Diversas - USP

Jornal da USP

Programa dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, incluindo artistas transexuais. Busca incentivar a participação feminina no cenário musical do Brasil e refletir sobre temas como racismo, transfobia e machismo, abordados nas letras das músicas de compositoras brasileiras.

  1. 11/19/2021

    Diversas #18: Cantora Céu lança seu sexto álbum "Um Gosto de Sol"

    Na penúltima edição do ano do Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 18 de novembro de 2021, a jornalista Fabiana Ferraz destaca a cantora e compositora Céu, que lançou o sexto álbum da carreira, Um Gosto de Sol, em que a artista interpreta músicas de outros autores. O trabalho contempla artistas que influenciaram a trajetória da Céu, como Antonio Carlos e Jocafi, Ismael Silva, Lamartine Babo, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Sade Adu, Fiona Apple, Beastie Boys, Rita Lee e Roberto de Carvalho. Nesta mesma edição, a jornalista inicia uma retrospectiva com algumas artistas apresentadas ao longo do ano no programa como as cariocas MãeAna, Luana Carvalho, Dora Morelembaum, Juçara Marçal, a paulistana Liniker, Linn da Quebrada e as paraibanas Bixarte e Luana Flores. Ouça no link acima a íntegra do programa. Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas – As Mulheres na Música Brasileira vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz. As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.

  2. 11/12/2021

    Diversas #17: Marília Mendonça abriu caminhos para o movimento queernejo

    Nesta edição do Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 11 de novembro de 2021, a jornalista Fabiana Ferraz entrevistou a também jornalista Claudia Assef sobre o legado deixado por Marília Mendonça, que levantou a bandeira do feminejo e abriu as portas para o queernejo. Esse movimento fundado por Gali Galó, que também conversou com a apresentadora. Ainda no programa são celebrados os 70 anos da cantora, pianista e atriz Cida Moreira, uma das maiores intérpretes do País. Durante a entrevista, Cida comentou as transformações do seu canto ao longo destes 30 anos de trajetória na música, suas ricas influências artísticas multifacetadas, contou como está passando por este período pandêmico, falou também sobre a situação do Brasil e sobre a nova música A Nobreza do Não, que ela ganhou de presente de aniversário do músico Arthur Nogueira. Ouça no link acima a íntegra do programa. Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas – As Mulheres na Música Brasileira vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz. As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.

  3. 10/08/2021

    Diversas #13: Juçara Marçal rompe mais uma vez com padrões estéticos e sonoros

    O novo trabalho de Juçara Marçal, Delta Estácio Blues, foi o destaque do programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MH), transmitido no dia 7 de outubro de 2021. “O álbum é uma pedrada, mais uma das rupturas de Juçara Marçal com os padrões estéticos e sonoros que fazem parte da rica e muito interessante trajetória da artista”, comentou a jornalista Fabiana Ferraz, apresentadora do programa. Fabiana ressaltou a “maestria” da produção musical de Delta Estácio Blues, assinada por Kiko Dinucci, que criou as bases das músicas a partir de colagens sonoras de ruídos indistinguíveis. “É uma obra fundamental, que dialoga intensamente com estes tempos sombrios em que estão tentando sufocar a cultura brasileira”, acrescentou a jornalista. Diversas destacou ainda a cantora e compositora franco-brasileira Lia Sophia, que compôs música para o documentário ainda inédito Assim como o Ar, Sempre nos Levantaremos. A música tem participação de Zélia Duncan. Já o documentário dará visibilidade para mulheres lésbicas, trans e travestis. A aniversariante Pitty e a paraense Aíla – que conversou com Fabiana sobre suas pesquisas musicais e seu novo trabalho, Sentimental – foram outros destaques. Ouça no link acima a íntegra do programa. Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas – As Mulheres na Música Brasileira vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz. As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.

  4. 10/01/2021

    Diversas #12: Aos 73 anos, Rita Lee lança single após nove anos sem gravar

    Aos 73 anos, tratando de um câncer no pulmão, a roqueira Rita Lee apresenta novo single, uma música moderna e dançante inédita, depois de nove anos sem gravar. Essa foi uma das atrações do programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 30 de setembro de 2021. Apresentado pela jornalista Fabiana Ferraz, o programa exibiu ainda músicas de Luedji Luna e Fernanda Takai, que foram indicadas ao Grammy Latino, além de uma nova composição da banda Francisco el Hombre, na voz da talentosa Ju strassacapa, e de uma canção do trio As Baías, que recentemente anunciou o fim do grupo. Na seção Resgate, a apresentadora celebra os 76 anos de Gal Costa, completados no dia 26 passado. Ouça no link acima a íntegra do programa. Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas – As Mulheres na Música Brasileira vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz. As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.

About

Programa dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, incluindo artistas transexuais. Busca incentivar a participação feminina no cenário musical do Brasil e refletir sobre temas como racismo, transfobia e machismo, abordados nas letras das músicas de compositoras brasileiras.