano, 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente faz 30 anos da sua criação no Brasil. Mas que podemos dizer da justiça em relação ao jovem no país? A grande revolução do ECA foi transformar o jovem em sujeito de direitos com uma série de proteções e garantias. Mas ao mesmo tempo, o próprio Estado manteve estabelecimentos de internação degradantes e violentos para jovens infratores. A justiça da infância e juventude, atualmente, enfrenta grandes desafios: como garantir ao jovem o direito de defesa e proteção na delegacia? como garantir a compreensão do processo legal ao jovem e seus responsáveis? como reverter uma mentalidade punitivista importada do sistema penal de adultos? Hoje, diante da pandemia, com a redução drástica do número de internações, podemos ver que, sim, é possível ter menos privação de liberdade. No episódio, temos conversas com três importantes figuras que nos ajudam a entender a Justiça Infracional: o juiz da 2a Vara, Dr Jayme Garcia, do Secretário de Justiça do Estado de São Paulo e Presidente da Fundação Casa, Dr Paulo Dimas e com Miriam Duarte, fundadora da Amparar. A trilha sonora fixa é uma criação de Will Robson com a participação musical de Layla nas vozes e nos tambores de aço; Luan Charles nos trompetes. A mixagem é de Pedro Noizyman. O poema Cidade de Deus foi escrito e interpretado pela Kimani. O artigos do ECA foram lidos por Miguel Salvador. A arte de capa do nosso podcast é assinada pelo Senegâmbia. A direção e edição é de Daniel Lima. http://www.danielcflima.com/ O podcast é acompanhado de uma Cartografia sobre o sistema da Justiça da Infância e Juventude e o Teaser feito em parceria com coletivo Bijari. Veja mais em http://rasp.art.br/artistas/daniel-lima/ O FÓRUM DE INVESTIGAÇÕES POÉTICAS é parte do Residência Artística no Setor Público, uma realização de Automática, República.rg,  Instituto Betty e Jacob Lafer e Invisíveis Produções.

    EP 01 - Justiça da Infância e Juventude

About

Podcast mensal sobre perspectivas da justiça no Brasil: poderá o direito e sistema judicial serem emancipatórios? qual a sua contribuição para uma sociedade mais justa? Para além de um recorte corporativo e disciplinar da Justiça, o podcast propõe-se uma visão transversal que relaciona diferentes setores do Poder Público. Dirigido e editado por Daniel Lima.